No mundo competitivo do marketing digital, ter um site é essencial para expandir sua presença e alcançar seu público-alvo. No entanto, apenas criar um site não é suficiente, sendo necessário buscar formas de torná-lo cada vez mais visível para que as pessoas possam encontrá-lo mais facilmente, isso se dá com a busca orgânica.
Para otimizar esse trabalho, é aí que entra SEO (Search Engine Optimization), também conhecido como Otimização de mecanismos de busca. Continue lendo e descubra como o SEO pode ser o seu maior aliado na jornada do seu e-commerce na busca orgânica.
Como fazer meu site aparecer no Google com a busca orgânica?
Denomina-se SEO o conjunto de técnicas usadas para alcançar um bom posicionamento de páginas de um site no Google e em outros buscadores, gerando maior tráfego orgânico.
As técnicas de SEO atraem mais visitantes para o seu site sem a necessidade de pagar por anúncios, gerando um tráfego consistente e duradouro. Além disso, também:
- melhora a visibilidade;
- torna o seu site relevante;
- facilita a classificação nas páginas de resultados de busca.
O SEO também tem um ótimo custo benefício a longo prazo, isso porque com as otimizações, os resultados orgânicos continuam alcançando mais pessoas, estabelecendo uma base sólida para o crescimento do seu site e maior interação com os usuários.
Conheça as principais estratégias de SEO para e-commerce
Essencial para qualquer e-commerce que busque alcançar um destaque no digital, o SEO não se trata apenas de otimizar o seu site para os controles de busca, mas também melhorar a experiência do usuário.
Para isso acontecer, é fundamental investir em um especialista de SEO para que as estratégias obtenham o sucesso desejado. Confira as principais estratégias:
1- Palavras-chave na busca orgânica
As palavras-chave são termos ou frases que os usuários digitam nas páginas de busca para encontrar informações, produtos ou serviços online. São cruciais no SEO, pois elas são capazes de identificar e classificar as páginas que correspondem ao conteúdo procurado.
Logo, ao otimizar seu site com as palavras-chave, você aumenta as chances de que ele seja exibido nos resultados de busca mais facilmente.
É importante ressaltar que ao utilizar palavras-chave específicas, há ainda a possibilidade de segmentar o seu público-alvo e atrair uma audiência com maiores chances de conversão.
2- Marketing de conteúdo orgânico
Sabemos que existem diversas estratégias de marketing para serem aplicadas no seu e-commerce, mas uma das mais importantes, sem dúvidas, é o marketing de conteúdo.
Criar um conteúdo relevante e de qualidade, que responde às perguntas e necessidades do seu público-alvo, aumenta a probabilidade de alcançar as primeiras classificações dos resultados de busca orgânica.
Isso porque com um conteúdo que seja informativo, bem estruturado e que transmita para o seu público que você domina aquele assunto, gera uma boa experiência para o usuário, pois dessa forma ele entende que encontrou as respostas que procurava, resultando em maior tempo de permanência no seu site.
Também fornece benefícios importantes, como:
- atrai tráfego orgânico de qualidade: público específico interessado no conteúdo;
- maiores chances de compartilhamento;
- engajamento consistente com seu público;
- melhora a audiência do seu site.
3- Meta description
Também conhecida como “meta descrição” é um pequeno texto que aparece logo abaixo do título e do link de uma página quando se faz uma pesquisa no Google, importante para atrair cliques e fornecer informações relevantes aos usuários.
Tem como função fornecer uma prévia do que pode ser encontrado ao acessar o link. Em geral, ela precisa ser concisa, informativa e persuasiva, para que os usuários sintam-se atraídos para acessar o seu link em vez de outros resultados apresentados.
É aqui que normalmente as palavras-chave pesquisadas pelos usuários são exibidas. Desse modo, ela precisa ser elaborada com atenção para ter um impacto positivo.
4- Meta Title
“Meta título” é uma das tags meta essenciais para o SEO, pois desempenha um papel crucial na classificação da página nos motores de busca. É exibido na barra de título do navegador e também é usado como título principal quando a página é exibida nos resultados de pesquisa.
Uma excelente oportunidade para fornecer um título descritivo e relevante que resume o conteúdo da página de forma clara e atraente para os usuários.
Dica importante: para obter o melhor desempenho no SEO, o meta title precisa ser único e exclusivo para cada página do seu site, assim você aumenta as taxas de cliques e atrai mais tráfego orgânico de qualidade.
5- Tempo de carregamento da página
Fator extremamente importante no SEO, a velocidade do carregamento do seu site refere-se ao tempo que leva para que todo o conteúdo da sua página possa ser carregado e exibido aos visitantes após eles clicarem em um link ou digitarem a URL no navegador.
Isso é uma das estratégias que mais influência diretamente na experiência do usuário, pois se uma página demora muito tempo para carregar, os visitantes tendem a ficar impacientes e partir para outra página, o que pode resultar em uma taxa de rejeição.
Por outro lado, se a página o seu site carrega rapidamente, isso torna positiva a experiência do visitante, aumentando as chances dele permanecer na página, explorar e interagir com o conteúdo. Quanto mais rápido o seu site carregar, melhor será a experiência do usuário e maior será a satisfação dos visitantes. Isso pode gerar muitos resultados:
- maior taxa de conversão;
- mais tempo gasto no site;
- melhor classificação nas buscas.
Escolha a plataforma ideal para busca orgânica do seu site
Desenvolvida para e-commerces de sucesso, a Uappi é a plataforma ideal para aplicar todas essas estratégias de SEO, pois possui as funcionalidades corretas e uma equipe especializada para entregar os melhores resultados.
Referência no mercado de e-commerce, a Uappi vem transformando a realidade de muitos clientes há anos. Assim como eles, o seu negócio também pode obter um crescimento real com as soluções e serviços exclusivos da Uappi.
Você ainda conta com um time de profissionais dedicados a proporcionar a melhor experiência para seus clientes, por meio de integrações, atualizações do mercado e dicas para manter-se sempre em destaque.
Para saber mais e transformar o seu negócio, acesse e conheça a Uappi!