Dando continuidade nos emails de setup de seu WapStore, vamos entender hoje a questão dos meios de pagamento do seu projeto. Vamos tratar aqui sobre tipos de pagamento, total de parcelas, valor mínimo da parcela, boleto com e sem registro, descontos no pagamento à vista e muito mais.
Este é um dos emails mais importantes, é essencial que leia com muita atenção e entenda todo o conteúdo.
Meios de pagamento
Podemos trabalhar basicamente da seguinte forma:
1- Tercerizadores (pagseguro, mercado pago, paypal);
2- Integração direta com adquirentes (Cielo, Rede);
3- Usar um gateway de pagamentos (mundipagg, braspag);
4- Combinar soluções;
5- Boleto;
6- Depósito.
1- Tercerizadores
O pagamento dos pedidos é operado por uma empresa terceira, como PagSeguro por ex. O seu cliente paga um pedido, e o valor fica disponível na conta da empresa, então você deverá solicitar o resgate pra sua conta bancária.
Pontos Positivos
– Recebe em 1 parcela o valor parcelado dos pedidos;
– Selo de pagamento pode ser usado no site, obtendo maior credibilidade;
– Venda com todas as bandeiras;
– Opção de checkout transparente (o cliente não sai do site) ou com link para o site;
– Você não precisa se cadastrar em uma adquirente como Cielo, Rede ou GetNet;
– Você não precisa de um sistema de análise anti-fraude.
Pontos Negativos
– As taxas costumam ser maiores;
– A aprovação do pedido é da empresa terceira;
– Parcelamento com juros, que ficam para o cliente ou para a loja.
Para quem está começando, trabalhar com tercerizadores acaba sendo uma forma mais simples e segura de processar os pagamentos, já que eles possuem bons sistemas antifraude, e pagam o valor integral do pedido em 15 dias (em média), independente de quantas vezes o cliente tenha parcelado.
2- Integração direta com Adquirentes
O pagamento dos pedidos é operado pela adquirente, por meio de uma integração direta com o seu site.
Pontos Positivos
– Seu site se conecta diretamente a adquirente, sem intermediários;
– Checkout transparente (o cliente não sai do site);
– A decisão sobre a aprovação do pedido é de responsabilidade do lojista;
– As taxas normalmente são menores que as dos tercerizadores;
– Parcelamento sem juros.
Pontos Negativos
– Cada adquirente trabalha com algumas bandeiras, mas não
temos uma adquirente que trabalhe com todas;
– Você precisa se cadastrar em alguma adquirente;
– Você precisa de algum sistema de análise anti-fraude, como a Clear Sale por exemplo (falaremos dele no futuro);
– O lojista recebe conforme as parcelas vão sendo pagas. Caso queira fazer antecipação, isso é negociado previamente com seu banco ou seu adquirente.
A integração direta com as adquirentes é uma solução muito bacana, pois dá uma liberdade maior pro lojista em escolher se envia ou não o pedido, além dos custos normalmente serem menores se comparados aos tercerizadores. Junto a esta opção é essencial que seja contratado um serviço de análise anti-fraude, como a Clear Sale por exemplo, para avaliar se o pedido é real ou se aquele cartão foi roubado. Obs. Temos integração com a clear sale, e o custo aproximado é de R$1,50 por consulta para cada pedido.
3- Usar um gateway de pagamentos (mundipagg, braspag).
O pagamento dos pedidos é operado por um gateway, que se conecta as adquirentes.
Pontos Positivos
– Seu site se conecta com o gateway, e ele se conecta as adquirentes;
– Podemos trabalhar com várias adquirentes;
– Serviço de retentativa, onde podemos escolher cada bandeira será passada em cada adquirente;
– Permite a compra com 2 cartões;
– É a solução mais completa de pagamentos, sendo utilizada pelos grandes ecommerces brasileiros;
Pontos Negativos
– Custo extra na operação;
Gateway de pagamentos é muito bom, é o que temos de mais avançado para processamento de pagamentos. O único problema é que acrescenta um custo extra (normalmente centavos por pedido) se comparado a integração direta com adquirentes.
