As métricas digitais são peças fundamentais para que um negócio online possa emplacar, permitindo uma visualização mais clara dos resultados e do sucesso de cada uma das ações de seu e-commerce.
Duas das métricas mais importantes, entre as várias existentes, são o ROI e o ROAs, essenciais quando o assunto é a questão financeira.
O que é ROI e ROAs?
O ROAs é o retorno sobre gastos com anúncios, que indica quanto os gastos em mídia patrocinada estão resultando em vendas. Já o ROI, é o retorno sobre investimento, que mostra quanto dinheiro a empresa perde ou ganha com os investimentos feitos em diferentes canais.
Em outras palavras, enquanto ROAs é direcionado exclusivamente para anúncios, o ROI leva em consideração todos os aspectos do seu negócio, desde os gastos com impostos e contas, até os salários dos funcionários e os demais investimentos.
Grande importância
Essas duas métricas, quando usadas, permitem à empresa ter uma visão mais clara se seus investimentos estão cumprindo com o esperado ou não. Em caso de resposta negativa, há a possibilidade de serem feitas alterações a tempo, para que os valores investidos passem a dar o retorno desejado.
Porém, para elas funcionarem, é necessário que seja feito um cálculo, justamente para ter as respostas necessárias.
Como calcular
Para ficar mais fácil de entender, vamos ver como calcular cada uma delas.
Cálculo de ROI
O cálculo de ROI é simples, bastando seguir a seguinte fórmula:
ROI = (receita gerada – custos) / custos.
A receita, neste caso, é todo o valor financeiro que entra em consequência do investimento avaliado. Já o custo, é tudo o que a empresa investe para ter a receita como resultado.
Cálculo de ROAs
Para ser calculado, precisa se apoiar na fórmula abaixo:
ROAS = receita de vendas / valor gasto em mídia.
Neste caso, a receita de vendas é o valor faturado com as vendas e o valor gasto em mídia é o investimento financeiro destinado às mídias em questão.
Para facilitar mais ainda, agora é possível calcular de forma prática e rápida estas métricas em seu negócio, através do material incrível desenvolvido pela Uappi: a calculadora de ROI e ROAs!
Por meio dela, será possível não somente fazer os cálculos dos investimentos de seu e-commerce, mas também entender o retorno que eles estão dando a ele para, assim, poder alcançar os resultados desejados.
Não dá para deixar passar, né? Por isso, aproveite e baixe agora mesmo o material!