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Gestão de Estoque para Black Friday: 5 dicas para o sucesso das vendas

A Black Friday é uma das datas mais aguardadas pelos consumidores e um dos eventos mais acirrados e extremamente relevante para o comércio em todo o mundo, por isso, fazer uma boa gestão de estoque nesse período, é determinante para o sucesso das vendas.

Considerada por marcar o início da temporada de compras de fim de ano, a Black Friday é um momento crucial para os lojistas atingirem suas metas de receita anual. Mas para obter bons resultados, é necessário um forte empenho e planejamento do estoque e-commerce nesse período.

Continue a leitura para saber como ter sucesso nesse período de vendas intensas!

Por que fazer um planejamento antecipado?

Durante a Black Friday surge uma alta demanda de pedidos dos consumidores, e para atendê-los de forma eficaz, é importante fazer um planejamento de gestão e controle de estoque para que tudo possa ocorrer da melhor maneira possível, evitando erros e prejuízos.

Uma gestão de estoque inadequada pode resultar em perdas financeiras, insatisfação dos clientes e diminuição das vendas. Para que isso não ocorra, iniciar o planejamento e realizar uma análise de dados de vendas pode garantir que a sua empresa esteja preparada para atender à demanda durante esse período.

Abaixo estão 5 dicas para alavancar a performance da sua loja na Black Friday. Confira:

1. Previsão de demanda no estoque Black Friday

A previsão de demanda funciona para otimizar o giro de estoque, evitando estoques excessivos ou faltantes e garantindo que os produtos estejam disponíveis para atender às demandas dos clientes.

Uma boa alternativa para isso é analisar dados de vendas anteriores da Black Friday e identificar padrões de demanda. Isso ajudará a entender quais produtos são mais populares durante esse período.

Com base nesses dados, certifique-se de que os produtos mais procurados estejam em estoque suficiente. Caso necessário, considere a possibilidade de aumentar os níveis de estoque para esses produtos.

2. Negociação com fornecedores

Um relacionamento sólido e de confiança com os fornecedores pode resultar em compromissos de fornecimento prioritário durante períodos de alta demanda, como a Black Friday, relacionamento esse que influencia diretamente nos seguintes pontos:

  • disponibilidade dos produtos;
  • prazos de entrega;
  • volume de estoque;
  • condições de fornecimento.

Foque em construir relacionamentos duradouros em vez de apenas transações pontuais, e os trate como parceiros de negócios, buscando soluções conjuntas para desafios. 

3. Monitoramento em tempo real dos pedidos

A utilização de sistemas de monitoramento em tempo real durante a Black Friday, é uma prática essencial não só para o sucesso das operações comerciais nesse período forte de vendas, mas também para possibilitar uma boa experiência de compra para os clientes.

Os sistemas de multiestoque são uma alternativa que permitem acompanhar o nível e controle de estoque de forma integrada, assim como o desempenho de vendas de maneira contínua e atualizada, fornecendo informações para tomadas de decisões mais ágeis e efetivas.

Com esse monitoramento em tempo real, é possível ajustar também as estratégias de precificação para otimizar as vendas, ajustar as rotas de entrega e os métodos de envio de acordo com cada demanda.

4. Estratégias de precificação dos produtos

Para a Black Friday, os lojistas precisam se preparar para precificar estrategicamente os produtos e aplicar preços mais baixos. Mas é preciso um certo equilíbrio entre as ofertas de descontos para serem atraentes aos clientes, incentivando-os a realizar suas compras.

São exemplos de estratégias para atrair os clientes e vender mais:

  • pacotes e combos promocionais;
  • descontos progressivos;
  • lançamentos de produtos especiais;
  • ofertas relâmpago.

Ao implementar alguma dessas estratégias, há maiores possibilidades de aumentar o tráfego da loja e ainda gerar o interesse em produtos adicionais. Além disso, ofertas especiais na Black Friday podem incentivar os clientes a retornar para compras futuras, mesmo após uma temporada de promoções.

Lembre-se que a estratégia de precificação, para ser bem sucedida, precisa levar em consideração não apenas o estoque disponível, mas também os objetivos financeiros da empresa. 

5. Controle de fraudes e roubos

Não somente durante a Black Friday, mas principalmente nesse período, é imprescindível aplicar algumas medidas de segurança para evitar fraudes e roubos, tendo em vista que o volume de vendas é elevado e os estoques são movimentados com mais frequência.

Além de analisar os processos internos da sua empresa, opte por sistemas e meios de pagamentos confiáveis, e não abra mão de uma boa plataforma com reputação no mercado para realizar a gestão da sua loja. Isso também aumenta as chances dos clientes confiarem na sua empresa e serem incentivados a realizar suas compras.

E o controle do estoque Pós-Black Friday?

Após a grande movimentação da Black Friday, pode restar uma quantidade de produtos no estoque da loja virtual, mas isso pode ser estrategicamente funcional para otimizar alguns processos e se preparar para a próxima temporada de vendas, as festas de fim de ano.

Lidar com esse estoque restante pode ser um desafio para alguns lojistas. Uma boa alternativa é analisar quais produtos tiveram melhor desempenho na Black Friday e podem precisar de mais atenção pós-evento. Isso possibilita analisar os dados das vendas, observar a necessidade dos clientes e ser criativo na criação de ofertas pós-black.

Com a Uappi, o estoque da sua loja pode ser gerenciado de um jeito simples, para armazenar e regular os fluxos de entrada e saída, com vários estoques, podendo entregar ao cliente de um centro de distribuição mais próximo, reduzindo os prazos de entrega e os custos de frete.

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