A condução de qualquer tipo de empreendimento é uma tarefa árdua e que exige um comando inteligente por parte dos gestores. No entanto, quando pensamos em uma empresa online, a realidade é ainda mais complexa. Afinal, esse tipo de negócio possui todas as demandas e exigências do universo digital.
Existem erros simples, mas que podem comprometer diretamente as vendas do seu e-commerce. Veja quais são os principais:
Quais são os erros principais para não cometer no seu e-commerce?
No contexto das vendas online, admitir falhas pode acabar com as chances de sucesso de um empreendimento, mesmo que os produtos ou serviços sejam de excelente qualidade.
Quer aprender a evitar problemas no seu e-commerce? Conheça agora os 5 maiores erros que comprometem as vendas de uma loja virtual:
1. Falta de planejamento
Definitivamente, esse é um dos maiores erros que comprometem as vendas de uma loja virtual. É fundamental planejar cada passo, desde a escolha adequada da plataforma, passando pelo desenvolvimento de produtos, chegando aos processos logísticos, parcerias com fornecedores e ao relacionamento com o cliente.
Portanto, é muito importante fazer testes e esboçar qualquer atitude. Dessa maneira, sua empresa pode não apenas crescer, mas também se desenvolver. Avalie cada item, meça os primeiros resultados, converse com suas equipes e mantenha olhos vivos nos compradores. Esquematize suas atitudes, pois ter que consertar as falhas posteriormente dará muito mais trabalho.
2. Descrições incompletas
Uma das maiores diferenças das lojas físicas para as virtuais é que, nas primeiras, o consumidor pode tocar e observar os produtos ao vivo. Para que seu empreendimento minimize essa desvantagem, a atitude mais inteligente é investir em descrições muito completas.
Fuja da tentação de apenas repetir os detalhes técnicos do fornecedor, por exemplo. Seja bem preciso, minucioso e use palavras-chave, pois isso é importante até para que os mecanismos de busca possam compreender o que você está vendendo, ranqueando melhor o seu negócio.
3. Layout não-responsivo
Em tempos onde a maioria das pessoas acessa à internet por meio de seus smartphones e tablets, quem não conta com um site responsivo pode perder muitos clientes para a concorrência. Se o seu design ainda não estiver otimizado para dispositivos móveis, é hora de fazê-lo.
O conteúdo obrigatoriamente precisa responder ao tamanho de tela no qual está sendo visualizado, bem como as imagens e o layout.
4. Frete para entrega – demorado/caro
Os clientes do seu site estão cada vez mais espertos com relação ao cálculo do frete. Muitas vezes ele é a diferença entre comprar o produto de sua loja, ou de seu concorrente. A maior parte das encomendas no Brasil são entregues pelos Correios, e se for trabalhar com eles, visite uma agência e faça um contrato, tanto para reduzir os custos do envio quanto para agilizar ao máximo o envio.
Com os Correios é importante sempre oferecer as 2 opções para o seu cliente, PAC e SEDEX. O que não pode ser entregue pelos Correios, vão normalmente por transportadoras, sejam com frete terrestre ou aéreo. Na dúvida, ofereça várias opções de envio para seu cliente escolher. Assim você corre menos risco de perder vendas por um preço muito caro, ou um prazo muito longo.
5. Atendimento pouco eficiente
O atendimento pouco eficiente também é um dos maiores erros de uma loja virtual. Para conquistar a satisfação do seu público-alvo, é fundamental disponibilizar meios de contato que efetivamente trabalhem. E-mail, telefone e um chat online em horário comercial já são um excelente começo.
Lembre-se de deixá-los visíveis em todas as suas páginas e de garantir que funcionem adequadamente. Isso não apenas garante clientes satisfeitos, como também aumenta as vendas e traz muito mais credibilidade e autoridade para o seu negócio.
Esses são alguns dos maiores erros que comprometem as vendas de uma loja virtual. Seu e-commerce ainda comete algum deles? Conte pra gente nos comentários!