Sabia que o controle de entregas é um dos principais desafios para e-commerces? Isso acontece porque ter a capacidade de garantir que os pedidos cheguem em perfeitas condições ao destino apropriado é um dos pontos mais importantes para assegurar que o cliente vai estar satisfeito e, portanto, que o negócio vai prosperar.
Em um mercado cada vez mais competitivo, ter uma logística de entrega forte se torna uma estratégia de negócios sólida. Além disso, é um ótimo diferencial, pois esse elemento ajuda a fidelizar clientes e a reduzir custos.
Para gestores e lojistas, o controle serve para monitorar prazos de entrega, antecipar imprevistos e encontrar maneiras de otimizar o decurso logístico. Confira algumas dicas para melhorar todo o processo de logística e entregas de e-commerce!
Principais desafios no controle de entregas para e-commerce
No e-commerce, conseguir se certificar de que uma entrega será pontual não é a tarefa mais simples ou fácil. Toda a parte de logística lida com questões como a previsibilidade das rotas, a segurança dos pacotes, assim como a comunicação entre loja, transportadora e cliente.
Ainda, o controle também fica responsável por incluir outras etapas de logística. Por exemplo, a separação dos itens, a armazenagem e também a embalagem dos produtos.
Um dos principais desafios quando se trata de controle de entregas é alinhar os prazos com a realidade, ou seja, a maneira como a operação de fato funciona rotineiramente com as expectativas de entrega. Porém, tenha atenção: isso também significa comunicar ao cliente quaisquer tipos de possíveis alterações, e sempre de modo transparente.
Outro grande desafio é a otimização de custos logísticos, já que essa precisão toda que se espera na entrega nem sempre é barata. Em geral, os gastos podem ser especialmente difíceis para pequenas lojas que precisam equilibrar qualidade de serviço e despesas operacionais.
Dicas práticas para otimizar o controle de entregas
Por isso, aprender algumas estratégias e implementá-las na sua logística para e-commerce pode ser a receita perfeita para superar esses desafios. Há ideias para o uso de ferramentas, além de práticas de logística consideradas como diferenciais para auxiliar lojistas.
Automatize processos
Se todo o processo logístico estiver automatizado, as chances de erros serem reduzidos é muito grande. No entanto, não só isso. A prática também torna o controle de entregas mais ágil.
Todas as etapas da logística, principalmente as iniciais, ganham benefícios com a automação. É possível passar com mais velocidade e precisão, por exemplo, pela separação de pedidos, pela atualização de status e pela emissão de etiquetas. Outra facilidade é que, ao automatizar os processos logísticos de um e-commerce, a comunicação com o cliente sobre a entrega fica mais fácil.
Analise dados e KPIs logísticos
A análise de dados é insubstituível para captar onde estão os gargalos da operação e saber exatamente quais são as oportunidades de melhora. Com esses detalhes, dá para identificar quais são os pontos de ineficiência, otimizar processos e ajustar as estratégias para, assim, aumentar a produtividade e reduzir custos.
Outro ponto importante da análise de dados é que ela permite acompanhar o desempenho do controle de entregas ao longo do tempo. Por isso, ao monitorar os KPIs logísticos, o lojista consegue tomar decisões mais embasadas para possíveis alterações.
Com os indicadores, como tempo de entrega, taxa de devoluções e avaliações por parte dos clientes, o lojista consegue mensurar a performance das transportadoras e mudar a logística conforme necessário.
Invista em previsibilidade e prazos de entrega realistas
Todo mundo sabe que prometer entrega rápida é um macete clássico para e-commerces, já que ninguém quer esperar uma eternidade para receber produtos adquiridos. A diferença é que, caso essa promessa não se cumpra, quem vai pagar por isso é a reputação da sua loja.
Então é interessante se atentar aos prazos estabelecidos: eles precisam ser realistas, mas também se equilibrar com as expectativas dos clientes. Não adianta prometer entregas em tempos extremamente curtos, a menos que a proposta do e-commerce seja frete expresso, pois isso pode gerar uma frustração prejudicial ao seu negócio.
Ao definir prazos realistas, que levam em consideração possíveis imprevistos e tempos médios de transporte, a experiência do cliente vai ser a mais positiva possível. Porém, não é só isso. A previsibilidade ajuda no aperfeiçoamento de custos logísticos, para organizar as rotas de maneira eficiente.
Use ferramentas de rastreamento em tempo real
Ter um status atualizado, tanto para o lojista quanto para o cliente, é sempre positivo. Usar rastreamento em tempo real permite que clientes e lojistas acompanhem cada etapa da entrega, do início ao fim.
Implementar o rastreamento em tempo real ajuda em questões de transparência e confiança no serviço, já que o cliente sabe por onde o pedido anda e a previsão mais próxima de chegada. Ainda, caso surja algum problema, o lojista pode tomar ações imediatas.
Aposte na integração entre plataformas e transportadoras
A integração entre a plataforma de e-commerce e as transportadoras é fundamental para otimizar o controle de entregas. Essa integração automatiza o fluxo de informações, desde o momento da venda até a finalização da entrega, garantindo mais precisão nos dados e maior agilidade nas operações.
Com sistemas integrados, é possível gerenciar melhor os pedidos e acompanhar o status das entregas de forma centralizada. E isso facilita bastante a comunicação com o cliente.
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