/3º Email – Fretes

3º Email – Fretes

Dando continuidade a nossa sequência de emails, hoje vamos falar sobre Fretes. Este texto irá mostrar algumas opções de envios, seja ele conectando direto com o sistema da transportadora ou utilizando o nosso sistema nativo de Fretes. Mostrarei também alguns cuidados ao trabalhar com correios, e opções de transportadoras. Vamos lá!

Tudo estava indo muito bem: você atraiu o cliente para seu e-commerce, ofereceu um preço justo e ele decidiu comprar, mas, na hora de fechar o negócio, ele se deparou com a entrega e acabou desanimando. Infelizmente, essa é uma situação muito comum nos e-commerces. Afinal, o alto valor do frete para loja virtual é uma das maiores causas de abandono de carrinho!

Para te ajudar a completar essas vendas, apontamos aqui as estratégias com os melhores tipos de frete para loja virtual. Quer vencer essa barreira e aumentar suas vendas? Então acompanhe!

Sistema de Frete nativo WapStore

Temos atualmente um sistema de cálculo de fretes que permite que trabalhe com a transportadora que desejar, inclusive Correios, podendo oferecer várias opções de envio para o seu cliente escolher.

Para isso você terá que cadastrar a tabela que a transportadora enviar, tanto os custos dos envios, quanto os prazos de entrega.

É relativamente simples, porém um processo trabalhoso, pois você terá que configurar todas as faixas de peso que desejar trabalhar, para as capitais e interior de todos os estados do Brasil.

Veja abaixo um exemplo da tela de cadastro de valores:

É importante dizer também que aqui conseguimos criar faixas para frete grátis, seja ele para todo o Brasil, ou para partes dele. Este sistema dá uma mobilidade muito grande, permitindo que você faça configurações muito específicas de entrega, relacionadas ao seu negócio.

Tipos de entregas

1. Despacho pelos Correios

Os Correios representam o carro-chefe de quase 90% das entregas nas lojas virtuais brasileiras. Tal parceria é explicada pelo contrato vantajoso, que inclui descontos progressivos conforme o volume mensal de envios. Você pode oferecer em seu projeto as modalidades mais comuns, como PAC e SEDEX.

PAC é mais barato, porém mais demorado para chegar ao destino.
SEDEX é mais caro, mas chega mais rapidamente ao destino.

Limite de peso

Caso você venda produtos mais pesados, pode ser necessário repensar seu contrato. Afinal, os Correios estabelecem limites específicos para cada modalidade. Clique na imagem abaixo:

Contrato

Cada agência dos Correios tem liberdade de trabalhar preços diferentes, ou seja, vale a pena procurar várias agências, analisar o contrato de cada uma e definir qual a melhor opção. Lembre-se também de avaliar se aquela agência tem disponibilidade de retirar os pacotes em sua loja, isso ajudará bastante em sua operação.

Contratempos

Ao lidar com os Correios, é válido considerar ainda a incidência de greves na instituição, uma situação típica e que paralisa boa parte do país. Por isso, não dependa somente dos Correios: conte com outra alternativa para não deixar seus clientes na mão!

 

2. Transportadoras confiáveis

Para se precaver quanto às paralisações constantes, uma boa opção são as transportadoras, que também garantem entregas praticamente sem restrição de peso.

Muitas transportadoras já contam com sistema de cálculo online, que pode ser integrado ao seu projeto. Ou seja, quando o usuário insere o CEP, o valor é gerado automaticamente. Consulte-nos para saber as transportadoras que já temos integradas.

E caso queira trabalhar com uma transportadora que ainda não tenhamos integração, ainda assim é possível trabalhar com ela, cadastrando sua tabela de preços e prazos em nossa ferramenta nativa de Fretes, como falei logo no início do texto.

É fundamental pesquisar bastante para não pagar muito caro. Afinal, esse processo não precisa ser dispendioso para sua empresa — e muito menos para o cliente.

 

3. Gateways de Transporte

Existem hoje empresas dedicadas a cuidar do processo de envio de mercadorias, onde por meio dele é possível gerenciar um grande número de transportadoras, e centralizar suas operações.

Muitas transportadoras não oferecem sistemas eficientes, onde podemos consultar o prazo de entrega de uma determinada encomenda, ou até mesmo gerenciamentos de coletas, impressão de etiquetas. Estes gateways vieram para resolver este problema, e oferecer uma operação de transporte mais eficiente e profissional.

São estas empresas: Intelipost, Frenet, Simfrete. Obviamente cada uma oferece serviços exclusivos, e preços diferentes. Algumas delas já temos integração. Consulte-nos para mais detalhes.

 

4. Entregas alternativas

Existem outras soluções para simplificar sua logística dependendo da localização da empresa, como nos casos de envio condicional:

  • Moto-entregador ou veículo de entrega expressa: quando o destinatário está próximo ao seu estoque, dentro de capitais e suas respectivas regiões metropolitanas;
  • Retirar na loja: o consumidor paga pelo site e retira diretamente na sede.

 

Frete sedutor

Outra dica excelente é investir na divulgação de descontos exclusivos, como a isenção de frete, seja nas redes sociais, emailmarketing, banners no site. Costuma ser uma ótima chamada para conversão.

 

Recomendamos sempre trabalhar com mais de uma opção de frete, para que ofereça sempre opções diferentes de custo de envio x prazo de entrega. Essas sugestões simples podem expandir seu negócio e aumentar suas chances de converter os acessos em clientes satisfeitos.