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Dicas e estratégias para manter um bom estoque de loja virtual

Você sabe como administrar um estoque de loja virtual? Entende por que ele é tão importante? A boa gestão é essencial para o sucesso de qualquer e-commerce, pois é isso que vai garantir que os produtos estejam disponíveis aos clientes, levando a uma experiência melhor. 

Para quem trabalha com vendas on-line, compreender a importância do controle de estoque e saber lidar com os desafios vai ser indispensável na hora de manter o negócio competitivo e eficiente. Por exemplo, entender como agir corretamente em momentos de rupturas e de custos elevados.

Principais desafios da gestão de estoque

Conseguir fazer uma gestão de estoque de modo inteligente não é tão simples. Em primeiro lugar, muitos lojistas enxergam o inventário só como uma maneira de acompanhar o que entra e o que sai, sem entender que ele não é um evento isolado no negócio.

Um dos desafios que vem com a gestão é a previsão de demanda. Isso pode ser algo complexo devido às variações no comportamento do consumidor, ao excesso ou à falta de produtos, a problemas de logística de entrega e até as dificuldades de armazenamento. 

O estoque de loja virtual precisa, portanto, ser monitorado com frequência e com atenção. Desse modo, eventuais problemas podem ser contornados antes de causar algum prejuízo, seja ele financeiro, seja de imagem da sua marca (o que, por sinal, também leva a perdas de dinheiro).

Dicas para otimizar o estoque da sua loja virtual

Agora que você já sabe que o estoque de loja virtual está intrinsecamente conectado ao seu negócio e à sua marca, conheça algumas dicas importantes para colaborar na otimização do seu inventário. Elas vão do planejamento até o uso de tecnologia e de automação.

Faça um planejamento e defina objetivos

O primeiro passo para uma boa gestão é o planejamento de estoque. Essa é a única forma de definir metas tangíveis sobre o volume de produtos, com processos bem-estabelecidos sobre o controle de inventário e os objetivos de vendas para diferentes períodos. 

Além disso, é importante destacar quais serão os objetivos de taxa de giro e nível de cobertura de estoque. Tudo isso para evitar acúmulo de itens desnecessários ou possíveis rupturas, o que leva a um tipo de prevenção de riscos.

Verifique se o modelo de estoque é adequado

Existem vários tipos de gestão de estoques para e-commerce. Por isso, é importante avaliar qual é o modelo de inventário usado na loja virtual e se ele está cumprindo as necessidades do negócio. 

Entre os modelos mais comuns, estão o estoque centralizado e o descentralizado, além do método de cross-docking, cada um com suas vantagens e desvantagens. Escolher o certo para o seu negócio permite uma maior eficiência na logística de inventário, com um controle mais preciso e uma entrega mais rápida.

Avalie a logística de entrega

A logística de estoque é outro passo extremamente importante de toda a gestão, pois ela garante o último passo de todo o processo da venda: a entrega. Se a experiência de recebimento do produto for satisfatória para o cliente final, todas as partes envolvidas saem ganhando.

Para a logística ser bem-estruturada, o lojista precisa considerar o espaço físico de armazenamento. Também se deve organizar adequadamente tudo que envolva a separação de pedidos e o tempo necessário para cada etapa, como embalagem e rotulagem dos itens. 

A parte da logística, se for bem-organizada, garante uma entrega rápida e com o mínimo de falhas possível. Tudo isso afeta diretamente a experiência do cliente e a reputação da loja.

Use previsões de demanda

Tenha uma boa previsão de demanda para evitar rupturas e excesso de estoque de loja virtual. Para fazer isso, utilize os dados históricos de vendas e o uso de ferramentas de análise para antever os períodos de maior demanda (como durante o final de ano, por exemplo), de modo a se preparar adequadamente. 

O uso de previsões de demanda permite que você ajuste o seu estoque de acordo com o comportamento do consumidor. Assim, é possível evitar perdas e aumentar a eficiência do negócio.

Automatize a gestão de estoque

Automatizar o controle de estoque do seu e-commerce também é uma estratégia poderosa para otimizar o processo e reduzir erros. Isso porque o sistema de automação dá a oportunidade de monitorar o inventário em tempo real, além de programar alertas para reposição e realizar ajustes automáticos conforme a demanda. 

Tudo isso colabora, e muito, para economizar tempo. Além disso, aumenta significativamente a acurácia dos processos utilizados na empresa, evitando diversos tipos de problemas.

Impacto da gestão de estoque na experiência do cliente

Um gerenciamento de estoque eficaz é a base da boa experiência do cliente. Se os produtos estiverem sempre disponíveis e forem entregues rapidamente, o consumidor vai confiar mais na sua loja, o que aumenta as chances de fidelização. 

O controle de estoque eficiente é um dos principais motivadores para manter a imagem da loja positiva no mercado. Justamente por conta disso, é necessário ver o inventário como parte integral do negócio, já que ele se torna uma estratégia de vendas. 

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