A busca pela atenção no meio digital é constante. Diversas estratégias são utilizadas para aumentar as vendas, e dentre elas temos os gatilhos mentais.
Eles são responsáveis por potencializar decisões e atitudes dos consumidores. No e-commerce, podemos encontrar 7 gatilhos fundamentais. Conheça quais são e como utilizar no seu site para impulsionar as vendas:
Quando utilizar os gatilhos mentais mais populares no e-commerce?
Os gatilhos mentais são estratégias de marketing que trabalham diretamente no psicológico dos potenciais clientes. Eles atuam estimulando a mente a realizar determinadas ações, como por exemplo, efetuar uma compra.
Veja os principais momentos em que os gatilhos de vendas são mais utilizados:
- Datas sazonais: Dia da Mulher, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dias das Crianças, Black Friday, Cyber Monday, Natal e outros momentos comemorativos;
- Lançamentos e novidades: produtos e serviços novos;
- Fim de estoque: liquidações e queima de estoque;
- Remarketing: anúncios para visitantes novos e recorrentes;
- Promoções temporárias: black friday e demais estratégias internas.
No mundo das lojas virtuais, existem variadas opções que podem impulsionar as vendas de maneira mais rápida e incisiva. Confira os gatilhos mais usados no e-commerce:
Autoridade no mercado digital
A autoridade pode ser utilizada como gatilho para transmitir credibilidade ao consumidor. No contexto digital, a sua marca ou site pode utilizar de algumas estratégias para alcançar esse tipo de tática. Veja:
- Crie conteúdo relevante no meio digital, como os blog posts, newsletter e demais informativos úteis;
- Participe de eventos significativos para o seu setor, como feiras, fóruns e workshops;
- Publique estudos, artigos, certificações e habilitações do seu negócio;
- Certifique-se de manter uma presença online sólida e segura.
Diversas marcas utilizam desse gatilho, como por exemplo, as gigantes Apple, Nike e Amazon. Todas têm em comum a confiança do cliente ao adquirir seus produtos e serviços.
Prova Social
Essa estratégia é comumente utilizada para gerar maior aceitação e confiabilidade do público e pode ser utilizada tanto para o e-commerce geral, quanto para produtos específicos.
As avaliações, comentários e demais participações de clientes reais, conferem o gatilho de prova social para o seu negócio e pode ser facilmente implementada.
Você pode enviar e-mails automáticos com lembretes e links que levam direto às páginas de análise para os seus clientes que efetuarem a compra de um serviço ou produto, assim, ficará mais fácil de trabalhar essa estratégia.
Reciprocidade
O gatilho de reciprocidade é baseado na condição humana natural de “retribuir” ações positivas ou favores. Por exemplo, ninguém é obrigado ou forçado a comprar no seu e-commerce, mas mesmo assim, alguém decide efetuar uma compra, através deste feito, o usuário pode ser recompensado com alguns dos seguintes benefícios da reciprocidade:
- Oferecimento de brinde se efetuar a compra;
- Ofertas e condições especiais;
- Conteúdos e demais serviços relevantes para o seu público.
Lembre-se de deixar a informação sempre destacada, assim, o gatilho ficará mais nítido para o cliente, aumentando as chances de conversão.
Novidade e exclusividade
A novidade no contexto dos gatilhos, gera o sentimento de descoberta e curiosidade no ser humano, comumente utilizada no lançamento de um produto novo ou divulgação de uma linha exclusiva/limitada.
O gatilho da novidade é muito útil para ganhar espaço no meio digital, porém, é necessário realizar um estudo de mercado que verifique os desejos do seu público e também, a autenticidade da ideia.
Veja algumas situações onde você pode utilizar desse gatilho:
- Divulgação de parcerias exclusivas;
- Novidades e novas funcionalidades no site;
- Produtos limitados
Urgência
Conhecido como um dos gatilhos mais utilizados em campanhas de black friday, o gatilho de urgência desempenha a tomada de ação nos consumidores, que pode ser uma compra imediata, cadastro em formulários de landing page e demais opções que se encaixem no e-commerce.
Esse gatilho geralmente é atrelado a uma oferta por tempo limitado com relógio em tempo real de contagem regressiva. Conheça algumas frases típicas do gatilho de urgência:
- “Promoção válida apenas hoje!”
- “A oferta termina em breve – não perca!”
Além disso, também pode ser empregado em queimas de estoque, já que a quantidade de itens é limitada. Nesse caso, é importante constar em tempo real a quantidade de produtos disponíveis para o cliente.
Curiosidade
A curiosidade é natural do ser humano, porém, ela pode ser ainda mais estimulada nas campanhas de marketing. O interesse dos consumidores pode ser desenvolvido para saber mais sobre um assunto, serviço, produto ou mesmo um tipo de oferta.
Os meios para aproveitar o gatilho de curiosidade é, geralmente, através de frases que despertam a sensação de “querer descobrir mais”. Veja exemplos:
- “Clique aqui e confira o conteúdo na íntegra”
- “Saiba mais como podemos te ajudar”
- “Descubra todos os detalhes do produto x”
As opções são inúmeras e variam de acordo com o seu segmento, por isso, é recomendado contratar profissionais de marketing, geralmente os copywriters ficam responsáveis pela parte criativa de aguçar a curiosidade dos usuários.
Escassez de Estoque
A escassez de estoque é um gatilho muito semelhante ao de urgência, porém, ele funciona de forma específica para a quantidade limitada de itens no estoque do seu e-commerce.
O uso do gatilho de escassez de estoque pode ser empregado tanto em campanhas de Black Friday, como em qualquer momento onde a queima de estoque está sendo realizada.
Dessa maneira, a demanda e atração do cliente pelo produto limitado poderá facilmente se transformar em uma conversão. Confira algumas frases de escassez para vendas:
- “Restam apenas 5 unidades”
- “Alerta de estoque baixo: garanta já o seu produto!”
- “Faltam x horas para esse serviço/produto esgotar. Não perca!”
Aplique os Gatilhos Mentais no seu E-commerce agora mesmo!
Não perca a chance de vender mais com os gatilhos mentais que trouxemos neste post. Aplique agora mesmo e aumente suas conversões.
Saiba como preparar o e-commerce para a Black Friday de forma prática!