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Gatilhos Mentais: como impulsionar as vendas no E-commerce?

A busca pela atenção no meio digital é constante. Diversas estratégias são utilizadas para aumentar as vendas, e dentre elas temos os gatilhos mentais.

Eles são responsáveis por potencializar decisões e atitudes dos consumidores. No e-commerce, podemos encontrar 7 gatilhos fundamentais. Conheça quais são e como utilizar no seu site para impulsionar as vendas:

Quando utilizar os gatilhos mentais mais populares no e-commerce?

Os gatilhos mentais são estratégias de marketing que trabalham diretamente no psicológico dos potenciais clientes. Eles atuam estimulando a mente a realizar determinadas ações, como por exemplo, efetuar uma compra.

Veja os principais momentos em que os gatilhos de vendas são mais utilizados:

  • Datas sazonais: Dia da Mulher, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dias das Crianças, Black Friday, Cyber Monday, Natal e outros momentos comemorativos;
  • Lançamentos e novidades: produtos e serviços novos;
  • Fim de estoque: liquidações e queima de estoque;
  • Remarketing: anúncios para visitantes novos e recorrentes;
  • Promoções temporárias: black friday e demais estratégias internas.

No mundo das lojas virtuais, existem variadas opções que podem impulsionar as vendas de maneira mais rápida e incisiva. Confira os gatilhos mais usados no e-commerce:

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Fonte: Freepik

Autoridade no mercado digital

A autoridade pode ser utilizada como gatilho para transmitir credibilidade ao consumidor. No contexto digital, a sua marca ou site pode utilizar de algumas estratégias para alcançar esse tipo de tática. Veja:

  • Crie conteúdo relevante no meio digital, como os blog posts, newsletter e demais informativos úteis;
  • Participe de eventos significativos para o seu setor, como feiras, fóruns e workshops;
  • Publique estudos, artigos, certificações e habilitações do seu negócio;
  • Certifique-se de manter uma presença online sólida e segura.

Diversas marcas utilizam desse gatilho, como por exemplo, as gigantes Apple, Nike e Amazon. Todas têm em comum a confiança do cliente ao adquirir seus produtos e serviços.

Prova Social

Essa estratégia é comumente utilizada para gerar maior aceitação e confiabilidade do público e pode ser utilizada tanto para o e-commerce geral, quanto para produtos específicos.

As avaliações, comentários e demais participações de clientes reais, conferem o gatilho de prova social para o seu negócio e pode ser facilmente implementada.

Você pode enviar e-mails automáticos com lembretes e links que levam direto às páginas de análise para os seus clientes que efetuarem a compra de um serviço ou produto, assim, ficará mais fácil de trabalhar essa estratégia.

Reciprocidade

O gatilho de reciprocidade é baseado na condição humana natural de “retribuir” ações positivas ou favores. Por exemplo, ninguém é obrigado ou forçado a comprar no seu e-commerce, mas mesmo assim, alguém decide efetuar uma compra, através deste feito, o usuário pode ser recompensado com alguns dos seguintes benefícios da reciprocidade:

  • Oferecimento de brinde se efetuar a compra;
  • Ofertas e condições especiais;
  • Conteúdos e demais serviços relevantes para o seu público.

Lembre-se de deixar a informação sempre destacada, assim, o gatilho ficará mais nítido para o cliente, aumentando as chances de conversão.

Novidade e exclusividade

A novidade no contexto dos gatilhos, gera o sentimento de descoberta e curiosidade no ser humano, comumente utilizada no lançamento de um produto novo ou divulgação de uma linha exclusiva/limitada.

O gatilho da novidade é muito útil para ganhar espaço no meio digital, porém, é necessário realizar um estudo de mercado que verifique os desejos do seu público e também, a autenticidade da ideia.

Veja algumas situações onde você pode utilizar desse gatilho: 

  • Divulgação de parcerias exclusivas;
  • Novidades e novas funcionalidades no site;
  • Produtos limitados

Urgência

Conhecido como um dos gatilhos mais utilizados em campanhas de black friday, o gatilho de urgência desempenha a tomada de ação nos consumidores, que pode ser uma compra imediata, cadastro em formulários de landing page e demais opções que se encaixem no e-commerce.

Esse gatilho geralmente é atrelado a uma oferta por tempo limitado com relógio em tempo real de contagem regressiva. Conheça algumas frases típicas do gatilho de urgência:

  • “Promoção válida apenas hoje!”
  • “A oferta termina em breve – não perca!”

Além disso, também pode ser empregado em queimas de estoque, já que a quantidade de itens é limitada. Nesse caso, é importante constar em tempo real a quantidade de produtos disponíveis para o cliente.

Curiosidade

A curiosidade é natural do ser humano, porém, ela pode ser ainda mais estimulada nas campanhas de marketing. O interesse dos consumidores pode ser desenvolvido para saber mais sobre um assunto, serviço, produto ou mesmo um tipo de oferta.

Os meios para aproveitar o gatilho de curiosidade é, geralmente, através de frases que despertam a sensação de “querer descobrir mais”. Veja exemplos:

  • “Clique aqui e confira o conteúdo na íntegra”
  • “Saiba mais como podemos te ajudar”
  • “Descubra todos os detalhes do produto x”

As opções são inúmeras e variam de acordo com o seu segmento, por isso, é recomendado contratar profissionais de marketing, geralmente os copywriters ficam responsáveis pela parte criativa de aguçar a curiosidade dos usuários.

Escassez de Estoque

A escassez de estoque é um gatilho muito semelhante ao de urgência, porém, ele funciona de forma específica para a quantidade limitada de itens no estoque do seu e-commerce.

O uso do gatilho de escassez de estoque pode ser empregado tanto em campanhas de Black Friday, como em qualquer momento onde a queima de estoque está sendo realizada.

Dessa maneira, a demanda e atração do cliente pelo produto limitado poderá facilmente se transformar em uma conversão. Confira algumas frases de escassez para vendas:

  • “Restam apenas 5 unidades”
  • “Alerta de estoque baixo: garanta já o seu produto!”
  • “Faltam x horas para esse serviço/produto esgotar. Não perca!”

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Não perca a chance de vender mais com os gatilhos mentais que trouxemos neste post. Aplique agora mesmo e aumente suas conversões.

Saiba como preparar o e-commerce para a Black Friday de forma prática!