As datas comemorativas de início de ano são ótimas oportunidades para aumentar as vendas. Além disso, a credibilidade do e-commerce também pode ser construída ao fidelizar clientes no carnaval.
Entenda de forma prática como funciona a fidelização de clientes no e-commerce e aplique as 7 ações para vender mais no carnaval:
Como acontece a fidelização de clientes no E-commerce em datas sazonais?
As datas comemorativas acontecem em períodos específicos do ano, como por exemplo, o carnaval. O feriado de carnaval 2024 acontecerá no dia 13 de fevereiro, a famosa “terça de carnaval”. Mas a movimentação no e-commerce começa já no final de janeiro.
Quando um site de vendas começa a produzir estratégias voltadas às datas sazonais, aumenta as possibilidades de usuários novos conhecerem o e-commerce e tornarem-se clientes fidelizados, mas para isso acontecer, é importante conhecer e investir em estratégias específicas, já que se trata do contexto de início de ano para as vendas.
Entenda como fidelizar clientes no carnaval com as 7 estratégias que preparamos para o seu e-commerce:
1- Ambiente de Carnaval Online
Aproveite esse momento animado e colorido para personalizar o seu site. O marketing temático ou marketing sazonal está relacionado diretamente à associação em que o cliente faz com itens que fazem referência à época ou campanha em que o seu negócio esteja empenhado.
No contexto carnavalesco, você pode inserir no seu e-commerce itens que remetem essa data, como:
- Confetes;
- Cores vibrantes;
- E frases típicas.
Aposte também nas descrições de produtos com palavras-chave que tenham relação com a data, além de inserir o title (título) e description (descrição), tanto de categorias quanto de itens separados. Assim, as chances dos motores de busca posicionarem seu e-commerce poderá aumentar de forma significativa, além de melhorar o tráfego orgânico.
2- Promoções e Descontos Temáticos
Ainda no contexto do SEO (Search Engine Optimization), o uso de palavras-chave esporádicas ou sazonais, pode ajudar a melhorar o posicionamento do seu e-commerce para qualquer data comemorativa.
É importante lembrar que as buscas devem ser estudadas e analisadas em ferramentas confiáveis, como forma de estudar o comportamento do consumidor. Vejamos as mais comuns:
- Google Trends: é uma ótima ferramenta gratuita para analisar a popularidade de termos de pesquisa ao longo do tempo. Você pode colocar filtros na pesquisa como a localização e datas em específico;
- Google Analytics 4: o GA4 também é gratuito e oferece detalhes específicos do comportamento de usuários em seu próprio site, assim, você consegue entender quais estratégias mais fazem sentido para o seu público;
- SemRush: essa ferramenta é paga, mas oferece análise de concorrentes e palavras-chave de forma detalhada, assim, você consegue entender, por exemplo, para quais termos orgânicos seus concorrentes estão ranqueando.
Após realizar essas análises, você poderá criar promoções e descontos temáticos e realizar estratégias que atinjam o público segmentado, o que aumenta as taxas de conversão mais rapidamente.
3- Programa de Fidelidade Especial
A fidelização de clientes no carnaval pode acontecer tanto com usuários novos quanto com os recorrentes. Basta utilizar as estratégias mais eficazes para cada um.
Os programas e estratégias de fidelização durante o carnaval, são ótimas opções para aumentar a taxa de conversão e seguir com uma “cartela de clientes” maior do que no ano anterior. Veja as possibilidades para oferecer no seu e-commerce:
- Cadastro: o primeiro passo é a realização de cadastro do cliente no seu site, assim, eles poderão ter acesso às promoções e descontos exclusivos;
- Pontos: a cada valor gasto no seu site, o usuário poderá acumular pontos que serão convertidos em desconto no produto ou frete quando realizar o checkout da compra;
- Nível: quanto mais compras seu cliente realizar, mais o nível irá subir, dando a possibilidade de promoções exclusivas, fator que ajuda na fidelização consideravelmente;
Aproveite para criar landing pages de carnaval, elas auxiliam na prospecção de futuros clientes que estejam interessados em seus produtos e serviços a longo prazo, mas com a possibilidade de realizarem compras no período sazonal com cupons e descontos que contenham data para expirar. É importante disponibilizar o cupom exclusivo por e-mail somente após a realização do cadastro.
4- Eventos e Atividades Especiais Online
Os eventos e atividades online são campanhas para explorar os termos mais buscados pelos usuários, a fim de atrair o público e produzir conteúdo relevante. Utilize as lives commerce para divulgar novos produtos e serviços, os quais só estarão disponíveis no período de carnaval. Essa estratégia possibilita testar a aceitação do público em relação aos novos lançamentos. Solicite sempre o feedback dos seus clientes como parte das métricas.
Divulgue eventos através de e-mail marketing personalizados, com frases e imagens temáticas. Nesse momento, o profissional copywriter poderá realizar essa comunicação com maior efetividade.
Além das estratégias mencionadas, utilize as hashtags de carnaval nas publicações de todos os perfis de redes sociais do seu e-commerce, mas lembre-se: mantenha sempre o contexto. Não utilize publicações antigas e sem relação com o período de carnaval somente para entrar nos indicadores e tendências, já que o consumidor sempre faz relação do conteúdo com as descrições.
5- Compartilhamento nas Redes Sociais
O uso de redes sociais tem ganhado cada vez mais espaço na vida dos consumidores de conteúdo digital. Por isso, crie campanhas que incentivem os usuários a compartilharem produtos e ofertas com hashtags e palavras-chave para ganharem desconto ou benefício extra em seu e-commerce.
Além disso, aproveite para divulgar suas promoções com links de redirecionamento para o e-commerce, assim, a jornada dos clientes não depende somente da pesquisa direta nos mecanismos de busca.
6- Brindes Especiais
A oferta de brindes também auxilia no processo de fidelização e proximidade com os clientes no carnaval. As opções são variadas, tais como:
- Acessórios de carnaval;
- Sorteio de brindes durante a data;
- Itens ecológicos para atividades ao ar livre;
- E Bebidas com ou sem álcool versão mini.
Lembre-se de divulgar e oferecer os brindes somente para compras realizadas no período estipulado de carnaval. E não esqueça de estudar a persona do seu negócio, assim, ficará mais fácil delimitar que tipo de brindes poderão agradar o seu público em específico.
7- Feedback Pós-Carnaval
O feedback nem sempre vem de forma natural. Por isso, estimule o cliente a deixar uma avaliação do produto no seu site e também envie e-mail com pesquisa de satisfação mais detalhada para coleta de dados das campanhas e estratégias utilizadas no período carnavalesco.
Esses dados auxiliam nas estratégias para conhecer melhor os hábitos de compra dos clientes potenciais, além de entender os pontos a serem melhorados.
Fidelize seus clientes no Carnaval com a Uappi
A possibilidade de fidelizar clientes, seja durante o carnaval ou qualquer época, pode ser potencializada com uma plataforma de e-commerce que seja capaz de oferecer o melhor suporte durante os picos de venda, além de outras funcionalidades úteis.
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