/Já ouviu falar da integração nativa? Entenda tudo sobre a ferramenta!
homem-adulto-fazendo-compras-on-line-dia-de-lazer-em-casa-homem-jovem-comprando-roupas-online.jpg

Já ouviu falar da integração nativa? Entenda tudo sobre a ferramenta!

Já pensou no que você pode fazer para garantir o sucesso da sua loja virtual? É possível alcançar esse patamar de várias maneiras. Mas, para chegar lá, a melhor aposta é ter uma plataforma completa, fazendo uso de diversas ferramentas, como a integração nativa

Esse tipo de integração torna uma plataforma de e-commerce completa, o que abre oportunidade de crescimento para a loja virtual. Isso acontece porque essa ferramenta é capaz de atender simultaneamente a demandas variadas, de diferentes origens. Ela é tão importante, que pode se tornar um ponto-chave na estratégia de vendas. 

O que é e como funciona a integração nativa?

Basicamente, uma integração nativa é a união de dois softwares desenvolvidos pelo mesmo fornecedor. Eles são incorporados diretamente à plataforma, sem a necessidade de terceiros ou de extensões adicionais. 

Esse tipo de integração é importante para manter as operações do e-commerce funcionando sem interrupções e com todos os seus pontos em sincronia. Tudo isso em tempo real, para que a rotina diária se dê suavemente e esteja sempre atualizada.

Na plataforma da Uappi, há integração de ferramentas usadas para colaborar com diversas áreas da loja virtual. Por exemplo: marketing, avaliações, fretes, pagamentos, entre outros.

Na plataforma, em “Apps”, dá para ver quais são os aplicativos integrados. Desse modo, é possível escolher quais são as funcionalidades ideais para o negócio, capazes de ajudar estrategicamente ou, ainda, de levar facilidades ao cliente da loja.

Integrações da Uappi

As integrações nativas permitem que os lojistas gerenciem suas vendas, seus dados, seus relatórios e também seus pagamentos de maneira centralizada. É, ainda, uma alternativa eficaz para melhorar a experiência do usuário e para otimizar os processos.

A Uappi tem um sistema de integração nativa com marketplaces, um ecossistema com parceiros da plataforma, como Magazine Luiza e Casas Bahia. Além disso, também existem integrações com instituições financeiras, como Mercado Pago e  PayPal, para que os clientes tenham opções variadas, seguras e rápidas. 

Já em relação ao marketing, as integrações da Uappi atuam visando automatizar os processos, por exemplo, dentro das plataformas de redes sociais. Além disso, elas também executam o mesmo trabalho nas demais ferramentas de marketing digital.

Vale mencionar que há, também, benefícios de logística ao utilizar uma integração de e-commerce, pois surge daí a oportunidade de conectar a loja virtual aos diferentes tipos de frete. As avaliações são outro ponto a ser considerado: na plataforma da Uappi, é possível se conectar com os serviços que as realizam.

O que é a integração não nativa?

Ao contrário da integração nativa, a não nativa usa extensões, diferentes processos ou intermédios para fazer a ligação entre os variados sistemas ou as diversas ferramentas. Uma integração do tipo não nativa é útil para plataformas que não pretendam oferecer as soluções.

Um exemplo é se a plataforma não tiver um sistema de CRM (Customer Relationship Management, na sigla em inglês). Nesse caso, o lojista tem a opção de encontrar uma integração não nativa para conectar um CRM externo ao e-commerce. 

A integração não nativa tende a ser flexível, por haver escolhas dentre um leque de opções. No entanto, há desafios técnicos de configuração e de manutenção, além de existir uma possibilidade grande de problemas de compatibilidade ou desempenho. 

Diferença entre integração nativa e API

As APIs (Application Programming Interfaces, na sigla em inglês) são um tipo de integração comum, mas nada similar às nativas. A integração API faz a ligação entre sistemas, aplicativos e serviços diferentes, facilitando a troca de dados e de funcionalidades. 

Nas integrações nativas, os sistemas interagem diretamente entre si, enquanto as APIs são os intermediários. Logo, possuem regras próprias e protocolos para essas interações, com configuração e manutenção específicas para cada ferramenta.

Vale frisar que esse tipo de aplicação exige um conhecimento técnico tanto para a sua implementação quanto para a sua manutenção. Isso pode se tornar um desafio (e um custo operacional extra) para uma loja virtual. 

Além disso, as APIs precisam ser monitoradas e atualizadas com frequência, para assegurar o funcionamento correto e seguro de cada uma delas. Principalmente pelo fato de elas lidarem com dados sensíveis dos clientes e do negócio.

Vantagens da integração nativa

A integração nativa traz uma série de vantagens para os negócios de uma loja virtual, em especial para e-commerces que operam em grande escala. Isso porque essa ferramenta é muito fácil de ser usada, configurada e aplicada aos negócios.

Um dos benefícios é o desempenho otimizado, já que as integrações foram feitas para conversar perfeitamente com a plataforma. Assim, é possível melhorar significativamente a performance e a eficiência operacional, com economia de tempo e de esforço.

Outro ponto positivo é que esse tipo de integração tende a ser mais seguro. Por essas ferramentas serem construídas e mantidas pelo mesmo fornecedor da plataforma, seguem os mesmos padrões de segurança.

Ainda, sem o uso de intermediários e, consequentemente, com o corte de manutenção das integrações, há uma redução de custos. A utilização das integrações nativas para a escalabilidade do negócio, com a adição de ferramentas conforme necessário, é outra vantagem.

Mais um aspecto importante é a melhoria no que diz respeito à experiência do cliente, já que toda a sincronização é feita em tempo real, sem falhas. Com isso, é possível garantir que os compradores tenham uma boa experiência ao adquirir os produtos da loja virtual.

Veja os benefícios da integração nativa com a Uappi!

A Uappi conta com integração nativa, dentro de um ecossistema bem-pensado e planejado, para a sua loja estar sempre operando de forma eficiente e sem interrupções. Entre em contato e veja como escalar o seu e-commerce!