Qualquer empresa, principalmente se atuar on-line, precisa ter uma boa organização de estoque. Toda a parte de gestão e de controle dos produtos deve estar no topo da lista de prioridades. Porém, nem todo mundo sabe que existem vários tipos de estoque.
É comum pensar naquele almoxarifado cheio de caixas em corredores que não acabam mais; essencialmente, o inventário físico. Ele, de fato, existe, mas não é a única opção de uma empresa.
O que é um estoque?
Quando se trata de e-commerce, o estoque representa todos os itens disponíveis para venda na loja on-line. Ele é muito simples: consiste no lugar onde são guardados cada um dos produtos de uma empresa.
O local pode armazenar itens de todo tipo, como matérias-primas e insumos para produção do que será comercializado, mercadorias em processo de fabricação e produtos já prontos para venda.
Qual é a importância do estoque no e-commerce?
O estoque é um dos pontos centrais de qualquer negócio. Por isso, a eficiência operacional dele é essencial. Ela possibilita que os clientes tenham a mercadoria que desejam. Acho que aqui na verdade nós precisamos destacar a importância da gestão de estoque para o lojista. Ex: A falta de estoque pode gerar uma quebra de experiência do seu cliente.
Para ser eficiente, o equilíbrio é a melhor opção. É preciso pensar na entrada e na saída de produtos, sem causar falta ou excesso dos itens da loja virtual. Ou seja, deve-se atender à demanda, sem, no entanto, comprometer orçamentos ou causar motivos para insatisfação.
Entender os modelos de estoque é o primeiro passo para escolher o que se adapta melhor ao negócio. Existem várias opções que podem ser utilizadas. A seguir, você confere as cinco mais populares.
Tipos de estoque
1. Estoque físico único
Esse é um dos tipos de estoque mais clássicos, similar ao de uma loja física, com um armazém específico para abrigar todos os itens do e-commerce. Ele tem os produtos em pronta-entrega, dependendo do tipo de consumo.
O estoque físico oferece o benefício de uma gestão única, por ter todos os produtos centralizados em um único local. Porém exige um excelente sistema de controle, para não ter perdas e falhas de logística.
Outro ponto de atenção é referente aos envios, já que, com apenas um centro de distribuição (CD), pode haver problemas na agilidade e na rapidez das entregas, algo que tende a pesar na reputação.
2. Estoque descentralizado
Esse modelo difere do anterior devido à quantidade de centros de distribuição: há mais de um em qualquer região. A grande vantagem do estoque descentralizado é a maior velocidade de entrega, resultando em prazos menores.
Outro benefício do modelo é a redução de custos em transporte, uma vez que o ponto de partida estará mais próximo do cliente. Porém, esses pontos positivos vão sempre depender de onde os CDs estarão espalhados.
Em contrapartida, uma desvantagem desse modelo são os possíveis custos com os armazéns, além do controle e da gestão dos espaços para haver sinergia entre todos os locais onde existem estoques da loja.
3. Estoque compartilhado
Dos tipos de estoque já citados, esse é o mais simples de entender: é um único depósito que está sendo usado por mais de uma empresa. O modelo pode ser uma boa ideia para quem tem um ponto físico e virtual, pois possibilita economia de aluguel de armazéns, de despesas operacionais e de manutenção do espaço.
Ele também é bom para quem deseja integrar os estoques, evitando o gerenciamento de cada um separadamente. Porém, é preciso evitar ao máximo que os produtos indisponíveis sejam vendidos, pois isso pode frustrar os consumidores.
4. Estoque consignado
O estoque consignado é uma boa opção caso o seu comércio esteja vendendo produtos novos, ainda sem dados estatísticos das vendas. Dessa maneira, o comerciante pode ter a mercadoria disponível na loja por um tempo, mas o item pode retornar para o distribuidor se não for comprado.
Um exemplo prático desse modelo de estoque são e-commerces de livrarias, principalmente as que comercializam livros técnicos ou de nichos muito específicos, com autores pouco conhecidos. Sem vendas, eles voltam para as editoras.
5. Estoque terceirizado
Último da lista, mas não menos importante, o estoque terceirizado é aquele gerenciado por uma empresa sem envolvimento com o negócio central. Ela é contratada pelo e-commerce somente para executar as atividades de armazenamento e logísticas de vendas da loja. Abaixo, estão citados alguns tipos de estoque terceirizados.
Dropshipping
O dropshipping é um modelo em que somente o fornecedor é responsável pelo estoque. Assim, quando uma venda for feita, ele fará a entrega diretamente ao cliente. O lado positivo é evitar grandes preocupações com gestão e eliminar a necessidade de um investimento inicial muito pesado no início da loja.
Cross docking
No cross docking, assim como no dropshipping, o encarregado do estoque e da gestão é o fornecedor. No entanto, após as vendas, o responsável pela entrega passa a ser o próprio e-commerce.
Nesse modelo, os itens vão até o lojista, conforme o fluxo de vendas e a demanda. Assim, toda a parte logística continua nas mãos do e-commerce, com apenas o controle do estoque saindo de cena.
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