O sucesso em um negócio só pode ser alcançado a partir do momento em que as metas e objetivos traçados anteriormente, sejam concluídos. Dessa forma, é fundamental ter um plano de marketing, que a ajude a entender o que deve ser feito para isso ser possível.
Sabendo disso, é hora de entender como elaborar um plano de marketing em seu negócio e, assim, obter os resultados desejados.
Por que ter um plano de marketing?
Ter um plano de marketing contribui de diferentes formas para um negócio. Além de deixar claro o que deve ser feito para que o objetivo da empresa seja alcançado, ele garante eficiência e segurança neste processo.
Ele ainda ajuda no controle de gastos da empresa e no registro das suas ações, mostrando o que deu certo e o que não deu. É preciso deixar claro, também, que ele não tem um modelo padrão, tendo como essencial a documentação das suas atividades.
Como elaborar?
Para deixar mais claro, veja este passo a passo de como elaborar um plano de marketing estratégico:
Liste as principais informações sobre a empresa
A primeira coisa a se fazer é listar as principais informações sobre a empresa, como: tempo de atividade comercial, nicho de mercado, produtos comercializados, diferenciais e objetivos do plano de negócios.
Analise seu concorrentes
Analisar os concorrentes, quanto aos seus objetivos e ações é crucial para o desenvolvimento de seu negócio, sendo necessário olhar para o que já fizeram e o que ainda não, para que assim você possa entender o que é vantajoso realizar.
Analise o mercado
Não basta apenas olhar especificamente para os concorrentes, é preciso olhar para o mercado como um todo também, considerando fatores, como: econômicos, socioculturais, políticos e legais. Uma dica eficiente para isso, é fazer uma análise SWOT, listando as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
Conheça seu público
Saber o público alvo de sua empresa fará com que seu plano de marketing esteja direcionado para o lugar certo. Por isso, é interessante criar uma persona, pensando nos seguintes dados:
- dados demográficos: idade, gênero, localização, profissão e renda;
- necessidades: dores, desejos e medos;
- interesses: comportamentos, estilos de vida e hábitos.
Crie os objetivos de sua empresa
Para conseguir resultados expressivos, é primordial saber os objetivos a serem cumpridos, alinhando-os com as metas da empresa. Por isso, olhe o planejamento estratégico e reúna uma equipe capacitada para definir quais serão esses objetivos.
Defina as ações
Após listar os objetivos, é hora de definir quais serão as ações de seu plano, sendo preciso pensar em ações de atração, fidelização e conversão de clientes.
Faça um cronograma
Por fim, é preciso criar um cronograma com essas ações definidas, registrando todos os pontos importantes, principalmente as datas mais relevantes para o e-commerce. Assim, a equipe responsável poderá seguir o que estiver registrado, garantindo sua melhor execução.
Um jeito fácil para se planejar
Criar um plano de marketing é fácil e pode ficar mais ainda, com o auxílio de uma plataforma robusta e completa, como a Uappi, que tem soluções inteligentes e recursos tecnológicos, que contribuem na implementação de suas ações.
Além disso, agora ela também permite que você se planeje de forma prática, por meio de seu novo desenvolvimento: o calendário e-commerce 2023, te deixando por dentro das maiores e mais importantes datas do ano.
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