/Quais os tipos de plataformas de e-commerce que existem no mercado?
imagem-com-pessoa-segurando-carrinho-de-compras-em-fundo-escuro-ilustrando-tipo-de-plataforma-de-ecommerce-ideal

Quais os tipos de plataformas de e-commerce que existem no mercado?

Antes de montar um e-commerce, basta uma breve pesquisa na Internet para descobrir que são muitas as decisões a se tomar. Meios de pagamento, logística, ações de marketing, tudo isso é fundamental para o bom funcionamento da sua loja!

Por esse motivo, é preciso pensar em cada detalhe para traçar o plano de negócio perfeito. Afinal, o mercado está cada dia mais competitivo e é preciso se destacar da concorrência.

Você sabe quais são os principais tipos de plataformas de e-commerce disponíveis? Conheça-os abaixo e avalie qual é o mais indicado para o seu negócio:

A importância da plataforma de e-commerce

Uma das primeiras escolhas que o e-varejista precisa fazer é definir qual plataforma ele usará. Ela é o sistema responsável pelo gerenciamento e pela visualização da sua loja na Internet, então, fique atento à importância dessa decisão!

Uma plataforma completa deve cumprir alguns pré-requisitos, como:

  • Oferecer uma área de cadastro e de inclusão de produtos na vitrine;
  • Gerenciar estoque e preços;
  • Proteger as informações pessoais dos clientes e garantir a segurança no envio dessas informações;
  • Disponibilizar um setor de organização do sistema de pedidos, das formas de pagamento e de entrega;
  • Calcular o frete automaticamente;
  • Possuir variedade de relatórios;
  • Conter ferramentas que possibilitem a integração de outras tarefas, como marketing e logística.

Como escolher o melhor tipo de plataforma de e-commerce para o seu negócio

Existem diferentes tipos de plataformas de e-commerce no mercado. Para os iniciantes, as opções podem soar um pouco parecidas, mas o segredo está em analisar as necessidades da sua loja e ver qual delas é a mais eficaz para o seu negócio.

Basicamente, elas podem ser divididas em 3 grupos:

Low-end

Devido ao baixo custo de entrada, essa é a opção ideal para lojas de pequeno porte e para quem está começando. Uma das maiores vantagens desse modelo é a rapidez da implementação e o fato da hospedagem e do suporte serem de responsabilidade do contratado.

Além de possuir um software mais robusto, atendimento especializado e maior estabilidade, as atualizações das funcionalidades são constantes. Assim, quando o cliente precisar de um novo recurso, não é necessário aguardar o desenvolvimento e homologação para usufrui-lo.

Outro ponto alto é a segurança de usar um produto conceituado no mercado, que está em diversas lojas do setor. Algumas opções do setor oferecem alto nível de personalização, o que é um diferencial tratando-se de low-end!

High-end

Nessa opção não existe limite de produtos ou acesos. Por ser desenvolvida especificamente para o contratante, esse modelo permite um grau maior de personalização. No entanto, isso envolve tempo e altos custos de desenvolvimento, manutenção e atualização. Além disso, é preciso contar também com uma equipe de TI totalmente dedicada e, muitas vezes, contar com terceiros para sua implementação

Open source

Aqui, a empresa faz o download de um código open source, normalmente gratuito, e contrata um fornecedor para instalá-lo. Entre as vantagens desse modelo estão a personalização e o grande número de plug-ins compatíveis.

Em contrapartida, o open source sofre com questões como hospedagem (que é por conta do cliente), instabilidade e precariedade no suporte e na manutenção. É preciso estar atento à escalabilidade, robustez e segurança.

On-Premises

Optando por essa solução, o empresário adquire a licença do uso do software de uma desenvolvedora, tornando-se proprietário do código a ser instalado no servidor. Depois disso, ele também precisa contratar um fornecedor para o host e a estrutura, ficando responsável pela equipe de T.I e correção de bugs, por exemplo.

Esse modelo é um dos mais caros, mas dependendo do fornecedor, alguns oferecem opções de infraestrutura com taxas extras. As possibilidades de personalização e UX são mais variadas também.

SaaS (Software as a Service)

Dentre os tipos de plataformas de e-commerce disponíveis no mercado, essa é uma das mais utilizadas pelos fornecedores. O software é o mesmo para todos os clientes, e mediante pagamento de uma mensalidade, o lojista contrata a plataforma e toda a equipe de desenvolvimento e suporte.

Dentre os pontos positivos deste modelo, está o tempo de implantação, que leva em média de três a seis meses para dar início às operações da loja. Aliado a isso, o custo também é relativamente baixo quando comparado com soluções mais completas.

Contudo, por ser gerenciada exclusivamente pelo fornecedor da plataforma, oferece uma personalização mais limitada.

Saiba qual tipo de plataforma de e-commerce é melhor para o seu negócio

Agora você já está pronto para analisar os vários tipos de plataformas de e-commerce que o mercado oferece! Escolha a melhor para garantir a segurança e evolução da sua empresa: conte com a Uappi!

Gostou do artigo e quer continuar recebendo nossas dicas? Acesse nosso Blog e saiba tudo sobre e-commerce toda semana!