4- Combinar soluções Adquirente + Tercerizador
Muitos clientes gostam de trabalhar com 2 opções em conjunto, tendo como pagamento principal uma adquirente (Cielo por exemplo), e colocando o PagSeguro como link, para a pessoa pagar direto no PagSeguro. Esta solução é interessante pois aproveitamos as melhores taxas integrando direto com a adquirente, e temos também a opção de utilizar o selo do PagSeguro no site, trazendo a credibilidade deste meio de pagamento.
Outro ponto positivo deste tipo de integração é que como o PagSeguro está bem famoso, muitos clientes do site possuem crédito lá, e conseguem utilizar este crédito para pagar sua compra.
5- Boleto bancário
É possível também disponibilizar o meio de pagamento boleto bancário, porém temos um detalhe importante. Para ter o maior controle nos pagamentos realizados por Boleto Bancário, o Banco Central determinou que no segundo semestre de 2017 todo boleto de pagamento passasse a ser pré-registrado antes dos bancos.
Isso quer dizer que, independente se o boleto for pago ou não, o lojista pagará a taxa do boleto somente por emiti-lo. E isso pode ser um problema, se por exemplo você tiver uma pessoa mal intencionada e fazer 50 compras em boleto no seu site, e não pagar nenhuma. Você teria que arcar com este custo de emissão destes 50 boletos.
Mas temos uma boa notícia, hoje já temos integração com a Gerencianet, que é um tercerizador de pagamentos. Ele oferece a opção de ter boletos registrados, porém você só paga pelo boleto que for pago. É bem simples, o cliente paga o boleto e o valor cai na conta deles, então é só pedir o resgate do valor pra sua conta bancária.
6- Depósito ou transferência
Alguns bancos fornecem estrutura para transferência de conta, como banco Itaú por exemplo, porém a porcentagem de utilização é mínima.
Temos também a opção de depósito, onde mostramos os dados bancários pro cliente no momento da finalização do pedido, porém este é um meio de pagamento considerado menos profissional, pois a conciliação (baixa) não é feita automaticamente, e exige que uma pessoa analise os valores para encontrar o pedido referente aquele determinado depósito.
Configurações
Agora que escolheu com qual(is) empresa(s) irá operar seus pagamentos, temos que definir como serão as configurações em seu site. Para isso, temos as seguintes opções:
Total de parcelas
É possível definir na plataforma a quantidade total de parcelas que seu projeto irá oferecer, inclusive podendo configurar cada parcela com ou sem juros. Ex. até 6x sem juros, de 7 a 12 com juros de 2%…
Valor mínimo de parcela
É possível também configurar um valor mínimo de parcela, para não permitir que o cliente parcele por exemplo uma venda de R$10,00 em 10x de R$1,00.
Venda com 2 cartões
Alguns meios oferecem a opção de pagamento com 2 cartões. Embora a porcentagem de utilização desta opção seja pequena, pode ser útil caso seu ticket médio seja alto.
Como disse anteriormente, este é um dos emails mais importantes. É necessário que leia atentamente, e também que visite os sites de cada um, para entender melhor e tirar suas dúvidas. Cada um possui taxas diferentes e regras específicas, que é bom conhecer com antecedência para evitar dores de cabeça.
E para te ajudar, coloco abaixo os acessos e fones das opções que colocamos acima.
Cielo
Site: www.cielo.com.br
Taxas: https://goo.gl/uKHfcA
Telefone: 0800 570 8472
Rede
Site: www.userede.com.br
Taxas:
Telefone: 0800 728 4433
Mundipagg
Site: mundipagg.com
Taxas:
Telefone: (21) 3513-2802
Pagseguro
Site: www.pagseguro.com.br
Taxas: https://goo.gl/YPcTr5
Telefone: 0800-728-2174
Paypal
Site: www.paypal.com
Taxas: https://goo.gl/cnG9UJ
Telefone: 0800-892-1555
PayU
Site: www.payu.com.br
Taxas: https://goo.gl/GDd2CK
Telefone:
Mercado Pago
Site: www.mercadopago.com.br
Taxas: https://goo.gl/ONG0ER
Telefone: 0800-776-7246
Braspag
Site: www.braspag.com.br
Taxas:
Telefone: (11) 2184-0552
Clear Sale
Site: br.clear.sale
Taxas:
Telefone: (11) 3728-8788