A Black Friday é um dos eventos mais aguardados do ano no mundo do comércio eletrônico, com uma importância para as vendas, não apenas pelo seu papel na geração de receita, mas também pelos desafios e oportunidades que esse período representa para os varejistas, especialmente aqueles que investem em um excelente suporte ao cliente.
Durante esse período, os consumidores estão mais dispostos a gastar e aproveitar ofertas especiais, pois são atraídos por descontos significativos, promoções relâmpago e a conveniência de comprar no conforto de suas casas.
No entanto, com o aumento da demanda, surgem desafios como a necessidade de gerenciar o aumento no tráfego, garantir estoque suficiente e manter a qualidade do serviço. Saiba como o suporte no e-commerce pode ajudar!
Como planejar o Suporte E-commerce para a Black Friday?
Os consumidores aguardam ansiosamente pela Black Friday, portanto, para oferecer a melhor experiência de compras, planejar o suporte de e-commerce é essencial, mas requer uma preparação cuidadosa e antecipada.
Um suporte eficiente ao cliente pode garantir o sucesso do seu e-commerce a longo prazo, então, certifique-se que a equipe de suporte esteja preparada para lidar com todas as circunstâncias, isso inclui atendimento personalizado, tempo de resposta, resolução de problemas, satisfação do cliente e muito mais.
1- Respostas Rápidas no Suporte Cliente
Nesse período de alta demanda, responder rapidamente às consultas e solicitações dos clientes é de suma importância. Clientes que recebem respostas rápidas se sentem valorizados e satisfeitos. Isso pode levar a uma maior compreensão da marca e aumentar a probabilidade de retorno.
Respostas rápidas também podem prevenir ou resolver problemas antes que se tornem motivos de reclamação. Para isso, a equipe de suporte precisa estar bem informada sobre os produtos, promoções, políticas de devolução e outros detalhes relevantes para a Black Friday.
A criação dessas respostas rápidas para perguntas frequentes e situações comuns, faz parte do treinamento da equipe, para garantir que o atendimento ao cliente seja ágil e eficaz, mantendo eles satisfeitos mesmo durante um período de alto volume de vendas.
2- Canais de comunicação adicionais em Suporte E-commerce
Os canais de comunicação, como chat ao vivo e suporte por telefone são estratégias importantes para atender às preferências dos consumidores e também ajuda a distribuir a carga de trabalho de forma eficaz.
Ambos os canais têm vantagens e podem ser utilizados em conjunto para oferecer um suporte abrangente:
- chat ao vivo: conhecido pela sua agilidade de resposta e pode lidar com várias conversas simultaneamente, auxiliando a minimizar o tempo de espera;
- suporte por telefone: oferece uma comunicação mais pessoal, permitindo que os clientes falem diretamente com um agente. Isso pode ser benéfico para situações mais complexas em que os clientes precisam de orientação detalhada.
A escolha do canal de comunicação depende das preferências dos clientes e da capacidade da empresa de fornecer um bom suporte. Mas independentemente do canal escolhido, é necessário garantir que as informações e registros de interações com os clientes sejam compartilhados entre os canais para manter a excelência no atendimento.
3- Plano de Backup para o Suporte Cliente
Falhas nos sistemas de suporte podem ocorrer devido a problemas técnicos, sobrecarga de tráfego ou outros imprevistos. Por isso, ter um plano de backup é a solução para permitir que a equipe continue a atender os clientes e minimize o tempo de inatividade.
Durante a Black Friday, a satisfação do cliente é essencial, e para evitar frustrações no atendimento, preparar mensagens automáticas podem ser muito úteis em casos de interrupções temporárias no atendimento.
Monitore continuamente a situação e ajuste as respostas automáticas conforme necessário à medida que a interrupção é resolvida. Definir esses processos faz com que as empresas possam manter o cliente satisfeito, preservando a reputação da marca, mesmo em situações adversas.
4- Automatização e Chatbots no Suporte 24×7
Pensando em aliviar a carga de trabalho do suporte durante a Black Friday, a implementação de chatbots é uma estratégia eficaz para oferecer um suporte 24×7, que se refere a um atendimento que está disponível para os clientes 24 horas por dia, 7 dias na semana, sem interrupções.
Os chatbots são especialmente úteis durante esse período de Black Friday, já que as respostas estão disponíveis o tempo todo, de forma rápida, mesmo fora do horário comercial. Isso auxilia na navegação dos clientes e permite que a equipe de suporte humana se concentre em consultas mais complexas e tarefas críticas.
Outras razões para aplicar essa automatização:
- respostas automáticas a perguntas frequentes;
- assistência na navegação;
- filtragem de consultas;
- coleta de dados iniciais dos clientes;
- redução de erros;
- eficiência operacional.
Conheça os tipos de Chatbots para Suporte loja virtual
Os chatbots podem ser programados para responder automaticamente a perguntas frequentes, economizando tempo e recursos para melhorar a experiência do cliente e permitir a automação de tarefas repetitivas. Conheça alguns tipos:
- chatbot de atendimento ao cliente: esse tipo de chatbot pode responder a perguntas frequentes dos clientes, fornecer informações sobre produtos e serviços e direcionar para o suporte humano quando necessário;
- chatbot de suporte técnico: direcionado a solucionar problemas técnicos, atualizações de software e oferecer assistência relacionada a produtos e serviços;
- chatbot de rastreamento de pedidos: projetado para fornecer rastreamento de status de seus pedidos, verificando informações atualizadas sobre a entrega;
- chatbot de pagamento e faturamento: ajuda os clientes com questões relacionadas a pagamentos, faturas e métodos de pagamento.
Prepare seu E-commerce com o melhor suporte e alavanque as vendas de Black Friday
A Black Friday representa uma oportunidade alta de impulsionar as vendas, mas o atendimento de qualidade não pode ser subestimado. Um suporte planejado e executado pode ser um grande diferencial competitivo, contribuindo para a satisfação do cliente, fidelização e a construção de uma reputação positiva da marca.
Conte com o time da Uappi, plataforma de serviço e tecnologia para e-commerce, que além das funcionalidades completas, possui um suporte especializado em solucionar qualquer tipo de caso, focado no crescimento real da sua empresa.
Para saber mais, entre em contato e potencialize seus resultados com a Uappi!