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6 Dicas de E-mail Marketing: prepare seu e-commerce para a Black Friday

A Black Friday, considerada a época mais importante para o comércio, é o momento onde os varejistas oferecem descontos irresistíveis e promoções imperdíveis, atraindo multidões de compradores em busca de ofertas exclusivas. Por isso, é importante se atentar em dica para criar e-mail que converta.

Com o passar dos anos, a Black Friday expandiu-se além das lojas físicas para o mundo online, e agora, mais do que nunca, o e-commerce desempenha um papel fundamental nessa data. Inúmeras são as estratégias para conseguir vender mais, dentre elas, podemos destacar uma estratégia bastante utilizada que é a criação de e-mail marketing.

Continue lendo e aplique as 6 dicas para criar e-mail que preparamos e colha bons resultados durante e após a Black Friday!

A relevância do e-mail marketing na Black Friday

Nesse contexto altamente competitivo, a estratégia de e-mail marketing se destaca como uma ferramenta poderosa e eficaz para as vendas durante a Black Friday, proporcionando às empresas uma maneira única de alcançar e engajar os clientes.

O e inclui enviar mensagens relevantes, cumprimentá-los pelo nome, oferecer produtos ou serviços relacionados aos seus interesses anteriores e até mesmo enviar ofertas exclusivas com base no histórico de compra.

Confira as dicas para criar e-mail marketing em Campanha de Black Friday

Desde que seja usado de forma estratégica, respeitando a privacidade dos clientes e oferecendo conteúdo relevante e personalizado, o e-mail marketing pode maximizar o impacto das campanhas de vendas.
A seguir, confira 6 dicas de como criar esses e-mails e alcançar potenciais clientes:

1- Planejamento Antecipado

Por ser uma época onde a concorrência é bastante acirrada, o planejamento é a base para ter sucesso nas campanhas de e-mail marketing. Planejar com antecedência permite que você se prepare de maneira adequada, garantindo que todos os aspectos da campanha estejam prontos a tempo.

Definir as metas também são importantes para saber exatamente o que alcançar e como estruturar a estratégia em torno desses objetivos. Um exemplo disso, é o envio de e-mails com contagem regressiva para gerar gatilho de urgência e antecipar os clientes para o que está por vir na Black Friday. Isso despertará o interesse dos clientes e incentivará a abertura desses e-mails.

2- Mailing Segmentado

Um fator-chave para a estratégica de e-mail marketing, é aplicar a segmentação de e-mails. Isso envolve dividir a lista de contatos em grupos com base em critérios como:

  • interesses;
  • comportamentos;
  • localização geográfica;
  • histórico de compras;
  • dados demográficos.

Com isso, as mensagens serão direcionadas para cada tipo de segmento, aumentando a relevância das mensagens e as chances de atingir um público-alvo mais específico.

3- Automação de E-mails na Campanha Black Friday

A automação de e-mails é essencial para facilitar o envio das mensagens, é uma excelente dica para criar e-mail, pois ela permite a criação de fluxos que respondem automaticamente às ações e comportamentos dos assinantes, garantindo que os e-mails sejam entregues no momento certo para maximizar o engajamento e as tomadas de decisão.

Um exemplo de automação é quando o cliente abandona o carrinho de compras. Nesse caso, após um determinado período, pode ser enviado um e-mail de lembrete com os itens deixados no carrinho e um destaque para as ofertas de Black Friday.

4- Testes e Otimização

Esses dois passos permitem ajustar as campanhas para aumentar o engajamento do público-alvo e, consequentemente, aumentar as taxas de conversão.
Ao aplicar o
e-mail marketing é possível testar diferentes elementos como:

  • linhas de assunto e-mail;
  • conteúdo e oferta;
  • horários de envio;
  • design e layout;
  • CTA’s (chamadas para ação).

5- CTA’s que convertem na Black Friday

Para se destacar das demais marcas na Black Friday, as CTA’s (chamadas para ação) devem ser claras e convincentes. Elas precisam estar colocadas estrategicamente, com visuais que chamem a atenção, para que os leitores não precisem demorar muito tempo para encontrá-las.

Além disso, é importante estar atento às métricas a serem monitoradas durante a Black Friday, não somente as de cliques, conversão, e afins, mas principalmente a que estimula o Lifetime value, um indicador essencial para a saúde da sua empresa. Saber quanto dinheiro, em média, os clientes gastam e por quanto tempo eles usam o seu serviço pode ajudar a:

  • definir o orçamento máximo de marketing para não gastar demais;
  • encontrar falhas específicas que levam os clientes a desistir do serviço muito cedo;
  • encontrar oportunidades mal aproveitadas para melhorar a aquisição e retenção de clientes.

6- Pós-Black Friday e Fidelização:

O pós-venda após a Black Friday é um passo fundamental para transformar compradores únicos em clientes habituais e construir relacionamentos de longo prazo, visando a fidelização dos clientes. 

Para manter o interesse e o envolvimento dos clientes após esse evento, a consistência é a chave. O objetivo é construir um relacionamento de confiança, para que esses clientes voltem a comprar com a sua empresa e se tornem clientes frequentes. 

Uma alternativa de pós-venda é enviar um e-mail de agradecimento, incluindo recomendações de produtos com ofertas exclusivas. Oferecer um conteúdo relevante também funciona para, além de atender às necessidades dos clientes, aumentar a visibilidade da sua marca.

Aproveite as dicas para criar e-mail marketing e garanta o sucesso da sua Black Friday

Agora que você já sabe como o e-mail marketing pode atuar nas campanhas de Black Friday, é importante contar com uma plataforma que possa colocar essas dicas em prática, deixando seu e-commerce preparado para a alta demanda e a grande concorrência.

A Uappi é uma plataforma feita exatamente para negócios que não param de crescer, sendo assim, você conta com funcionalidades capazes de focar na proximidade e comprometimento com os resultados.

Além ainda de uma equipe especializada em solucionar diversos tipos de casos, tudo em um só lugar para gerar grandes resultados não só na Black Friday, mas durante toda a sua jornada no digital. Aproveite para conferir outras dicas para fazer e-mail marketing e aplicar essa estratégia com mais eficiência no seu negócio.

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