Além de expandir a sua marca para novos mercados, a internet conta com diversas alternativas para colocar seus planos em prática. Se você ainda está planejando iniciar seu negócio e ficou na dúvida entre investir em marketplace, loja virtual ou loja física, saiba que existem diversos fatores que devem ser levados em consideração!
Para te ajudar a entender as principais diferenças entre cada uma dessas formas de comercializar seus produtos, vamos explicar detalhadamente os benefícios e obstáculos que elas apresentam. Continue a leitura e descubra qual escolha trará mais benefícios com maior rapidez, menor custo e mais eficiência para o seu negócio!
O que é e o que considerar sobre o marketplace
A palavra marketplace nasce da junção de “Market” (mercado) e “Place” (lugar) — trata-se, literalmente, do local onde os produtos são comercializados. De maneira mais específica, podemos dizer que um marketplace é um local onde diversas empresas vendem seus produtos, reunidas sob uma única marca.
Você já comprou em sites como Extra e Walmart? Então você já comprou em um marketplace, pois ambos comercializam produtos que não provém só de seus estoques: eles permitem que diversas outras empresas, após aprovadas, também coloquem seus produtos à venda!
Desse modo, você compra uma cama do Walmart, por exemplo, mas quem entrega é o fornecedor do produto cadastrado.
Quais são as condições para vender nesse meio?
Além de ser aprovado, para participar de plataformas desse tipo, você terá que arcar com uma taxa de comissão por cada venda realizada por meio do site, que pode variar entre 3% a 30%. Tudo depende da visibilidade do site e do nicho de mercado, bem como de eventuais serviços contratados na plataforma para otimizar suas vendas.
Por isso é importante fazer uma boa integração de marketplace, como por exemplo a famosa Amazon.
Benefícios
O principal benefício de fazer uso de uma plataforma de marketplace é a visibilidade que costumam ter, permitindo que seus produtos alcancem um número bem maior de pessoas.
Outro fator importante é a confiança que o consumidor tem em negócios já bem posicionados no mercado, o que aumenta consideravelmente as chances de ele comprar de você, por já conhecer a marca sob a qual os produtos estão sendo vendidos.
Você não precisa se preocupar em investir em marketing, ou ficar divulgando a sua loja incessantemente. Essa função passa a ser da empresa parceira. Seu papel será apenas acompanhar as vendas e providenciar o envio dos pedidos aos clientes.
Obstáculos
Ter que pagar uma taxa, muitas vezes bem acima da média do mercado, pode não ser tão vantajoso, interferindo até mesmo na lucratividade do produto. Afinal, ao embutir todos os custos no preço final e colocar sua margem de lucro muito alta, os clientes podem achar caro e passar para o próximo fornecedor.
Você não tem a liberdade de personalizar o seu espaço, destacar promoções ou enviar e-mail marketing aos clientes, visto que estes não são seus, mas do marketplace. E como a maior parte da administração é realizada pela plataforma, você fica de mãos atadas e não tem como controlar os rumos do seu faturamento.
Além disso, como sua marca não aparece, consequentemente é como se você não existisse, o que te torna refém da empresa a qual se associou — afinal, você sempre precisará desse apoio para conseguir vender.
O que considerar sobre a loja virtual
Uma loja virtual é, basicamente, o seu espaço online. Lá é possível imprimir a sua marca, personalizar banners, lançar promoções, criar cupons de desconto, enfim, agir livremente em prol da ampliação das suas vendas.
Benefícios
Um benefício muito claro da loja virtual é a viabilidade de funcionar ininterruptamente, pois pode continuar realizando vendas mesmo fora do horário comercial, em feriados e finais de semana.
Para criar uma loja virtual, você tem duas alternativas: contratar uma empresa para instalar a loja numa hospedagem dedicada ou adquirir uma plataforma especializada em e-commerce.
Na primeira opção, a empresa contratada será responsável pelo desenvolvimento do layout, padronização das peças de marketing e pelo suporte inicial para, em seguida, passar o comando para você.
Já para a segunda opção, é necessário contar com expertise e todas as ferramentas necessárias para investir na evolução do negócio. Essa é a alternativa mais indicada, principalmente pelo suporte contínuo e pelo grande número de benefícios que já vêm embutidos na plataforma, tais como:
- Layout personalizado e responsivo;
- Gerenciamento de estoque e pedidos;
- Cupons de desconto;
- Busca inteligente;
- Emissão de notas fiscais;
- Gerenciamento de banners
- Cadastramento de produtos de forma simples;
- Checkout inteligente;
- Otimização de carregamento;
- Ferramentas de marketing;
- Integração com comparadores de preço;
- SEO otimizado;
- Métodos de pagamento e frete integrados;
- Maior segurança e confiabilidade;
- Integrações com sistemas da empresa.
Obstáculos
Nessa modalidade, você não tem acesso ao código do site na hospedagem. Dessa forma, apesar de ter inúmeras possibilidades de personalização, se quiser tentar algo novo e essa não for uma das opções oferecidas pelo provedor, não será possível fazê-lo. Se optar pela loja independente, também será necessário arcar novamente com custos de webmaster para fazer as alterações no site.
É importante lembrar, porém, que comparado aos custos necessários para investir em outras modalidades de comércio, o investimento na loja virtual é consideravelmente menor, e seu processo é mais ágil e menos burocrático.
O que considerar sobre a loja física
A loja física é, ainda hoje, um dos principais meios de atuação de negócios para comércio de produtos. Nela os clientes podem interagir diretamente com os seus produtos, aumentando as possibilidades de concluir uma venda.
Benefícios
O principal benefício da loja física é a confiabilidade transmitida ao consumidor, visto que ele sabe que sua empresa existe de verdade, podendo olhar, tocar, e até testar os produtos antes de finalmente comprá-los.
Outro ponto positivo diz respeito à exposição da marca aos moradores da região em que está inserida, de modo que, mesmo sem efetuar nenhuma estratégia de divulgação, você eventualmente receberá clientes interessados nos seus produtos.
Obstáculos
Os custos administrativos e de manutenção são os principais, pois, em geral, são bastante elevados, e é necessário estar sempre em busca de alternativas para captar novos clientes, senão o negócio vai à falência.
O horário de funcionamento é inconveniente de todas as maneiras: primeiro pela obrigação de abrir em um determinado horário, considerado comercial. Além disso, depois desse horário, o estabelecimento fecha e só poderá realizar vendas quando abrir no dia seguinte.
Há também uma série de autorizações de funcionamento e adequação às normas de segurança que precisam ser seguidas para conseguir continuar atuando. Se você deixa vencer uma licença, pode ser impedido de abrir as portas até regularizar a situação.
Qual a melhor opção: marketplace, loja virtual ou loja física?
Após analisar todos os prós e contras apresentados, é possível concluir que possuir uma loja virtual tem se mostrado uma alternativa vantajosa para os empreendedores. O baixo custo de manutenção, a rapidez para entrar em funcionamento e abrangência de atuação permite a conquista de novos mercados por empresas de todos os porte ou segmentos.
E você, conseguiu decidir entre investir em loja virtual ou loja física? Para ficar por dentro de outras novidades e tomar sempre as melhores decisões para o seu negócio, siga nossas redes sociais e não perca nenhum conteúdo: