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Ruptura de estoque: como evitar impactos negativos no e-commerce

A ruptura de estoque é muito temida, e existe uma boa razão para isso. Sofrer desse mal pode ser um desafio e tanto para um gestor de e-commerce, por vários motivos. 

Esse problema acontece quando não há como organizar o estoque eficientemente, o que acaba levando a um desnível de demanda. Falando de uma maneira mais simples, muitas vezes ocorre de o produto esgotar, não estando mais disponível para ser adquirido, o que gera um impacto direto tanto na experiência do cliente quanto, por consequência, nas vendas. 

O que é ruptura de estoque?

Antes de mais nada, o que é ruptura de estoque? Pense na seguinte situação: suponhamos que você tenha uma loja virtual especializada em produtos de beleza, especificamente maquiagem. Na sua loja, há uma cor de batom que sempre vende bem, o que faz esse item ser muito procurado.

Ao se aproximar da Black Friday, por exemplo, a demanda do batom dispara, mas o fornecedor atrasa a entrega. Aí, então, acontece a ruptura de estoque: um item essencial para as suas vendas não está disponível no momento da compra, resultando em perdas para o e-commerce, além de aborrecimento da clientela.

Esse fenômeno pode acontecer com qualquer produto. Ele surge por diversos motivos. Os mais comuns são falhas no controle de gestão de estoque ou na reposição de mercadorias. 

Principais causas da ruptura de estoque

A ruptura de estoque pode acontecer por conta de vários tipos de problemas. Alguns deles são internos, ou seja, os da própria empresa, enquanto outros são externos, como os de logística ou os causados por fornecedores.

Existem alguns tipos de erros comuns, mas que pesam no bolso do lojista. São eles: a falta de previsibilidade na demanda (que pode acontecer por escassez de dados históricos) e a programação de compras inadequada.

Manter um controle rígido do inventário de estoque é um passo importantíssimo para evitar esses problemas. Porém, como mencionado, situações externas também podem ser responsáveis por esses transtornos.

Qualquer loja, seja virtual, seja física, precisa ter contatos firmes com fornecedores, para não acontecerem atrasos nas entregas ou erros na produção. Além disso, questões logísticas, como uma interrupção nas cadeias de suprimentos, também podem se tornar uma causa da ruptura dos estoques.

Impactos da ruptura no e-commerce

As consequências da ruptura de estoque podem afetar o e-commerce gravemente. Não se engane: o cenário da interrupção supera até mesmo as perdas financeiras. Além de a loja não ganhar com a venda que poderia ter sido feita, a tendência é que o cliente vá buscar por alternativas do item que ele quer em outras lojas. 

A experiência do consumidor com o e-commerce também vai ser prejudicada, o que pode ferir a imagem da marca por falta de organização e de confiabilidade. Até a base de clientes mais fiéis pode ser abalada, se a ruptura durar muito tempo.

Como evitar a ruptura de estoque?

Conseguir driblar as rupturas de estoque exige uma série de medidas preventivas. Primeiro, é necessário ter uma gestão eficiente do estoque, com os registros sempre bem atualizados. É preciso, ainda, entender o mercado e saber fazer uma previsão de demanda. Isso permite que o lojista se prepare para os momentos de maior procura. 

Gestão eficiente do estoque

Ter uma gestão de estoque em dia e bem capacitada é uma das melhores formas de prevenir a ruptura. Um controle rigoroso e estruturado do inventário, ferramentas que automatizam o monitoramento e um estoque de segurança do produto podem ser, em conjunto, grandes aliados para evitar que esse transtorno afete o seu e-commerce.

Além do monitoramento, outros sistemas podem ser interessantes para uma loja virtual em crescimento, em especial aqueles que conseguem rastrear o fluxo de produtos em tempo real. Esse tipo de automação é capaz de otimizar e melhorar os processos de gestão.

Previsão de demanda

Estudar com afinco a previsão de demanda ajuda a antecipar a necessidade de reposição de estoque. A análise de dados históricos de vendas, o exame minucioso de tendências de mercado e a procura por padrões de sazonalidade são algumas maneiras de entender como se dá esse fenômeno.

Agilidade na reposição de estoque

A agilidade na reposição de estoque é essencial para que os produtos sejam reabastecidos rapidamente. Somente assim os clientes poderão efetuar a compra da mercadoria desejada mesmo em época de alta procura, em vez de encontrarem um sinal negativo de “em falta” na hora em que quiserem adquirir o item buscado. 

Comunicação eficiente com fornecedores

Manter uma comunicação ativa com os fornecedores do e-commerce é outro passo fundamental para garantir que os produtos sejam entregues sem atrasos. Um bom diálogo colabora para antecipar problemas e até, caso seja preciso, para reajustar entregas, conforme as necessidades do e-commerce.

Plataforma completa para e-commerce

Existe, ainda, mais um passo importante para evitar quaisquer rupturas de estoque. É saber que dá para contar com uma plataforma robusta para o seu e-commerce, com todas as ferramentas de que você precisa como gestor e com todo o suporte necessário. 

A Uappi oferece uma solução completa, que inclui recursos avançados de gestão de multiestoque e automação dos processos de reposição. Com ela, é possível manter o inventário de estoque sempre atualizado, evitando os impactos negativos da falta de produtos.

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