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Entenda o impacto da experiência de usuário com um layout responsivo no seu site

Com um acesso à internet cada vez mais amplo, com o uso de computadores e dispositivos móveis-celulares e tablets- a experiência de usuário tem se tornado um fator crucial para o sucesso de qualquer site.

Imagine ter que acessar um site pelo seu celular e o site ficar completamente distorcido, os botões difíceis de clicar, as imagens borradas. Essa experiência com certeza seria significativa para você abandonar o site e procurar outra alternativa.

O layout responsivo é o grande responsável por evitar problemas como esse e melhorar a performance do seu site. É o que vamos abordar no conteúdo a seguir. Boa leitura!

O que é site responsivo na Experiência de Usuário?

Site responsivo ou layout responsivo refere-se a um site que se adapta aos diferentes tipos de dispositivos, a qualquer tipo de resolução, sem distorção, em que o usuário possa acessar, tornando a experiência positiva.

Não se trata apenas de ampliar ou encolher para caber na página, mas a ideia do site responsivo é garantir que todos os elementos da página sejam carregados de forma proporcional e harmônica, independentemente da tela que o usuário esteja utilizando, mantendo a usabilidade, legibilidade e funcionalidades, independente do dispositivo.

Algumas estratégias precisam ser analisadas para estruturar o seu site e otimizá-lo de forma que o usuário se sinta confortável e permaneça por mais tempo.

Mundo real x Sistema na Experiência de Usuário

A experiência de compra no mundo real (lojas físicas) e no mundo digital (lojas online) são diferentes em vários aspectos. Nesse cenário, os profissionais de UX (design de experiência de usuário) e UI (design de interface do usuário) trabalham em conjunto para criar uma estética que aceita e proporciona uma experiência positiva para o usuário.

Ainda que os consumidores possam realizar suas compras online a qualquer momento do dia e em qualquer lugar, a jornada de compra dele é percorrida sozinho, logo, o site precisa estar projetado de forma prática e fácil para que ele consiga realizar os passos corretamente.

Além da velocidade do carregamento da página, alguns detalhes podem fazer total diferença na experiência do usuário. Isso porque, quando não são projetados de forma correta, dificultam o acesso e compreensão.

Na construção do seu site, atente-se para os seguintes ícones:

  • 🛒 carrinho: produtos que o usuário colocou para comprar ou continuar escolhendo;
  • 🔎 lupa: barra de pesquisa de fácil acesso para encontrar o que procura;
  • ⭐ estrela: após a compra, permite que o usuário faça avaliações do produto;
  • 👤 silhueta de rosto: permite que o usuário faça seu cadastro para ter um perfil no site.

É muito importante que todos esses fatores sejam levados em consideração, pois quanto mais atrativo e agradável, melhor será para o usuário, aumentando a confiabilidade do seu site. Confira os principais a serem seguidos:

Padronize suas publicações de forma responsiva

Trabalhar bem as cores, títulos, posicionamentos das imagens, filtros e demais características da marca é fundamental para garantir uma experiência consistente e profissional.

Quando o seu site possui publicações padronizadas, isso permite uma identidade visual coesa, que gera identificação logo que se vê. Além de:

  • facilitar a navegação do usuário no site;
  • permitir uma experiência do usuário mais agradável;
  • reduzir o tempo gasto na criação de conteúdo;
  • processo mais eficiente e produtivo;
  • fortalecer a identidade da marca.

Uma aparência e estilo consistentes ajudam a construir uma imagem reconhecível e duradoura para os usuários. Isso ajuda a transmitir profissionalismo e segurança, tornando-se um diferencial competitivo.

Design minimalista e responsivo

Um design minimalista é aquele que simplifica a estrutura do site, removendo excessos e decorações extravagantes para criar uma estética mais limpa e organizada, a fim de tornar a navegação mais intuitiva e fácil de entender. Os visitantes do seu site podem encontrar o que procuram com mais rapidez, sem se perder em um mar de elementos desnecessários.

Ao ter menos elementos competindo pela atenção do usuário, os elementos-chave do site, como chamadas para ação e informações importantes, se destacam com mais eficiência, possibilitando a diminuição das incertezas dele nos objetivos do site.

Esse tipo de design demonstra uma estrutura de layout de sites otimizados, pois direciona a atenção do usuário para o conteúdo mais importante, proporcionando uma experiência mais agradável, transmitindo a sensação de organização e harmonia, aumentando a possibilidade de retornar para o seu site.

Prevenção de erros na experiência do usuário

Prevenir erros é de extrema importância para o seu site, portanto, busque deixar todas as informações disponíveis de forma clara e objetiva para que a experiência de usuário seja confortável durante a navegação, evitando o abandono do seu site rapidamente.

Por exemplo, inclua mensagens que direcionam seu usuário a verificar se os dados estão corretos, se o resumo da compra está conforme o que ele adicionou no carrinho, se realmente deseja excluir algum item ou editar alguma informação.

Essas informações são importantes para garantir que o processo de compra seja feito sem problemas e incentivar a conversão dos usuários em clientes.

Liberdade do usuário durante sua experiência

Permitir que o usuário tenha liberdade dentro do seu site é fundamental para que ele tenha controle sobre suas próprias decisões, garantindo que se tornem clientes satisfeitos. Isso pode levar a recomendação e fidelização.

Os usuários também precisam ter a capacidade de controlar suas informações pessoais e definir suas preferências de privacidade. Esse é um fator importante a ser pensado para garantir uma melhor usabilidade em relação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

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Revisado por: Jheniffer Nunes | Especialista em UX/UI