Olá! Vamos neste texto orientar sobre como fazer um cadastro eficiente de produtos, e como isso pode influenciar positivamente nas conversões. Agradar ao Google com bons cadastros é uma ótima estratégia para aumentar as vendas.
Em breve você receberá o treinamento para realizar os cadastros das suas categorias e produtos no WapStore. Lá você perceberá que poderá fazer um cadastro simples, apenas para liberar a categoria/produto no site. Mas o motivo deste texto é justamente mostrar o por quê que você deve se esforçar e fazer o cadastro completo das informações.
O sucesso do seu projeto depende de vários fatores, e um dos principais é que seu site tenha visitas. E para receber visitas, temos estratégias que se dividem em 2 tipos:
Pagas (você precisa investir dinheiro para trazer visitas)
Existem algumas opções de investimento em mídias digitais, mas as mais famosas são:
– CPC, onde você paga pelo clique para a pessoa visitar seu site;
– CPA, custo por aquisição, onde você paga por pedidos efetuados.
Para estes casos você terá a ajuda do nosso departamento de marketing, para analisar e sugerir as melhores opções de investimento. Você provavelmente vai tratar isso após seu site ser publicado.
Orgânicas (você não tem custos pelas visitas)
Aqui temos algumas opções, mas a mais famosa é realmente o Google Orgânico, onde o Google faz uma análise em sua página e a indexa, mostrando seu resultado dentro de um ranking onde ele considera vários fatores para posicionar os resultados. Dentro destes fatores estão vários itens como: velocidade do site, qualidade do conteúdo, pessoas falando (linkando) suas páginas na internet.
Obviamente todos querem estar bem rankeados no Google, pois existe um grande volume de pesquisas diariamente, e um bom ranking em uma palavra importante para seu negócio, normalmente é sinônimo de vendas.
Mas para isso, vamos precisar da sua ajuda com relação aos conteúdos do site.
Categorias
Normalmente separamos um espaço nas categorias do site para que seja preenchido com um texto descritivo. Aqui não há uma receita simples, a ideia é que crie um texto exclusivo (nunca copie) com as informações que o seu público gostaria de ler sobre os produtos daquela categoria. Este texto é essencial para o bom rankeamento da página, a falta dele praticamente zera as possibilidades de um bom rankeamento.
Produtos
Na parte de produto, temos um campo de descrição, que deve ser preenchido da forma mais completa possível. Entendo que muitas vezes o produto a ser vendido oferece uma descrição única para todas as lojas, e fica difícil criar um conteúdo exclusivo. Nesse caso, o que conseguir criar de conteúdo diferenciado, ajudará em seu rankeamento.
Temos também o menu “Google”, onde você pode preencher o campo “description”. O conteúdo deste campo irá aparecer lá no Google, neste espaço:
Este campo description aceita em média 160 caracteres. Recomendamos ficar dentro deste total. A ideia é ser bem convincente neste texto e procurar se destacar, tentando fazer com que o usuário escolha o seu resultado em vez dos outros 9 concorrentes.
No WapStore temos uma configuração padrão para a description dos produtos. Você terá a opção de cadastrar uma description específica por produto, mas caso não preencha, colocaremos a padrão. Este texto você pode especificar, mas normalmente colocamos algo do tipo:
“Nome do produto” em “x vezes sem juros” é só aqui. Compre já com Frete grátis para todo Brasil.
Ali também está disponível um campo de descrição curta, que seu projeto pode ou não ter. Normalmente utilizamos para dar uma informação extra sobre o produto. Analisamos a necessidade deste campo a cada projeto.
Google Trends
Uma dica importante também é entender como os usuários pesquisam no Google pelo seu produto/categoria. Para isso temos uma ferramenta bem interessante, o Google Trends. Lá você pode pesquisar pelas variações de palavras. Por exemplo, você acha que as pessoas pesquisam mais por “ar condicionado” ou por “condicionador de ar”? Veja abaixo:
O maior volume está na busca por ar condicionado, então não valeria a pena focar na palavra condicionador de ar.
Obs. Lembre de marcar a caixa para resultados no Brasil.
Extra (landing pages)
Com o tempo, você poderá identificar que existem pesquisas mais específicas no Google, e que você tem produtos para atender.
Por exemplo, nosso cliente Dufrio trabalha com ar-condicionado, e com o tempo percebeu que existia muitas pesquisas para aparelhos quente e frio, então decidiu criar uma página específica para atender esta demanda.
Neste caso eles criaram uma nova página (secundária) com um texto bem produzido, falando sobre os benefícios destes aparelhos, e mostrando todos os aparelhos disponíveis que atendem esta demanda.
Perceba a qualidade desta estratégia, onde oferecemos um conteúdo de qualidade para resolver uma dúvida específica, e mostrando ali diretamente os produtos para a pessoa fazer sua compra. Isso pode ser muito útil para seu projeto.
De forma resumida, a mensagem deste texto é: faça cadastros de categorias e produtos com excelência, pois isso fará com que suas vendas aumentem. Sabemos que seu projeto pode ter várias categorias, vários produtos, e que pode ser difícil produzir tanto conteúdo, mas sua dedicação poderá fazer a diferença.