Saber como funciona o cashback é extremamente importante para qualquer empresa de e-commerce. Esse recurso é uma forma bastante simples de conseguir vantagens na hora de fazer uma compra on-line.
Usar a estratégia de cashback traz muitos benefícios, tanto para os consumidores quanto para as empresas e os vendedores. O método pode funcionar de várias maneiras, ajudando a sua loja a ganhar destaque no meio de tantas outras.
O que é o cashback?
É fácil entender o que é cashback. Em tradução literal, o termo significa “dinheiro de volta”. Portanto, a cada compra feita, um pouco do valor investido retorna para o consumidor.
São várias as formas como o dinheiro é devolvido no programa de recompensa de uma loja. Isso se dá porque todo e-commerce tem a possibilidade de criar o próprio modelo.
Como funciona o cashback?
Antes, o cashback era normalmente atrelado a um cartão de crédito. Entretanto, hoje, já existem diversas formas de ganhar os pontos ou o dinheiro de volta, mesmo por meio de pagamento via débito e até por Pix, em alguns casos.
Independentemente do método de pagamento utilizado, com o cashback, parte do valor gasto retorna ao cliente, em geral como uma porcentagem da compra. A partir daí, vira um crédito para futuras aquisições. Isso permite que o consumidor acumule pontos e, depois, troque-os por produtos, serviços ou mesmo depósito em conta.
Além disso, cada loja pode estabelecer quanto o cliente vai receber de volta. A porcentagem não será sempre a mesma. Ela dependerá de fatores como: onde a compra foi feita, qual foi o produto adquirido, ou qual é o ticket médio daquele período.
Vale destacar que, mesmo havendo um sistema de cashback na loja digital, ele não é necessariamente ligado a possíveis descontos aplicados na hora da compra. Portanto, é necessário ter atenção.
Tipos de cashback
Há muitos tipos de cashback disponíveis hoje no mercado. A depender da loja, a maneira como essa vantagem funciona pode variar. Confira, a seguir, os mais comuns.
Sistema de pontos
Para as lojas virtuais, o sistema de pontos tende a ser bem popular, já que é fácil de ser implementado e alavanca a fidelização de clientes. Nesse caso, o dinheiro não volta diretamente.
Aqui, a forma como funciona o cashback é por cada aquisição feita, em que a pontuação acumula conforme o valor gasto. Um exemplo: a cada R$1 em produtos, o cliente pode ganhar 1 ponto. Ao longo do tempo, à medida que o consumidor for retornando para mais compras, ele terá a chance de efetuar a troca por recompensas.
Carteiras virtuais
Outra forma é por meio de carteira digital. Para isso, o cliente deve realizar as compras acessando um aplicativo específico, atrelado ao e-commerce. Assim, quem tem conta no app (por exemplo, o PicPay ou o Ame) pode efetuar o pagamento e receber o dinheiro ou os pontos.
O modelo é muito positivo para os consumidores, uma vez que possibilita economia de dinheiro. Em relação às empresas, é uma boa estratégia para atrair e reter clientes, pois há a oportunidade de aumentar as transações financeiras pela própria plataforma de e-commerce.
Cashback é seguro?
Em geral, o cashback é seguro. Para clientes, recomenda-se pesquisar sobre a loja na qual será feita a compra ou a instituição terceira que está oferecendo esse benefício.
Além disso, é preciso sempre verificar se ele tem algum tipo de vencimento (por exemplo, validade somente por três meses) ou se há alguma outra condição do programa. Também é importante conferir se há algo suspeito, como sites sem criptografia na hora do pagamento.
Vantagens do cashback
Depois de entender como funciona o cashback, não há dúvidas de que existem muitas vantagens em ter um sistema como esse operando em uma loja on-line. A mais óbvia para clientes é receber diretamente um percentual do dinheiro gasto de volta, ou na forma de pontos/créditos. Assim, é possível economizar na próxima compra.
Porém, além desse retorno financeiro, muitas vezes os clientes recebem alguns benefícios a mais ou um tipo de desconto especial. Isso reafirma aquela conexão emocional que todos os lojistas estão buscando.
No lado de quem vende, implementar esse modelo de benefícios significa atrair consumidores, além de reter e fidelizar os que já acompanham a loja. Além disso, representa um aumento na frequência de compras devido à motivação que o sistema traz. Às vezes, até o ticket médio cresce, dependendo do tipo de cashback utilizado.
Como implementar?
Implementar o cashback no e-commerce é bem fácil. Primeiro, ao utilizar uma plataforma própria ou de terceiros, é importante estabelecer boas regras do sistema, de modo que ele seja justo para a loja e que, de fato, recompense o cliente.
Nessas regras, podem estar incluídos fatores como porcentagem de retorno, categorias elegíveis, valor mínimo de compra e validade dos créditos — desde que a forma certa de acumular pontos seja clara para os consumidores.
Uma dica importante é promover o cashback do comércio após a implementação, para que os clientes já fidelizados aproveitem a novidade. Isso pode ser feito por e-mail, redes sociais e anúncios no site. Também é interessante disponibilizar o recurso FAQ com as regras, para esclarecer possíveis dúvidas, ou oferecer um suporte preparado para recebê-las.
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