/Migração de site: como fazer de uma forma segura?
Homem no notebook gerenciando dados de computação em nuvem

Migração de site: como fazer de uma forma segura?

Migração de site refere-se ao processo de transferência de todos os conteúdos, dados e configurações de um site de uma plataforma para outra. Isso pode acontecer por várias razões e ainda é um desafio para alguns empreendedores.

Por ser uma tarefa complexa e que demanda planejamento, seguir algumas dicas são cruciais para garantir que esse processo seja realizado de forma segura e sem causar prejuízos.

Etapas essenciais para realizar uma migração de site segura

Migrar o seu site de forma segura é fundamental para evitar perdas de dados, problemas de funcionamento e impactos negativos no SEO e na experiência do usuário. Veja o que fazer para evitar tais problemas!

Planeje-se com antecedência

Quais são os objetivos que você deseja alcançar? Tenha um plano detalhado do porquê realizar essa migração do seu site. Com um plano preciso e relevante, as chances de falhar são menores.

Faça um backup completo do site atual

Para evitar qualquer problema durante o processo de migração do seu site, busque meios de como fazer um backup de todos os arquivos, bancos de dados e configurações atuais. Isso permitirá que você:

  • proteja seu site contra falhas técnicas;
  • possibilite recuperar dados perdidos;
  • faça alterações necessárias sem medo;
  • restaure o site sempre que necessário;
  • teste novos recursos ou layouts.

Invista no layout

É importante garantir que o novo layout mantenha a identidade visual da sua marca, para não haver problemas de identificação para os visitantes.

Aproveite para otimizar o seu novo layout, de forma que as funcionalidades essenciais estejam disponíveis para garantir uma boa experiência do cliente de forma consistente.

Confira se a nova plataforma possui certificação SSL

SSL (Secure Socket Layer) é um protocolo de segurança que criptografa a comunicação entre o navegador do usuário e o servidor do site, garantindo que os dados transmitidos sejam protegidos e não possam ser interceptados por terceiros.

Com isso você garantirá que as informações pessoais dos usuários, como senhas, informações de pagamentos e demais dados importantes sejam protegidos, deixando seu site seguro e aumentando a confiabilidade para os usuários.

Realize testes

Para que o seu site funcione corretamente após todo o processo de migração, escolha uma plataforma e realize todos os testes necessários. Os testes permitem que você possa conferir se todas as funcionalidades do site estão funcionando como esperado.

Além de evitar problemas, os testes ajudam a minimizar os riscos e aperfeiçoar a performance do seu site, permitindo que a migração seja realizada com confiança e eficiência.

O seu site seguro é com a Uappi

A Uappi, plataforma desenvolvida para e-commerces de sucesso, possui uma equipe especializada para garantir que a migração do seu site seja realizada de forma facilitada e segura.

Realize a migração da sua loja com a Uappi e conte com funcionalidades e serviços exclusivos que garantem uma boa experiência do usuário, além de manter a sua loja em constante crescimento.

Para saber mais e obter os melhores resultados, acesse e conheça a Uappi!