/Descubra como realizar migração de site com sucesso
Homem no notebook gerenciando dados de computação em nuvem

Descubra como realizar migração de site com sucesso

Uma migração de site bem-feita pode ser um passo estratégico para o crescimento de uma loja virtual. Quando ocorre de forma segura, é capaz de manter todo o tráfego e a autoridade já existente nos buscadores, assim como o seu funcionamento adequado.

O processo de migração de plataforma de e-commerce precisa de muita dedicação, devendo haver planejamento detalhado, monitoramento e vários testes ao longo do caminho. Isso porque todo o conteúdo, os dados e as configurações do site original vão para outro, completamente novo, com possibilidades de percalços durante essa transição.

O que é uma migração de site?

O conceito de migração de site é simples. Consiste na transferência de domínio, conteúdo (fotos, textos, layout, etc), arquivos, configurações e banco de dados de uma plataforma para outra, que seja mais segura ou que disponha de mais ferramentas.

O processo de migrar um site tende a ser longo. O motivo não é só por conta do planejamento extenso até a efetivação dessa mudança, mas também por causa da quantidade de análises e estudos prévios que devem ser feitos. 

Tudo isso vai ajudar na hora de migrar o site. As URLs, por exemplo, são um fator que afeta fortemente os clientes. Qualquer erro pode levar a uma compra a menos. Assim, quando somados, os equívocos acabam prejudicando o sucesso da loja.

Um dos objetivos principais desse processo de migração é aumentar a segurança, além de melhorar a experiência do usuário e otimizar o desempenho do site. Isso significa também estar em uma plataforma de e-commerce mais avançada, que pode disponibilizar mais recursos aos clientes e, claro, ao negócio.

Por que fazer?

A migração de site é vista como uma missão estratégica para melhorar a experiência dos usuários, com mudanças estruturais do sítio digital para que haja uma vantagem competitiva em cima dos concorrentes. Isso significa ter uma plataforma mais equipada e otimizada, beneficiando todo o negócio.

A transferência também é uma opção de como melhorar o desempenho do site, já que auxilia no suporte de um tráfego maior e oferece recursos mais avançados. Outra maneira de atrair mais pessoas (e de mantê-las) ao visitarem a loja virtual é por meio da oportunidade de atualização de design e de navegação.

Há muitos motivos para fazer a migração. Entre eles, mesmo em caso de cópia direta dos dados, são: mudança de HTTP para HTTPS, alteração do nome do domínio, alteração de URLs, troca de plataforma ou de servidor, mudanças no design, acréscimo de uma versão mobile etc.

Como fazer uma migração de site segura 

Não basta só fazer a migração de site. Ela precisa ser feita de forma segura. Logo, deve seguir um passo a passo feito por especialistas, para que não haja problemas estruturais, evitando que se tenha de parar a operação do e-commerce.

Mesmo se a intenção for fazer uma cópia direta dos dados de uma plataforma para outra, ainda assim é interessante para a empresa ter esses especialistas ao seu lado. Isso porque cada ponto precisa ser bem executado de modo a evitar problemas de migração de plataforma de e-commerce, como páginas, posicionamento e visitas.

Planeje cada etapa da migração

Você já sabe que a migração demora. Então, o planejamento deve ser prioridade número um. Se mais de um time da empresa for participar dessa transição, assegure-se de que todos estejam alinhados em relação a prazos e objetivos.

Pode ser uma boa ideia, ainda, listar tudo que precisa ser feito no site antigo, como backups, mapeamentos, verificação de URLs, assim como análises e relatórios, entre outros aspectos considerados relevantes para o negócio. Dessa maneira, caso ocorra alguma falha na plataforma nova, fica mais fácil de localizar e de corrigir o erro. 

Faça o backup do site atual

Ter o backup completo do site, com todas as informações de banco de dados, arquivos, configurações e conteúdo, ajuda enormemente na hora de se salvar de possíveis problemas durante a migração. Você não vai querer perder dados importantes do seu e-commerce em meio a esse processo de transição.

Com uma cópia segura de tudo que seu antigo site era, as chances de “perda total” se reduzem a zero. O backup serve justamente para proteger a plataforma de e-commerce contra falhas e perda de dados. Isso também permite que as alterações possam ser realizadas sem medo.

Invista no layout

Fazer uma migração de plataforma é uma excelente oportunidade para mudar aquele layout de anos, que já não tem a mesma cara da loja, uma vez que a identidade da marca ou o modo como ela deseja ser vista foi se alterando ao longo dos anos. Talvez o design atual não esteja mais tão moderno ou intuitivo para o usuário. 

Com o investimento no layout, dá para manter a identidade visual da marca – ou mudá-la completamente, se esse for o objetivo. Porém, o importante nessa fase é a otimização do site, de modo que as funcionalidades estejam disponíveis para os clientes utilizarem.

Verifique a segurança da plataforma

Não adianta nada fazer a transferência de plataforma se a nova não for segura. Antes de começar a migração, confira se o sítio eletrônico para o qual se está transicionando possui métodos de proteção, como o SSL (Secure Socket Layer). Ele é um protocolo de segurança responsável por criptografar a comunicação entre o navegador do usuário e o servidor do site. 

Em poucas palavras, o SSL garante que todos os dados que estão sendo transmitidos (inclusive os financeiros) não estejam sendo interceptados por terceiros. Desse modo, o site fica mais seguro e, consequentemente, isso aumenta a credibilidade da marca.

Realize testes após a migração

Mais um aspecto a ser seguido à risca são os testes. Depois de concluir a migração, confira todos os mínimos detalhes do site para ver se não há nenhum erro. Essa etapa é essencial.

Verifique a navegação e se as ferramentas estão funcionando adequadamente, assim como quaisquer integrações de pagamentos ou outros recursos. Dê também importância para a responsividade do site e não negligencie outros fatores que possam parecer menos importantes. 

Os testes servem justamente para reduzir qualquer risco que pode levar a um prejuízo futuro no seu site. Mantenha o monitoramento do desempenho da plataforma nos primeiros dias após a migração e vá corrigindo erros conforme o necessário.

Quer migrar de site? Confie na plataforma da Uappi!

A Uappi oferece uma plataforma robusta e segura para e-commerces que buscam crescer sem preocupações. Com a Uappi, a sua migração de site será realizada de maneira confiável, garantindo a continuidade do seu negócio e a satisfação dos seus clientes. Entre em contato!