Conquistar uma base sólida de consumidores é primordial para um e-commerce que pretende atingir grandes resultados. Para que isso seja possível, antes de tudo, é preciso saber como prospectar clientes.
Esta prospecção pode acontecer de diferentes formas, por meio de algumas técnicas, como as que você conhecerá por aqui!
O primeiro passo para o sucesso de sua loja!
A prospecção de clientes é o processo de identificar e buscar atrair potenciais clientes para seus produtos ou serviços. Ou seja, é o primeiro passo para que sua loja online consiga se destacar.
Ela é tão importante, que possibilita grandes vantagens para um negócio:
- aumento das vendas: sua empresa pode aumentar sua base de clientes e, consequentemente, suas vendas;
- expansão do mercado: pode permitir que sua marca alcance novos mercados e segmentos de clientes, aumentando sua presença no mercado e fortalecendo sua posição competitiva;
- feedback dos clientes: pode receber feedback valioso sobre seus produtos e serviços, permitindo adaptá-los para melhor atender às necessidades dos seus clientes.
Técnicas para prospectar clientes
Se você quer entender como prospectar clientes de uma maneira eficiente, é importante conhecer e usar técnicas eficientes.
Construção do perfil de público ideal
O perfil de cliente ideal (ICP) de uma marca, é o resumo das principais características do potencial comprador dela. Para obtê-lo, é preciso avaliar o atual banco de clientes, considerando quem compra com recorrência, reconhece os benefícios e acredita nos resultados.
Esta avaliação deve conter todas as informações a respeito desse consumidor ideal, como preferências, dores, gostos, entre outras. Quanto mais detalhadas forem, mais simples será o planejamento estratégico para atingir o cliente desejado.
E-mail marketing
O e-mail marketing é uma das formas mais efetivas de prospectar clientes, pois permite criar uma lista de contatos e enviar mensagens personalizadas, oferecendo seus serviços ou produtos. Para isso, procure fazer um e-mail direto e bem explicativo, utilizando estratégias como os gatilhos mentais, por exemplo.
Uso de tecnologias
Com o avanço digital, hoje em dia, há tecnologias que automatizam e facilitam a administração e a realização da prospecção de clientes, como:
- big data: favorece a coleta, armazenagem e análise de diversos dados, ajudando a levantar contatos de potenciais clientes;
- inteligência artificial: possibilita avaliar as informações levantadas dos contatos para definir se eles correspondem ao perfil de cliente ideal;
- automação: facilita e otimiza o processo de prospecção, ao automatizar etapas como envio de e-mails, classificação de clientes, entre outras.
Marketing de conteúdo
É uma estratégia muito eficiente para a atração e captação de novos clientes, funcionando através da produção de conteúdos relevantes e de qualidade, que visam ajudar o seu público-alvo a solucionar seus problemas.
Podemos concluir que prospectar clientes é mais do que fundamental para o sucesso de um negócio, mas ter uma plataforma capacitada e que te ajude a fazer isso com qualidade, é mais importante ainda.
A Uappi é completa e conta com recursos modernos e eficientes, que podem ajudar a implementar na prática todas essas técnicas de prospecção em seu e-commerce.