/O que é teste AB e por que ele é importante no ecommerce?
ilustracao-em-tons-verde-e-azul-sobre-o-que-e-teste-ab-no-ecommerce

O que é teste AB e por que ele é importante no ecommerce?

Todo e qualquer empreendedor que deseja aumentar suas vendas por meio da internet precisa compreender, antes de mais nada, o que é o teste AB e por que ele é tão importante para o crescimento do negócio.

Tenha em mente que para obter os melhores resultados é necessário realizar tais testes, pois só assim será possível otimizar suas taxas de conversão. O “achismo” é uma prática que você deve evitar, especialmente quando se trata do mercado digital.

Saiba tudo sobre teste AB para e-commerce:

O que é o teste AB?

Para que fique claro o que é o teste AB, entenda que ele funciona como um diagnóstico de resultados que é obtido pela análise de duas variantes de um mesmo elemento. O ponto central aqui é entender qual das versões utilizadas melhor conduz os visitantes à ação que se espera que eles façam.

Agora veja que a realização dos testes AB pode ser feita para uma série de fatores, como:

  • títulos de página;
  • chamadas para ação (CTAs);
  • descrições de oferta;
  • elementos visuais (cores, imagens, vídeos etc), entre outros.

Em resumo, essa análise se torna fundamental para que você consiga trabalhar com base em fatos consolidados, mensurados com exatidão.

E por que isso é tão importante?

Entenda que ao tomar decisões baseadas em números e em informações reais, seu negócio certamente apresentará melhores resultados. Isso ocorrerá porque os testes AB trarão alguns benefícios, entre os quais:

Otimização das taxas de conversão

Fundamentalmente, o foco principal do teste comparativo é otimizar as taxas de conversão. Como consequência disso, atrair clientes, gerar leads e vender, por exemplo, são as atividades que acabam sendo os objetivos por trás dessa análise.

De um modo geral, é a partir dessa ferramenta que você encontra quais elementos maximizam seus esforços. Lembre-se do que falamos no início do artigo: “achismos” raramente trarão as melhores taxas!

Melhor entendimento do perfil dos seus visitantes

Outra vantagem diz respeito ao perfil dos seus visitantes. As estatísticas e os dados observados em um experimento A/B ajudarão você a entendê-los melhor, disso não há dúvidas!

Esse tipo de conhecimento é de extrema relevância para o momento de criar e configurar os componentes de uma página web. Aliás, essas informações podem ser utilizadas não apenas para um e-commerce, mas também para as campanhas de e-mail marketing.

Possibilidade de quantificar o seu sucesso

A quantificação do seu sucesso é uma das principais atribuições em relação aos testes A/B. As respostas e os indicativos averiguados nas análises são fáceis de entender, permitindo que você tenha uma visão clara e precisa dos seus resultados — não há a necessidade de ser um especialista.

Enfim, compreender o que é o teste A/B e utilizá-lo em um comércio eletrônico é uma estratégia que facilitará o caminho em direção ao crescimento, enquanto não considerá-lo fará com que a jornada se torne mais difícil. Para concluir, fica a dica: teste, teste e teste!

Esperamos que este artigo tenha correspondido às suas expectativas sobre o assunto. Se você gostou das dicas e as achou interessante, não deixe de conferir nosso passo a passo para montar uma loja virtual!