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Quais as vantagens de migrar de plataforma de e-commerce?

Muitos lojistas investem no mercado de e-commerce sem antes analisarem questões importantes para o sucesso do negócio. E um dos principais problemas que impactam diretamente nos resultados de uma loja virtual é a escolha errada da plataforma.

É muito comum que, após um período de uso do sistema, o lojista comece a perceber que sua plataforma não o atende mais, pois não acompanha o crescimento do seu negócio. E aí, muita coisa deixa a desejar: o gerenciamento, o desempenho, a incapacidade de fazer atualizações para implementar melhorias na loja virtual, entre outros fatores.

Nesse momento, é necessário considerar uma mudança. Para te ajudar nessa empreitada, mostraremos neste post as principais vantagens de migrar de plataforma de e-commerce. Continue a leitura e confira!

Sistema de gestão eficiente

A primeira vantagem em migrar para uma boa plataforma são os sistemas de gestão realmente eficientes. Com eles, você perderá menos tempo resolvendo processos simples da sua loja, como verificação de pagamentos, controle de estoque, relatórios de vendas e produtos etc.

Isso sem contar que, como tudo é automatizado, os erros frequentes com entrega, pedidos e outros problemas decorrentes da falta de uma plataforma com sistema de gestão funcional ocorrerão com bem menos frequência.

Plataforma que acompanha o crescimento do seu negócio

Felizmente, sua loja está crescendo e as vendas estão aumentando. Em consequência, contudo, as páginas estão travando ou demorando a carregar. Além disso, sua plataforma não permite instalações de extensões para melhorias, ou seja, o sistema não consegue acompanhar o crescimento do seu negócio.

Nesse sentido, a vantagem das plataformas de alta performance não diz respeito apenas à velocidade, mas também ao aumento da capacidade de conversão. É muito importante, ainda, que a plataforma acompanhe as novidades do mercado e disponibilize novas versões para melhorar o sistema ou ferramentas para aumentar as vendas.

Profissionais prontos para dar suporte

É muito comum encontrar empresas no mercado que apenas colocam a loja para funcionar, mas, após o desenvolvimento, não dispõem de nenhum suporte para o cliente. Por isso, vale a pena migrar para plataformas que possuem uma equipe especializada em e-commerce para ajudá-lo quando você precisar, disponíveis a qualquer hora do dia.

Afinal, sua loja virtual funciona a todo momento e, por menor que seja o problema, com certeza impactará diretamente nas vendas e até mesmo na reputação da sua marca.

Design de interface e de experiência

O UX Design (User Experience Design, ou Design de Experiência do Usuário) e o UI Design (User Interface Design, ou Design de Interface do Usuário) são, hoje, dois elementos cruciais quando se fala em loja virtual.

Ambos os conceitos estão relacionados, mas possuem significados bem distintos. O UX é o processo de aprimoramento da satisfação e lealdade do cliente por meio do melhoramento da usabilidade e prazer, fornecidos na interação entre o consumidor e o produto.

Já o UI é responsável pela transferência do desenvolvimento, pesquisa, conteúdo e layout de um produto em uma experiência atrativa, orientadora e responsiva para os usuários.

Ou seja, com tantas lojas virtuais vivendo uma batalha para vencer a concorrência, é fundamental que tanto a experiência quanto a interface do usuário sejam as melhores possíveis, otimizadas e aperfeiçoadas ao máximo.

Portanto, na hora de migrar de plataforma de e-commerce, não se esqueça de verificar se ela está otimizada com essa nova modalidade de design.

Mobilidade

Atualmente, os smartphones e os tablets ocupam uma posição privilegiada no tráfego online, com mais da metade do acesso na rede sendo oriundo por meio desses dispositivos mobile juntos.

Isso significa, também, que as compras em lojas virtuais com uso da mobilidade estão crescendo diariamente. Portanto, na hora de migrar de plataforma de e-commerce, analise se a nova plataforma possui essa preocupação em ser responsiva para aparelhos mobile.

Nessa nova modalidade chamada m-commerce, possuir um design responsivo e otimizado é essencial para receber essa gigantesca parcela de consumidores e sobreviver no mercado.

Integração de ferramentas importantes

Se a sua loja começou a crescer, torna-se fundamental ter novas ferramentas integradas na plataforma para acompanhar o que está funcionando e o que não está, de forma a manter continuamente esse crescimento.

Uma boa plataforma deve ter, por exemplo, fácil integração com ferramentas de e-mail marketing e análise de métricas. Outras extensões interessantes seriam aquelas que ajudam a aumentar o tráfego e engajar potenciais clientes.

Aumento de tráfego

Como citado no tópico anterior, se o seu e-commerce está crescendo e, consequentemente, aumentando o tráfego, é importante analisar a capacidade do servidor da sua atual plataforma. Muitos não suportam uma quantidade grande de tráfego.

