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Remarketing: a estratégia essencial para não perder as vendas e fidelizar clientes no e-commerce

Com o mercado cada vez mais competitivo, trabalhar com e-commerce é entender que, diariamente, é preciso estar atualizado com as tendências no digital. Isso porque, com as estratégias corretas, há uma maior probabilidade de alcançar o seu público-alvo e atender às reais necessidades deles.

Uma dessas estratégias do mercado digital é o poderoso remarketing, quando aplicada é capaz de sustentar o engajamento dos usuários, aumentar o tráfego e estreitar o seu relacionamento com os clientes.

Continue a leitura e entenda mais sobre como o remarketing é importante na jornada e evolução do seu negócio.

Para começar, o que é Remarketing?

Em tradução livre, Remarketing significa “fazer marketing de novo”, ou seja, tem como objetivo alcançar novamente os visitantes de um site ou de um determinado post após a sua saída, por qualquer motivo que tenha sido.

Essa estratégia permite que diversos anúncios sejam apresentados para os usuários e/ou potenciais clientes que já manifestaram interesse anteriormente em um produto ou serviço.

Por exemplo, imagine que um usuário visitou o seu site, visualizou as opções disponíveis, escolheu um produto, mas no fim, acabou por não finalizar a compra. É exatamente nesse momento que o remarketing se faz necessário.

Nesse cenário, ao implementar a campanha de Remarketing, você pode começar a exibir anúncios específicos do produto que o usuário escolheu, e entregar mais informações que sejam relevantes, incentivando-o a retornar e concluir a compra.

Importância do Remarketing para o seu negócio

Ao mostrar esses anúncios personalizados e relevantes para os usuários, o Remarketing gera identificação do usuário com a sua marca, aumentando a confiança do seu público. E como o Remarketing ajuda a trazer esses visitantes de volta ao seu site, as chances de conversão são maiores.

Quando aplicado, o Remarketing faz com que a sua marca mantenha-se fixada na mente dos usuários, mesmo após eles saírem do seu site. Quanto mais os seus anúncios são apresentados, mais fortalecida e reforçada a sua marca será, impactando positivamente nas decisões de compra do seu cliente.

ROI otimizado com Remarketing

Com a concentração em usuários que já tem algum interesse na sua marca, os anúncios são direcionados especificamente para um público mais qualificado, resultando em um melhor retorno sobre o investimento (ROI).

Vejamos quais os retornos positivos do Remarketing sobre o ROI:

  • Possibilitam que os demais processos sejam mais ágeis;
  • Produtivos;
  • Custos mais baixos;
  • e maior rentabilidade.

Melhora na experiência do cliente

A entrega de anúncios personalizados e relevantes transmite para o cliente em potencial que você o valoriza, que compreende exatamente o que ele está procurando, resultando em satisfação e fidelização.

Ainda há um fato em questão, quando especialmente o cliente está considerando uma compra futura, o Remarketing é excelente para impulsionar essa ação, pois ajuda a fortalecer a lembrança da marca na mente do cliente, lembrando-o do que ele já está interessado em comprar.

Relatórios qualitativos

Com as campanhas de Remarketing em ação, você obtém dados detalhados sobre o desempenho delas, permitindo que você possa mensurar o impacto e quais ajustes precisam ser feitos para que os resultados positivos sejam constantes.

Como aplicar o Remarketing no seu e-commerce?

Aplicar o Remarketing é uma estratégia valiosa para o seu negócio. Entendendo a real importância dessa estratégia, confira a seguir os passos para implementar o Remarketing no seu e-commerce!

1- Segmente seu público

É importante que você comece fazendo uma boa análise com base no comportamento dos usuários do seu site, isso permitirá que você possa criar campanhas personalizadas e atingir exatamente o público desejado.

A segmentação dos seus clientes pode ser feita a partir dos seguintes tipos:

  • visitantes que abandonaram o carrinho;
  • visitantes que apenas visualizaram determinado produto ou categoria;
  • clientes que já fizeram compras anteriormente.

2- Crie listas personalizadas

Com base nessa segmentação, agrupe os públicos conforme os interesses e critérios selecionados. Assim, para cada lista segmentada, será possível criar um tipo de Remarketing, incluindo a etapa da jornada de compra de determinado usuário. Certifique-se de destacar produtos ou serviços que realmente sejam relevantes para cada público, assim seus anúncios serão mais eficazes e persuasivos.

A personalização permite que, mesmo que esses usuários acessem outros sites e plataformas, ainda, sim, eles sejam alcançados e impactados por seus anúncios.

Dica para melhorar a experiência do cliente, considere oferecer descontos exclusivos, frete grátis ou outros incentivos para aumentar as chances de conversão.

3- Diversifique os formatos de anúncios

Para manter o interesse do usuário, busque diversificar as formas de apresentação dos anúncios. Não se limite apenas aos textos. Explore os anúncios em banners, anúncios em carrossel, anúncios em vídeos, até mesmo o famoso e-mail marketing.

O que importa é atrair a atenção do público em questão, estreitar laços e conseguir manter o relacionamento dele com a sua empresa.

4- Defina a frequência de exibição

A sua campanha de Remarketing precisa ser atrativa, logo, um ponto muito importante é o fato de não sobrecarregar os usuários com muitas estratégias repetidas. Por isso, defina a quantidade ideal de anúncios que serão apresentados para cada lista.

Busque manter o equilíbrio para uma exibição adequada, garantindo que os seus anúncios sejam vistos, mas sem serem intrusivos. Com isso, os usuários irão se sentir confortáveis e incentivados a voltar e finalizar determinada compra.

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