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4 dicas para vender mais em marketplaces no começo do ano

O início do ano é um momento importante para vendedores de diferentes nichos em marketplaces. Com um novo ciclo se iniciando, é a oportunidade perfeita para renovar estratégias, atrair mais clientes e impulsionar as vendas.

No cenário digital cada vez mais competitivo, dominar as estratégias certas pode ser a chave para o sucesso. Mas para ter êxito nessas estratégias, é necessário ter metas definidas capazes de atrair e reter seus clientes, trazendo um aumento significativo nos acessos e nas vendas.

Quer saber como ter as melhores estratégias e alavancar o seu e-commerce nos maiores marketplaces do mercado? Confira as dicas a seguir!

Estratégias de marketplace para vender mais

Responsável por conectar vendedores e compradores em um só local, o marketplace online oferece uma série de benefícios significativos tanto para os consumidores quanto para os vendedores, tornando-se bastante útil para quem trabalha com vendas e deseja alavancá-las em um período, como no início do ano.

Isso porque os marketplaces têm um grande número de visitantes diários, o que aumenta significativamente a exposição dos produtos, permitindo que os vendedores alcancem um público mais amplo do que teriam em suas próprias lojas online.

Dentre os muitos benefícios dos marketplaces, destacam-se:

  • foco em mais qualidade dos produtos e serviços;
  • facilidade nas transações, simplificando o processo de compra;
  • credibilidade e confiança devido a suas políticas de proteção ao comprador, avaliações de produtos e vendedores, o que gera maior confiança nas compras online;
  • facilidade de comparação e variedade: possibilidade de comparar facilmente preços, características e opções de produtos de diferentes vendedores em um único local;
  • acesso a ferramentas e recursos: ferramentas de marketing, análise de dados e suporte ao cliente para ajudar os vendedores a otimizar suas operações e melhorar suas vendas;
  • oportunidades de crescimento internacional: alguns marketplaces operam globalmente, permitindo que vendedores alcancem clientes em diferentes países sem a necessidade de estabelecer uma presença local.

Com uma estratégia de vendas bem elaborada, é possível alavancar suas vendas logo no início do ano. Confira 4 estratégias para implementar no marketplace e vender mais:

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Fonte: Freepik

1 – Invista na descrição de seus produtos

No e-commerce, as descrições dos produtos não são apenas informações básicas, mas sim uma ferramenta estratégica. Por isso, tenha sempre informações detalhadas e precisas do produto ou serviço vendido pela sua loja, para, assim, os clientes entenderem sobre o que estão comprando.

As descrições de produtos para loja virtual podem responder a muitas das perguntas que os clientes possam ter, reduzindo a necessidade de entrar em contato com o suporte ao cliente, economizando tempo em ambas as partes.

Além disso, uma boa descrição, precisa e completa, pode ajudar a reduzir o número de devoluções e reclamações, pois os clientes têm expectativas alinhadas com o produto a ser adquirido. Para isso, é importante também ter boas fotos do produto para que o seu cliente se sinta atraído. Quanto mais clareza sobre o produto, maiores as chances de converter a venda.

Leve em consideração que a descrição do produto funciona como um vendedor, frente a frente com o cliente, falando sobre o assunto e buscando a melhor forma de deixar claro as informações e auxiliar na realização da compra em questão.

Quer saber mais sobre descrições de produtos? Confira o vídeo Como elaborar descrições de produtos que posicionam e convertem no e-commerce!.

2 – Crie campanhas promocionais

Com campanhas no marketplace, há maiores possibilidades de chamar a atenção de novos clientes. Oferecer descontos, promoções de primeira compra ou brindes pode ser um incentivo para atrair consumidores em potencial. 

No ambiente competitivo do e-commerce, oferecer essas promoções pode ajudar a diferenciar a marca e manter a competitividade, especialmente durante períodos sazonais ou de alta concorrência.

Vale ressaltar que essas promoções precisam ser planejadas cuidadosamente, mediante metas claras, considerando os custos envolvidos para garantir que os descontos não afetem negativamente a lucratividade a longo prazo.

Quando executadas estrategicamente, as campanhas promocionais podem ser uma poderosa ferramenta para impulsionar as vendas, atrair e reter clientes, além de fortalecer a presença da marca no mercado.

3 – Tenha sempre pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação permitem entender como os clientes estão percebendo sua marca, produtos, serviços e experiências de compra. Isso ajuda a identificar pontos fortes e áreas que precisam de melhoria.

No começo do ano, quando as atividades podem estar mais intensas ou as demandas podem mudar, as pesquisas de satisfação ajudam a identificar problemas emergentes ou mudanças nas expectativas dos clientes, por isso, é fundamental elaborar uma estratégia para melhorar o que é necessário e ter um bom nível de vendas no início do ano.

4 – Ofereça produtos e serviços para o começo do ano

Esse período é marcado por alguns eventos que impactam no mercado, como as voltas às aulas, carnaval e muitas pessoas também começam a fazer atividades físicas. Oferecer produtos relacionados a essas áreas pode atrair clientes interessados nesses temas específicos.

Portanto, é válido criar promoções e ofertas voltadas para esses assuntos, e caso seu negócio trabalhe com esses artigos, certifique-se que há estoque suficiente para suprir a demanda.

Implementando essas estratégias no marketplace, maiores são as chances de impulsionar a visibilidade do seu e-commerce e aumentar as vendas. Esteja sempre atento ao mercado, as tendências, preferências dos consumidores e use a criatividade para adaptar essas estratégias durante os períodos específicos do ano.

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