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A importância das descrições de produtos no e-commerce: 4 dicas para atrair e conquistar clientes

A descrição de produtos precisa estar presente no e-commerce, possibilitando um crescimento altamente significativo das vendas. O cenário pós-pandemia, levou a um aumento substancial nas compras online.

A época da Black Friday, evento de compras tradicional que acontece anualmente, é um momento importante para gerenciar o e-commerce de forma estratégica. Isso porque é um evento que está diretamente ligado à capacidade de atender à alta demanda por produtos em promoção, impulsionando o crescimento do e-commerce.

Para obter sucesso nessa época, cuidar do estoque e da descrição de produtos tornam-se fatores extremamente importantes para atrair, ajudar a informar e convencer o consumidor a realizar suas compras, resultando no sucesso das vendas durante a Black Friday. Saiba mais!

Por que as descrições de produtos são cruciais?

Os consumidores tomam decisões de compras com base nas informações que eles recebem, logo, uma descrição de produto que fornece todos os detalhes, destacando pontos fortes do produto, seus benefícios e como ele pode atender às necessidades e expectativas de quem está pesquisando, pode ajudar a gerar uma venda.

Ainda mais em um mercado altamente competitivo, descrever essas características únicas, inovações ou benefícios exclusivos, são uma maneira de se diferenciar em meio aos concorrentes, além de influenciar positivamente a decisão de compra do consumidor.

Como criar descrições de produtos eficazes

Durante a Black Friday, a competição entre os produtos e marcas é bastante acirrada. Ao definir e deixar as descrições de produtos bem elaboradas, com linguagem clara e objetiva, elas podem cativar a atenção dos consumidores, criando um senso de urgência e entusiasmo para aproveitar as ofertas dessa época do ano.

Criar a descrição de produtos detalhada melhora a visibilidade dos produtos nos resultados de pesquisa, aumentando a chance de atrair um público mais amplo para o site, possibilitando transparência, segurança e confiança aos consumidores.

Veja a seguir 4 dicas importantes a serem consideradas para criar uma descrição de produtos relevante e que maximize as vendas no seu e-commerce:

Elementos Essenciais na descrição do produto

O primeiro ponto a ser destacado na descrição do produto é fornecer as informações essenciais sobre o produto, listar os elementos-chave, como:

  • características gerais;
  • especificações técnicas;
  • tamanho e medidas;
  • recursos e benefícios;
  • material utilizado na fabricação do produto.

Vale ressaltar que, nessa época, os volumes de pedidos podem aumentar exponencialmente. Sendo assim, contar com um multiestoque pode ser uma estratégia muito eficaz para organizar e gerenciar os processos da sua loja, atender as demandas e melhorar a experiência do cliente.

Outro fator importante, torna-se até indispensável, é fornecer as informações sobre as políticas de garantias e trocas, assim, além do consumidor estar ciente de todas as informações do que está comprando, evita situações indesejadas pós-compra.

Abordagem para diferentes tipos de produtos

Para vender os produtos online, as descrições de produtos precisam ser trabalhadas e adaptadas para cada tipo de produto. Sabe-se que um produto de uma loja de roupas masculinas, certamente, não terá as mesmas especificações de um produto de uma loja de roupas femininas.

Para cada situação, as abordagens precisam ser adaptadas conforme o produto em questão, porém, algumas dicas são práticas e válidas para todos os departamentos:

  • identifique e destaque os benefícios exclusivos para atrair a atenção do consumidor;
  • use linguagem descritiva que seja capaz de dar uma imagem real do produto na mente do consumidor;
  • busque características e pontos indispensáveis que sejam capazes de tocar nas emoções do consumidor;
  • inclua comentários ou avaliações, sugestões dos clientes satisfeitos para gerar segurança e confiança;
  • mencione promoções por tempo limitado, ou ainda em estoque, para incentivar e criar o senso de urgência.

De toda forma, leve em consideração que a descrição do produto funciona como um vendedor, frente a frente com o cliente, falando sobre o assunto e buscando a melhor forma de deixar claro as informações e auxiliar na realização da compra em questão.

Ferramentas e recursos para aprimorar descrições de produtos

A descrição dos produtos pode ser um desafio para alguns empreendedores, mas para facilitar esse processo de criação, existem algumas ferramentas online, bem como recursos para desenvolver essas habilidades ao longo do tempo.

As ferramentas de inteligência artificial podem ajudar a desenvolver as descrições de produtos, além de ajudar na otimização de SEO, servindo como um meio para potencializar os resultados de busca. Algumas conhecidas são:

  • chatgpt: oferece textos e com base nas palavras-chave relevantes;
  • grammarly: essa ferramenta fornece uma escrita clara e atraente, com gramática e ortografia mais profissional;
  • yoast SEO: ajuda a aprimorar e melhorar a otimização nos mecanismos de busca do seu site;
  • google ads: ajuda a encontrar as palavras-chave relevantes para melhorar a organização dos produtos e melhorar a visibilidade nos resultados de pesquisa.

Invista em descrições completas e objetivas

No e-commerce, as descrições dos produtos não são apenas informações básicas, mas sim uma ferramenta estratégica, logo, investir tempo e esforço na criação de um conteúdo relevante para os consumidores serve para envolver, informar e influenciar na tomada de decisão dos consumidores.

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Para auxiliar nessa jornada do seu e-commerce, a Uappi desenvolveu um material gratuito para ajudar no desenvolvimento das descrições de produtos da sua loja online.

Veja o nosso vídeo do youtube: como elaborar descrições de produtos que posicionem e convertam no seu e-commerce:

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