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Busca Orgânica: Como divulgar seu site de forma gratuita com SEO?

No mundo competitivo do marketing digital, ter um site é essencial para expandir sua presença  e alcançar seu público-alvo. No entanto, apenas criar um site não é suficiente, sendo necessário buscar formas de torná-lo cada vez mais visível para que as pessoas possam encontrá-lo mais facilmente, isso se dá com a busca orgânica.

Para otimizar esse trabalho, é aí que entra SEO (Search Engine Optimization), também conhecido como Otimização de mecanismos de busca. Continue lendo e descubra como o SEO pode ser o seu maior aliado na jornada do seu e-commerce na busca orgânica.

Como fazer meu site aparecer no Google com a busca orgânica?

Denomina-se SEO o conjunto de técnicas usadas para alcançar um bom posicionamento de páginas de um site no Google e em outros buscadores, gerando maior tráfego orgânico.

As técnicas de SEO atraem mais visitantes para o seu site sem a necessidade de pagar por anúncios, gerando um tráfego consistente e duradouro. Além disso, também:

  • melhora a visibilidade;
  • torna o seu site relevante;
  • facilita a classificação nas páginas de resultados de busca.

O SEO também tem um ótimo custo benefício a longo prazo, isso porque com as otimizações, os resultados orgânicos continuam alcançando mais pessoas, estabelecendo uma base sólida para o crescimento do seu site e maior interação com os usuários.

Conheça as principais estratégias de SEO para e-commerce

Essencial para qualquer e-commerce que busque alcançar um destaque no digital, o SEO não se trata apenas de otimizar o seu site para os controles de busca, mas também melhorar a experiência do usuário.

Para isso acontecer, é fundamental investir em um especialista de SEO para que as estratégias obtenham o sucesso desejado. Confira as principais estratégias:

1- Palavras-chave na busca orgânica

As palavras-chave são termos ou frases que os usuários digitam nas páginas de busca para encontrar informações, produtos ou serviços online. São cruciais no SEO, pois elas são capazes de identificar e classificar as páginas que correspondem ao conteúdo procurado.

Logo, ao otimizar seu site com as palavras-chave, você aumenta as chances de que ele seja exibido nos resultados de busca mais facilmente.

É importante ressaltar que ao utilizar palavras-chave específicas, há ainda a possibilidade de segmentar o seu público-alvo e atrair uma audiência com maiores chances de conversão.

2- Marketing de conteúdo orgânico

Sabemos que existem diversas estratégias de marketing para serem aplicadas no seu e-commerce, mas uma das mais importantes, sem dúvidas, é o marketing de conteúdo.

Criar um conteúdo relevante e de qualidade, que responde às perguntas e necessidades do seu público-alvo, aumenta a probabilidade de alcançar as primeiras classificações dos resultados de busca orgânica.

Isso porque com um conteúdo que seja informativo, bem estruturado e que transmita para o seu público que você domina aquele assunto, gera uma boa experiência para o usuário, pois dessa forma ele entende que encontrou as respostas que procurava, resultando em maior tempo de permanência no seu site.

Também fornece benefícios importantes, como:

  • atrai tráfego orgânico de qualidade: público específico interessado no conteúdo;
  • maiores chances de compartilhamento;
  • engajamento consistente com seu público;
  • melhora a audiência do seu site.

3- Meta description

Também conhecida como “meta descrição” é um pequeno texto que aparece logo abaixo do título e do link de uma página quando se faz uma pesquisa no Google, importante para atrair cliques e fornecer informações relevantes aos usuários.

Tem como função fornecer uma prévia do que pode ser encontrado ao acessar o link. Em geral, ela precisa ser concisa, informativa e persuasiva, para que os usuários sintam-se atraídos para acessar o seu link em vez de outros resultados apresentados.

É aqui que normalmente as palavras-chave pesquisadas pelos usuários são exibidas. Desse modo, ela precisa ser elaborada com atenção para ter um impacto positivo.

4- Meta Title

“Meta título” é uma das tags meta essenciais para o SEO, pois desempenha um papel crucial na classificação da página nos motores de busca. É exibido na barra de título do navegador e também é usado como título principal quando a página é exibida nos resultados de pesquisa.

Uma excelente oportunidade para fornecer um título descritivo e relevante que resume o conteúdo da página de forma clara e atraente para os usuários.

Dica importante: para obter o melhor desempenho no SEO, o meta title precisa ser único e exclusivo para cada página do seu site, assim você aumenta as taxas de cliques e atrai mais tráfego orgânico de qualidade.

5- Tempo de carregamento da página

Fator extremamente importante no SEO, a velocidade do carregamento do seu site refere-se ao tempo que leva para que todo o conteúdo da sua página possa ser carregado e exibido aos visitantes após eles clicarem em um link ou digitarem a URL no navegador.

Isso é uma das estratégias que mais influência diretamente na experiência do usuário, pois se uma página demora muito tempo para carregar, os visitantes tendem a ficar impacientes e partir para outra página, o que pode resultar em uma taxa de rejeição.

Por outro lado, se a página o seu site carrega rapidamente, isso torna positiva a experiência do visitante, aumentando as chances dele permanecer na página, explorar e interagir com o conteúdo. Quanto mais rápido o seu site carregar, melhor será a experiência do usuário e maior será a satisfação dos visitantes. Isso pode gerar muitos resultados:

  • maior taxa de conversão;
  • mais tempo gasto no site;
  • melhor classificação nas buscas.

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