/Veja como começar o ano com um site seguro
maos-sobre-notebook-em-cafeteria-com-termo-site-seguro-em-ingles

Veja como começar o ano com um site seguro

A presença online tornou-se fundamental para o sucesso de qualquer negócio, e com o crescimento das transações online, a segurança dos sites também é uma preocupação primordial tanto para os consumidores quanto para os proprietários de lojas virtuais.

Ter um bom site não significa apenas proporcionar uma navegação fácil ao usuário, é necessário que ele tenha segurança ao acessá-lo. O começo do ano é um momento de extrema relevância para analisar isso, principalmente devido à grande movimentação em torno dele.

Iniciar o ano com um site seguro é uma necessidade para garantir a confiança dos clientes, proteger dados sensíveis e preservar a reputação da marca. A seguir, veja alguns passos importantes para aplicar no seu e-commerce e começar o ano com um site seguro.

Como saber se o site é seguro?

Manter um site de e-commerce seguro não é apenas uma medida preventiva, mas também uma forma de ganhar a confiança dos clientes, proteger informações sensíveis e evitar danos à reputação do negócio.

Existem várias maneiras de verificar se um site é seguro. Para avaliar a segurança de um site, considere as seguintes condutas:

  • geralmente há um ícone de cadeado na barra de pesquisa do navegador, indicando uma conexão segura;
  • observe se o endereço do site começa com a sigla “https”;
  • conformidade com as normas de segurança;
  • monitoramento de atividades suspeitas;
  • páginas de política de privacidade e termos de serviços claros e acessíveis;
  • forte política de senha e segurança de dados.

Como aplicar a segurança no site?

Após entender como descobrir se o site é seguro ou não, é hora de saber como deixar, na prática, seu próprio site em segurança. Um bom caminho é ativar o certificado SSL (Secure Socket Layer), um certificado de segurança que autentica a identidade do seu site, permitindo que um protocolo de segurança seja criado e as informações importantes dos usuários possam ser protegidas.

Como funciona a segurança com certificado SSL?

O SSL impede que hackers invadam e modifiquem informações inseridas pelos usuários, funcionando por meio de uma tecnologia com criptografia, que codifica todos os dados, assegurando a integridade destes.

Quando um usuário acessa um site protegido por SSL, ocorre um processo de “aperto de mãos” entre o navegador e o servidor para estabelecer uma conexão segura. Isso envolve a troca de chaves criptográficas, utilizadas para criptografar os dados transmitidos.

Após verificar o certificado, o navegador e o servidor negociam um conjunto de chaves de sessão para a comunicação criptografada. Todo o tráfego entre o navegador e o servidor é então protegido por meio dessa conexão segura.

A segurança SSL garante a confidencialidade e a integridade dos dados transmitidos pela internet, protegendo as informações pessoais, financeiras e sensíveis dos usuários contra acesso não autorizado durante essa comunicação. Além de deixar o seu site seguro, as vantagens de ter esse certificado são:

  • segurança de dados, impedindo uma versão fake do seu site;
  • mais confiança, inclusive nos pagamentos online;
  • maior relevância nas pesquisas orgânicas;
  • análise de métricas mais completa.

→ Sites que usam este certificado costumam estar na frente da concorrência, já que ele é um dos fatores que facilitam no posicionamento nos mecanismos de buscas, como o Google, por exemplo. 

maos-sobre-notebook-com-icones-de-cyberseguranca
Fonte: Freepik

Por que investir na segurança do site?

Investir na segurança do site diminui significativamente o risco de fraudes online, como roubo de identidade, clonagem de cartões de crédito e outras formas de evitar ataques cibernéticos. Isso protege não apenas os clientes, mas também a reputação da marca.

Os clientes estão cada vez mais conscientes sobre a segurança online e tendem a preferir sites que oferecem proteção robusta para suas informações. Em um mercado competitivo, isso torna-se essencial, pois uma vez que o cliente confia em sua empresa, a chance dele se fidelizar a ela aumenta consideravelmente.

Fidelizando clientes, sua loja se beneficiará de diferentes formas:

  • mais clientes chegando: com os antigos clientes já fidelizados, novos poderão aparecer, pois, um comprador fiel é aquele comprador que fala bem de sua marca para as pessoas;
  • máxima proteção dos dados dos clientes;
  • construção de confiança: um site seguro indica aos clientes que o site se preocupa com a segurança deles, o que pode aumentar a confiança e incentivar mais transações;
  • maior prevenção de fraudes e ataques contra dados pessoais dos clientes;
  • cumprimento de regulamentações: fator imprescindível especialmente ao lidar com informações de pagamento;
  • aumento das vendas: quanto mais clientes, maior é o número de suas vendas;
  • crescimento da receita: se suas vendas aumentam, consequentemente a receita de sua empresa também cresce;
  • diferenciação no mercado competitivo.

Com tudo isso, podemos concluir que um site seguro afeta desde a experiência do consumidor até os números da empresa. O resultado disso é um só: o desenvolvimento do negócio, e essa abordagem não apenas beneficia os clientes, mas também é crucial para o sucesso a longo prazo do negócio online.

Plataforma de e-commerce para site seguro

Se a sua loja virtual não estiver protegida com um sistema antifraude, o seu negócio poderá ser prejudicado. Para que isso não aconteça, buscar por plataformas de e-commerce é o primeiro passo para garantir a segurança do seu site, pois elas são essenciais para manter um ambiente online seguro e confiável para os clientes. 

Entretanto, a escolha de uma plataforma de e-commerce precisa de forma ser feita mediante uma análise correta, em busca de recursos e funcionalidades que possam implementar as melhores práticas e resolução de problemas de forma eficaz.

Site seguro é com a Uappi!

Para deixar o seu site seguro, conte com o suporte de uma plataforma robusta, como a Uappi. Comprometida com sua melhor performance, oferece inúmeras funcionalidades eficazes, que te ajudam a garantir a segurança que você procura.

Desenvolvida com tudo em um só lugar, com foco em te entregar mais confiança, agilidade, praticidade e uma equipe especializada para aplicar todas as estratégias necessárias e fazer o seu negócio estar em constante crescimento.

Comece seu ano proporcionando segurança dentro de seu e-commerce. Entre em contato e faça parte do time Uappi!