Então, ao considerar a migração de plataforma, este é outro ponto a se tomar cuidado: verificar se a plataforma de destino possui um servidor que garanta todo o tráfego necessário para sua loja. De forma que, caso haja um fluxo grande de pessoas, seu site não fique fora do ar nem congestionado.

E isso é bastante comum de acontecer em certas épocas do ano, como na Black Friday ou no Natal. Assim, se o seu site cair por causa do tráfego, seus clientes rapidamente buscarão seus concorrentes. Ninguém mais perde tempo diante de tanta oferta disponível.

Aspectos técnicos para migrar de plataforma de e-commerce

Basicamente, podemos dividir os processos técnicos necessários para migrar de plataforma de e-commerce em quatro áreas. Vamos falar um pouco sobre cada um:

SEO

É um conjunto de técnicas que tem por objetivo fazer a sua página alcançar resultados melhores no Google. Normalmente, quando vamos migrar de plataforma de e-commerce, mantemos o mesmo domínio e, por consequência, o mesmo trabalho de SEO.

Porém, algumas plataformas podem gerar URLs diferentes das que você usa atualmente, o que acabaria com todo o trabalho feito. Por isso, é necessário conferir se a plataforma mudará algo nas URLs, testar e, se preciso for, instalar um sistema de redirecionamentos permanentes de URLs

Certificados de segurança

E-commerces de qualidade costumam ter certificados de segurança SSL associados ao site. Para migrá-los para uma nova plataforma e servidor, é necessário ter conhecimentos técnicos. Por isso, procure se informar com sua nova plataforma e com a emissora do seu certificado sobre como fazer essa migração.

TTL

TTL significa time-to-live e trata de um conceito mais complicado sobre servidores e e-commerce. Vamos dizer que TTL é como uma “vida útil” das informações do seu servidor. Basicamente funciona assim: quando um “computador” deseja entrar no seu site, ele procura pelas informações disponíveis, então seu servidor envia a sua loja virtual para esse computador.

O que muitos servidores fazem atualmente é algo equivalente a “tirar uma foto” do servidor e enviar para ocupar menos espaço de memória, tanto no servidor quanto na rede da pessoa. E o TTL é, de forma muito simplória, a “vida útil” dessa foto. Antes de fazer a migração lembre-se de diminuir o máximo possível o seu TTL para não correr o risco de pessoas verem a “foto antiga” da loja durante a migração — ou depois dela.

Gateway de pagamento

Como sua nova plataforma se comunica com seu gateway de pagamento? Se você não sabe responder a essa pergunta, precisa se informar melhor antes de iniciar a migração. O pagamento, o ERP e seu sistema de logística para lidar com cada pedido feito são aspectos fundamentais que poderão ser alterados na mudança de plataforma.

Domínio

O domínio de um e-commerce é um dos seus aspectos essenciais. Ele é, afinal de contas, o “endereço” da sua loja na internet — e, com a mudança de plataforma, vai ser necessário realocar o seu endereço, com acesso ao seu DNS e tudo mais.

Dados da loja virtual

Uma loja virtual, seja grande ou pequena, possui uma série de dados que precisarão ser migrados de uma plataforma para a outra, como imagens e descrições dos produtos, políticas da loja, base de dados de clientes e afins.

É um aspecto mais técnico e se não for bem realizado poderá causar uma confusão enorme e gerar prejuízos.

Migração

Antes de começar a migração da plataforma de e-commerce, realize os testes possíveis para saber se está tudo bem e se nenhum dos processos está com problema. Se estiver tudo certo, agende a migração para a madrugada — período com menos pedidos.

Backup

Mantenha, por algum tempo, um backup dos dados da sua plataforma antiga após o processo de migração para garantir que eles fiquem protegidos caso ocorra algum imprevisto.

Não se preocupe com a migração

Por fim, se você anda pesquisando sobre migrar sua loja virtual, já deve ter lido que uma das questões mais importantes nesse momento diz respeito ao SEO.

Afinal, se a migração da plataforma não for bem planejada, pode resultar na perda de todos os bons resultados já conquistados nas ferramentas de busca. Portanto, com a mudança de plataforma, é preciso que a empresa tenha especialistas em SEO para que tudo saia conforme o planejado.

Wapstore, por exemplo, dispõe de um recurso incrível para quem tem uma loja virtual Magento, que facilita a migração e aprimora ainda mais o SEO, comprovando as vantagens de migrar de plataforma. Além disso, fazemos também a migração dos dados dos clientes, se a plataforma original os fornecer.

E aí, gostou do post? Se você já se sente pronto para migrar de plataforma de e-commerce, não deixe de conferir essas 5 táticas para ajudar a aumentar as vendas da sua loja virtual!