Posicionar o seu site nos motores de busca como Google e Yahoo! não é uma tarefa fácil, mas com certeza vale muito a pena. O problema é que, assim como existem as boas práticas de SEO, que ajudam a sua empresa na internet, também existem práticas antiéticas, usadas por pessoas mal-intencionadas para prejudicar todo o bom trabalho que você realizou, resultando no SEO negativo. A seguir, conheça os problemas que isso pode causar e como se prevenir.
Como funciona o SEO Negativo
Infelizmente, nem sempre é preciso que o responsável pelo SEO negativo tome controle do seu site para causar problemas. Essas são as formas mais comuns sem invasão:
Ataque DDoS ao site
Uma das táticas do SEO negativo é simular um grande número de acessos a um site, fazendo com que ele caia ou fique extremamente lento.
O resultado é que os motores de busca podem punir o seu site por apresentar uma navegação instável, perdendo posições nos resultados. Isso sem contar com o fato de que o público terá uma experiência ruim em seu site.
Serviços como o Pingdom podem ajudar a monitorar a velocidade do seu site para que você seja avisado caso ocorra um ataque ou outro tipo de instabilidade.
Backlinks negativos
Quando sites de relevância ou renome mencionam a sua empresa junto de um link em um de seus conteúdos, você é visto com bons olhos pelos motores de busca. A versão negativa disso, no entanto, também pode acontecer.
Sites com má reputação podem apontar de propósito para o seu, justamente para simular que você está comprando links de spammers (outra prática extremamente negativa e que nunca deve ser feita).
O Google oferece ferramentas para anular os efeitos desses backlinks negativos, mas o processo de remoção deve ser feito cuidadosamente para não afetar nenhum backlink positivo.
Para monitorar os backlinks, você pode usar ferramentas como o SEMrush, Monitor Backlinks, entre outras.
Redes sociais e e-mails falsos
Nas redes sociais, os perfis falsos servem para confundir o público, muitas vezes promovendo um sorteio que não existe para ganhar muitos seguidores e, em seguida, começar a onda de desinformação.
Ferramentas online, como a Mention, podem avisar sempre que o nome de sua marca for mencionado, permitindo que você encontre rapidamente esses perfis falsos e acabe com o problema o quanto antes.
No caso de e-mails, o farsante costuma criar uma versão em Gmail, como nomedasuaempresa@gmail.com, ou simplesmente uma conta comum para enviar requerimentos de remoção de links para sites que geram bons backlinks para você.
Uma forma de reduzir as chances de ter esse problema é criar um e-mail com o domínio de sua própria empresa e sempre usá-lo para entrar em contato com outros sites, como uma prova de que apenas e-mails com o seu domínio são oficiais.
Conteúdo duplicado
Quando feito dentro dos padrões éticos, que exigem a divulgação da fonte original, conteúdos duplicados geralmente não apresentam problemas. No entanto, eles podem ser um grande pesadelo caso estejam fora dessas normas.
O problema pode vir de dentro ou de fora, com pessoas mal-intencionadas copiando o seu conteúdo e espalhando por toda a web para que ele perca relevância.
É fácil descobrir se você está sendo vítima disso, a fim de tomar as medidas necessárias. Existem ferramentas online, como o Copyscape, que avaliam um conteúdo e dizem se ele está presente em algum outro lugar da internet.
Use o Google Search Console
O antigo Google Web Master Tools é uma ferramenta gratuita e muito valiosa para proteger todo o trabalho de SEO e a reputação do seu site. Depois de uma rápida configuração, é possível saber pela ferramenta se o seu site está sendo atacado por malwares, conferir os status do servidor, verificar se páginas saíram da indexação ou se você recebeu algum tipo de punição manual do Google.
O melhor é que todas essas informações podem ser enviadas em um alerta por e-mail, dessa forma você não precisa checar a ferramenta diariamente para saber se está tudo em ordem.
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