A Black Friday é um evento anual que se tornou um dos momentos mais aguardados por consumidores e varejistas em todo o mundo. Tradicionalmente ocorre na última semana do mês de novembro e marca o início das compras de fim de ano, por oferecer descontos significativos em uma ampla gama de produtos e serviços.
Nessa época, é comum haver um aumento massivo de tráfego online, por isso, alguns sites de comércio eletrônico podem sofrer consideravelmente com instabilidades e possíveis quedas, o que pode resultar em perda de vendas e insatisfação dos clientes.
Portanto, a importância de manter seu site funcionando sem problemas durante a Black Friday não pode ser subestimada. Continue lendo para saber como evitar esse cenário!
Como evitar a instabilidade do site?
A Black Friday de 2022, apesar de um bom volume de vendas, ainda, sim, houve um impacto negativo e o varejo online perdeu cerca de R$ 5 milhões em vendas causadas por instabilidade no site.
Dessa forma, a otimização da infraestrutura e a implementação de estratégias do gerenciamento de tráfego e desempenho são essenciais para garantir que esse cenário não se repita. Aqui estão algumas estratégias para manter seu site seguro, funcionando de maneira eficiente e estável:
1- Planeje de forma antecipada
A preparação para a Black Friday é um dos fatores primordiais; e é nesse ponto que a definição de metas de tráfego e vendas se faz necessário para alcançar o sucesso esperado.
Para garantir que seu site tenha a capacidade para lidar com o aumento do tráfego durante esse período, é fundamental avaliar alguns fatores:
- testes de carga: use ferramentas de teste de carga para simular tráfego pesado e medir o desempenho do site sob pressão. Isso ajudará a identificar possíveis deficiências em sua infraestrutura;
- testes de estresse: além dos testes de carga, realize testes de estresse para avaliar como seu site se comporta em situações extremas. Isso é importante para garantir que o site não entre em colapso;
- monitoramento constante: use ferramentas em tempo real para identificar problemas e tomar medidas imediatas;
- backup e recuperação: tenha planos de backup e recuperação no lugar para lidar com falhas inesperadas. Isso facilitará restaurar o site rapidamente, se necessário.
2- Minimize o Script do site
Remover espaços em branco, caracteres desnecessários, otimizar imagens e reduzir o tamanho sem comprometer significativamente o visual, implementação de um cache eficiente, são etapas que ajudam a acelerar o carregamento da página, permitindo que os clientes acessem mais rapidamente os produtos e ofertas na Black Friday.
A utilização de CDN (Content Delivery Network), também se torna importante na Black Friday, isso porque, se trata de uma rede de servidores distribuída globalmente, projetados para lidar com grandes volumes de tráfego, permitindo que os conteúdos da internet estejam facilmente disponíveis, com rapidez e segurança.
3- Teste o site em condições extremas
Para deixar seu site preparado para enfrentar toda e qualquer circunstância durante a Black Friday, principalmente em condições extremas, é fundamental utilizar ferramentas e serviços adequados para a realização de testes prévios.
Após a realização dos testes, é crucial fazer ajustes com base nos resultados obtidos para melhorar o desempenho e a estabilidade do seu site.
4- Servidor caiu: monitore a infraestrutura de forma eficiente
Em casos onde o servidor do seu site cai, definir alertas e implementar um monitoramento estável de infraestrutura, tráfego e coberturas são etapas importantes para auxiliar na tomada de decisão mais rapidamente.
Implemente ferramentas de rastreamento para monitorar o desempenho das vendas em tempo real. Isso inclui o acompanhamento de cliques, adições ao carrinho, finalizações de compra, dentre outras análises relacionadas à venda.
Certifique-se de que essas notificações serão enviadas em tempo real para que as equipes de operações e suporte possam agir instantaneamente e resolver qualquer problema.
5- Como se prevenir dos ataques DDos?
Os ataques DDos (Distributed Denial of Service), também chamados de ataques de negação de serviço distribuído, é uma tentativa de deixar um servidor, serviço ou infraestrutura indisponível, fora de serviço.
Para que isso não aconteça no seu site, utilize firewalls avançados que possam identificar e bloquear tráfego malicioso com base em padrões de comportamento e assinaturas de ataques conhecidos. Adote outras medidas de segurança, como:
- sistemas de detecção e prevenção;
- atualização de todos os sistemas de software;
- autenticação de dois fatores;
- utilização de bots em formulários de cadastro;
- utilização de sistemas de balanceamento de carga para distribuição ou tráfego de maneira uniforme.
6- Suporte E-commerce: atenda os clientes de maneira eficaz
Lidar de forma eficaz com os problemas e reclamações durante a Black Friday não apenas ajuda a resolver problemas individuais, mas também contribui para uma boa recepção da marca e retenção de clientes a longo prazo.
Por isso, opte por aumentar a equipe de suporte para lidar com o aumento no volume das consultas e problemas que possam ocorrer durante esse período. Contar com um suporte eficiente, preparado para oferecer soluções de forma rápida, pode transformar uma situação negativa em uma oportunidade positiva para conquistar a satisfação e confiança dos clientes.
Mantenha seu e-commerce seguro e evite a Instabilidade com a Uappi
Ao seguir esses passos, o seu site estará preparado para atender às metas de tráfego e vendas. Lembre-se que a preparação antecipada é a chave para melhorar o tráfego e evitar instabilidades no site, garantindo um desempenho estável e confiável durante a Black Friday.
A Uappi, plataforma de e-commerce completa em tecnologia e serviços, possui um suporte especializado e responsável em solucionar diversos tipos de casos, evitando qualquer tipo de instabilidade ou eventuais problemas.
Entre em contato com a Uappi e conte com um serviço de qualidade, para garantir os melhores resultados não somente na Black Friday, mas em qualquer época do ano!