Quanto mais perto do final do ano, mais ansiosos ficam os lojistas de e-commerces. Novembro é considerado o ponto de largada para o começo das compras que costumam aquecer a Economia, marcado principalmente pela Black Friday. A demanda aumenta bastante nessa época, então é primordial preparar muito bem o estoque Black Friday.
Com uma boa organização, o gerenciamento de estoque se torna mais fácil, contanto que o controle e o monitoramento estejam em dia, para garantir que os produtos mais procurados continuem disponíveis. Só assim é possível diminuir qualquer ruptura e manter a logística funcionando de forma ágil.
A importância da gestão de estoque para a Black Friday
Ter o total e completo entendimento de como fazer controle de estoque é a grande virada de chave na Black Friday. Qualquer lojista precisa saber quais são os produtos em inventário, quantos são, qual é a previsão de demanda e de reposição; enfim, necessita tomar uma série de ações.
A proposta é que o planejamento do estoque Black Friday questione se você tem um certo número de produtos, se consegue monitorar as vendas para não disponibilizar nada fora do inventário, se o seu armazém está otimizado e se a sua logística e os seus fornecedores estão alinhados. Veja algumas dicas para melhorar a gestão!
Demanda e planejamento de estoque
A primeira coisa a se fazer é estudar a previsão de demanda do público. Tenha em mãos a análise de tendências de consumo, identifique quais são aqueles produtos favoritos da sua audiência e, aí, sim, faça o inventário de estoque, para ajustá-lo conforme necessário.
O inventário mais detalhado, com a categorização correta dos produtos, colabora para aumentar a eficiência de toda a operação. Isso até mesmo fora do período intenso do final do ano.
Além disso, tenha noção do giro de estoque da loja virtual, que pode ser monitorado por meio da categorização individual de cada item. Só assim é possível saber quais produtos já estão esgotados, precisando de reposição, e qual deve ser a frequência desse processo.
Otimização de estoque
Outro recurso excelente para o estoque Black Friday é obter uma plataforma com foco na gestão. Com ferramentas integradas ao e-commerce, que permitem acompanhar o fluxo de produtos em tempo real, fica mais fácil manejar o volume de vendas. Assim, dá para atender à demanda sem prejudicar a experiência do cliente.
Gestão de fornecedores e logística
Manter uma boa relação com fornecedores confiáveis é imprescindível para qualquer negócio. Somente desse modo é possível alinhar prazos e se certificar de que os itens do e-commerce estejam disponíveis antes do evento.
Se está passando por dificuldades com fornecedores, como atrasos de entregas ou qualquer outro tipo de situação que possa prejudicar a reposição de mercadorias no estoque da sua loja, é melhor se antecipar. Tenha já seus itens prontos para vender antes do período da Black Friday, ou tente contratar mais profissionais para abastecer o armazém do seu e-commerce. Assim, você evita passar nervoso em cima da hora.
Além disso, na Black Friday, a logística deve ser planejada com muita atenção e cuidado. Isso porque, se ela é eficaz, as entregas se tornam rápidas e sem complicações (na medida do possível). Acredite: é algo que faz toda a diferença na experiência dos clientes, que podem voltar para futuras compras na sua loja.
Controle de fraudes e de roubos
Com o aumento do volume de vendas durante a Black Friday, também cresce o risco de fraudes e de roubos. Um bom controle de estoque deve incluir medidas de segurança que minimizem esses riscos.
A implementação de sistemas que monitoram o fluxo de produtos pode ajudar a prevenir perdas e a manter a confiabilidade no e-commerce. No entanto, opte por ir além e faça uma análise de processos internos da loja. Use sistemas e meios de pagamentos confiáveis, com boa reputação no mercado.
Todos esses fatores colaboram para que os consumidores consigam confiar também na sua loja. Consequentemente, isso irá melhorar a reputação da sua marca. Uma empresa que oferece os aspectos positivos na experiência do cliente durante a Black Friday tende a ser lembrada posteriormente.
Como lidar com excesso de estoque pós-Black Friday
Com o grande volume de vendas do maior evento de e-commerce do ano, é comum que algumas empresas fiquem com excesso de produtos. Fazer uma queima de estoque Black Friday pode ser uma boa estratégia para liberar espaço e ter o retorno do investimento.
Estude para ver se vale a pena fazer promoções e ofertas exclusivas no pós-evento, como a própria Cyber Monday (a segunda-feira da semana seguinte da Black Friday). Assim, é possível esvaziar o estoque sem nenhum prejuízo para a sua loja.
Como a Uappi pode ajudar?
A Uappi é uma plataforma robusta e eficiente, que oferece soluções integradas para a gestão de multiestoque. Com ela, é possível acompanhar em tempo real o status do armazém da sua loja, oferecendo a você o conhecimento do inventário de produtos e também otimizando toda a logística.
Isso significa que, mesmo em momentos de alta demanda como a Black Friday, o e-commerce estará preparado para escalar suas vendas. Tudo isso sem comprometer a qualidade e a velocidade das entregas.
Prepare-se para a Black Friday com a Uappi!
Com a plataforma da Uappi, o seu e-commerce estará preparado para enfrentar os desafios de estoque Black Friday, sem rupturas ou estresses. A Uappi conta com um time de especialistas e com diversas ferramentas para ajudar você nesse período. Entre em contato e confira!