O modelo de vendas B2B2C não é novidade no mercado, mas está inegavelmente popular, em especial no e-commerce. Esse tipo de negócio permite que uma empresa tenha grandes oportunidades de crescimento. Porém, como isso acontece normalmente? Qual é a receita do sucesso?
Apesar de não haver uma única resposta que leve uma empresa B2B2C ao sucesso, existem determinadas estratégias de venda on-line que contribuem muito para isso. Continue lendo para entender tudo sobre esse modelo de negócios aqui, no blog da Uappi.
O que é B2B2C e qual é o seu público?
A sigla B2B2C significa “Business to Business to Consumer”. Em português, a tradução seria algo parecido com: “empresa para empresa para o consumidor”. Então, não tem muito mistério envolvendo o que é B2B2C. É possível resumir o conceito da seguinte maneira: um fabricante vende a um intermediário, que vende para o consumidor final.
Para exemplificar, pense em um marketplace. A dinâmica é dividida em três partes. Uma loja de roupas usa uma plataforma de e-commerce para disponibilizar seus produtos aos clientes, que, por sua vez, vão efetuar as compras.
Com o conceito do modelo de vendas B2B2C em mente, o próximo passo é saber quem é o público desse tipo de comércio. Também é necessário estar ciente de quais são as necessidades desses consumidores (seja o intermediário, seja o comprador final).
O público e a experiência
Para ter sucesso no modelo de negócio B2B2C, é fundamental saber como atrair o seu público. Cabe lembrar que ele não será composto somente pelo consumidor final, mas também por outra empresa. Por conta disso, adquirir esse conhecimento pode levar mais tempo, mais análise de mercado e certo entendimento do setor em que se dará a atuação do seu negócio.
Essa pesquisa, todavia, não deve se resumir apenas em como atrair o público-alvo escolhido. Conhecer as personae do negócio também é uma boa ideia, para que a mesma abordagem não seja repetida entre tipos diferentes de pessoas atendidas. Do contrário, isso pode resultar em um erro fatal de experiência do cliente.
Inclusive, para saber como aumentar as vendas, é só olhar para o fator “experiência do cliente”. Se estiver indo bem, é um sinal de que as vendas podem crescer. No entanto, se estiver indo mal, esse aspecto do negócio deve se tornar uma prioridade imediatamente.
Alinhamento de estratégias
Para uma empresa intermediária, enxergar que o consumidor final é a ponta principal da dinâmica é imprescindível. Isso porque as opiniões dele tendem a ser mais públicas e firmes.
E é justamente por isso que a estratégia B2B2C deve estar alinhada também com a empresa da outra ponta, considerando que são eles que fornecem o produto. Assim, saber o comportamento dos consumidores, mapeando quem são, onde estão e como compram, pode ser uma grande vantagem estratégica.
Nas vendas B2B2C, ser capaz de garantir um atendimento de qualidade, facilitar o processo de compra e oferecer suporte eficiente são aspectos que impactam diretamente as vendas. Portanto, você não deve negligenciar nenhum desses fatores.
Importância da gestão de estoque
Outro aspecto do B2B2C no e-commerce que precisa de muita atenção é a gestão de inventário. Sabe-se que a parte do estoque é a peça principal para fazer qualquer comércio girar, mas ter um gerenciamento eficiente quando se trata desse modelo de negócio pode ser a virada de chave.
Existem vários tipos de estoque, então o importante é manter um controle do inventário à risca. Isso ajuda a prever demandas e a saber quais itens estão entrando e saindo (para não pender para o excesso ou para a falta). Desse modo, evitam-se perdas financeiras, e, de quebra, a percepção do cliente sobre a loja também melhora.
Desafios de marca
Então, agora, a sua empresa com vendas B2B2C conhece bastante o público-alvo que tem, formado tanto por outras companhias quanto pelos consumidores finais. Ela também está indo muito bem com a experiência do cliente. Além disso, a gestão de estoque funciona de maneira eficiente. Porém, falta alguma coisa.
Para trabalhar com e-commerce, não dá para deixar de lado a presença on-line. Fortalecer-se nesse aspecto do negócio é uma estratégia frutífera no longo prazo. Isso acontece porque, no B2B2C, quem está no segundo B precisa conquistar uma boa reputação e ter reconhecimento.
Uma forma de avançar na corrida on-line para se destacar entre outros marketplaces é firmar contratos com parceiros de negócios que já estão consolidados e que possuem boa reputação. No entanto, lembre-se de que isso não é tudo.
Investir em marketing digital, em otimização de SEO e em engajamento nas redes sociais ajuda a construir a marca, principalmente quando se trata de transmitir credibilidade. É isso que vai atrair novos públicos.
O uso da tecnologia a seu favor
No mercado B2B2C, a tecnologia também tem um grande papel. Ao investir em ferramentas que automatizam processos, como gestão de pedidos e relacionamento com o cliente, a eficiência operacional pode disparar em crescimento.
Plataformas de e-commerce como a Uappi, que oferece integração nativa com marketplaces e outras ferramentas, são essenciais para otimizar as operações. Assim, é possível melhorar a experiência de compra em sua loja e, consequentemente, fazer o seu negócio prosperar.
Uma plataforma completa como a da Uappi é sempre a melhor opção, pois é por meio dela que tudo relacionado à sua empresa será feito. Logo, manter-se organizado fica mais fácil, já que todas as informações estão centralizadas em um só lugar.
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