A Black Friday e-commerce é um dos eventos mais aguardados do ano. Consumidores do mundo inteiro se planejam para fazer compras nessa época com o intuito de aproveitar ao máximo todos os descontos disponíveis. Isso pode parecer uma maravilha para quem tem loja virtual, mas é preciso ter cuidado.
Quem trabalha com e-commerce precisa saber como preparar seu site para a Black Friday, sem discussão. A demanda é altíssima, e a competitividade nem se fala! O potencial das vendas é enorme; por isso, organização e planejamento devem ser o primeiro passo. Acompanhe aqui algumas dicas!
O que é a Black Friday?
Tradicionalmente, a Black Friday acontece na quarta sexta-feira de novembro. A data é associada às compras de final de ano, com milhares de promoções e ofertas diferentes. É, portanto, uma das épocas mais importantes para o varejo, tanto on-line quanto físico.
Esse fenômeno surgiu nos Estados Unidos, aproximadamente na década de 1950, e acontecia na última sexta-feira de novembro, após o feriado de Ação de Graças. No Brasil, a Black Friday e-commerce começou em 2010, mas só se popularizou mesmo alguns anos mais tarde.
Como se preparar para a Black Friday?
Finalmente chegamos à questão mais importante. Como se preparar para a Black Friday no e-commerce? Apesar dos avisos de cautela, organização e planejamento, o que precisa ser feito é bem fácil. O único ponto é a necessidade de uma execução correta. Assim, as vendas aumentam e, se tudo corre bem, consequentemente a sua reputação se desenvolve.
Construir uma arquitetura de negócios com antecedência será a virada de chave para descobrir como vender mais na Black Friday. Nós separamos alguns dos itens mais importantes aos quais se deve prestar atenção nesse período de planejamento. Confira!
1. Alta demanda e gestão de estoque
A demanda que surge durante a Black Friday é diferente da que ocorre em todos os outros períodos do ano. O volume da procura é muito alto; portanto, ter uma gestão de inventário eficiente é o ponto principal. Primeiro, tenha certeza de que o estoque sazonal esteja bem organizado. Em seguida, faça o mesmo com os produtos mais procurados fora dessa época.
Ter uma boa gestão de estoque precisa ser prioridade. Caso contrário, há o risco de muitas vendas serem perdidas. Com produtos fora de estoque, a experiência do cliente volta para a estaca zero, podendo impactar de maneira grave a reputação da loja.
2. Logística e entrega
Com o grande fluxo de pedidos durante a Black Friday, a logística tem que estar tão afiada quanto o estoque. Isso é importante, porque os prazos de entrega também fazem partem da competição do período sazonal.
Para conseguir cumprir os prazos e deixar os clientes felizes, tenha boas parcerias com transportadoras. Também é necessário um planejamento robusto para entregas durante a Black Friday.
3. Estratégias de marketing digital
Investir em estratégias de marketing digital específicas para a Black Friday pode aumentar significativamente as vendas da sua loja. Uma estratégia interessante é fazer o uso de campanhas pagas, e-mails promocionais e anúncios direcionados. Tudo isso atrai mais tráfego, podendo converter visitantes em clientes.
4. Parcerias para a Black Friday
Uma dica é montar um time completo de parcerias para alavancar as vendas. Isso significa alinhar uma estratégia com fornecedores, influenciadores e outros profissionais para divulgar as promoções e criar um conteúdo personalizado. Também não se esqueça de ter uma boa conexão com os abastecedores do estoque para conseguir atender à alta demanda.
5. Testes no site e nos canais de venda
Nada é pior do que entrar em um site de e-commerce que não funciona durante a Black Friday. Faça o máximo possível de testes no site e nos canais de venda para não ter problemas técnicos durante o pico de venda.
Converse com a equipe que cuida da sua plataforma para saber se o site passará ileso pelo volume de acessos simultâneos muito mais altos que o normal. Veja também se os sistemas de pagamento e de checkout estão funcionando corretamente.
6. Equipe preparada
Por fim, a equipe precisa estar pronta para lidar com o aumento da demanda. Treine seus colaboradores para garantir que eles estejam aptos a resolver problemas e a manter a qualidade do atendimento, mesmo com o volume elevado de vendas. Se necessário, contrate temporários para dar suporte durante a época.
Como vender mais na Black Friday?
Aumentar as suas vendas durante a Black Friday depende não só de uma boa preparação, mas também da criação de estratégias voltadas para converter os visitantes do seu e-commerce em compradores. Algumas táticas específicas podem ajudar nesse processo.
1. Kits de produtos
Oferecer kits de produtos é uma excelente estratégia para aumentar o ticket médio das compras. Ao combinar itens que se complementam, você estimula os clientes a adquirirem mais de uma unidade e, ao mesmo tempo, oferece mais valor ao consumidor.
2. Promoções exclusivas
A Black Friday é sinônimo de promoções. Ofereça promoções exclusivas para a data, com descontos atrativos e condições diferenciadas. Isso atrai a atenção do consumidor e aumenta as chances de conversão.
3. Jornada do cliente personalizada
Criar uma jornada do cliente personalizada é uma excelente forma de se destacar. Isso pode incluir recomendações de produtos com base no histórico de compras ou na navegação do cliente, além de uma comunicação segmentada.
4. Monitoramento das campanhas em tempo real
Monitorar as campanhas em tempo real permite ajustar rapidamente as estratégias, aproveitando oportunidades e corrigindo falhas antes que elas prejudiquem as vendas. O monitoramento garante uma maior eficiência para as suas campanhas de marketing.
Pós-Black Friday
O período pós-Black Friday é o momento perfeito para investir na fidelização de clientes. Com um bom atendimento e prazos de entrega cumpridos corretamente, é possível transformar compradores pontuais em consumidores fiéis. Manter promoções e ofertas também podem incentivar a criação de laços com a marca.
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