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4 Tipos de frete para loja virtual: como escolher a melhor opção

Já se deparou com um prazo de frete onde a entrega iria demorar tanto, que você desistiu da compra? Se isso ainda não te ocorreu, com certeza algum conhecido já passou por essa situação que desanima consideravelmente.

Apesar de ser uma situação muito comum nos e-commerces, existem variados tipos de frete que podem melhorar o cenário das entregas e expectativas do cliente, evitando o abandono de carrinho!

Para te ajudar a completar essas vendas, apontamos aqui as estratégias com os melhores tipos de frete para loja virtual.

A importância do frete para loja virtual

De fato, uma entrega ineficaz pode minar o desejo de aquisição do consumidor digital. Se é muito cara ou não possui transportadoras atrativas, um potencial cliente pode abandonar a compra e buscar outra loja para concluí-la.

É possível evitar perder clientes com uma simples sondagem do meio de transporte. Afinal, se ele chegou até a sua loja, significa que já percorreu a maior parte da jornada digital, e você não pode deixa-lo “morrer na praia” depois de todo o processo, não é mesmo?

Diversidade logística

Aqui, estamos considerando que seu cliente nem comprou ainda. Caso ele compre e tenha problemas com o recebimento, é provável que não torne a fazer negócio. Ou pior: é arriscado que ele dissemine uma imagem negativa do seu e-commerce pelas redes sociais e sites exclusivos de reclamações de consumidores insatisfeitos.

Portanto, se o poder está nas mãos dele, de nada adianta elaborar um layout impecável e ofertar mercadorias a preços imbatíveis: se você não considerar alternativas seguras de entrega para gerar credibilidade no seu e-commerce e despertar a satisfação da clientela, que rastreia ansiosa o andamento do pedido, a imagem do seu e-commerce pode ser prejudicada.

Por isso, confira os tipos de frete ideias para e-commerce:

1- Despacho pelos Correios

De acordo com o Jornal do Comércio, os Correios representam a média de 44% das entregas nas lojas virtuais brasileiras, ou seja, quase metade das entregas de todo o país.

Além disso, a modalidade Sedex 10, prevê a entrega de encomendas até às 10 horas do dia útil seguinte, o que viabiliza entregas mais rápidas a preços acessíveis, como a popular encomenda econômica (PAC).

Limite de peso dos envios

Caso você venda produtos mais pesados, pode ser necessário repensar seu contrato. Afinal, os Correios estabelecem um limite de até 50kg via PAC ou 15kg via eSedex para envio de encomendas nacionais e internacionais.

O Sedex 12 também um dos tipos de fretes mais interessantes para os mais apressadinhos, onde o produto chega até às 12 horas do dia útil seguinte, mas restringe essa agilidade ao limite de 10kg.

Contratempos nas entregas

Ao lidar com os Correios, é válido considerar ainda a incidência de greves na instituição, uma situação típica e que paralisa boa parte do país. Por isso, não dependa somente dos Correios: conte com outra alternativa para não deixar seus clientes na mão!

2- Transportadoras confiáveis

Para se precaver quanto às paralisações constantes, uma boa opção são as transportadoras, que também garantem entregas sem restrição de pesagem.

Fique tranquilo quanto ao sistema de cálculo, pois muitas transportadoras já contam com precisão semelhante a dos Correios, facilmente integrado à sua plataforma. Ou seja, quando o usuário insere o CEP, o valor é gerado automaticamente.

⚠️ Atenção: é fundamental pesquisar bastante para não pagar muito caro. Afinal, esse processo não precisa ser dispendioso para sua empresa, e muito menos para o cliente.

3- Entregas alternativas

Existem outras soluções para simplificar sua logística no e-commerce, dependendo da localização da empresa, como nos casos de envio condicional:

  • Veículo de entrega expressa: quando o destinatário está próximo ao seu estoque, dentro de capitais e suas respectivas regiões metropolitanas;
  • Retirada no local: o consumidor paga pelo site e retira diretamente na sede;
  • A cobrar no destino: liberdade para o comprador escolher a transportadora e pagar quando receber.

4- Frete exclusivo para clientes recorrentes

Outra dica excelente é investir em divulgação nas redes sociais, com descontos exclusivos ou isenção de frete para os seguidores e clientes recorrentes que compartilham seus posts. Além de atrair mais visitantes, sua marca é divulgada gratuitamente. Confira alguns exemplos desse tipo de frete com promoção:

  • Frete Grátis para Clientes Fiéis: Os clientes que seguem a loja nas redes sociais e interagem regularmente, seja curtindo, compartilhando ou comentando postagens, podem receber frete grátis em todas as compras, como uma recompensa por sua lealdade. Basta disponibilizar um cupom por e-mail.
  • Frete Grátis em Dias Específicos: o anúncio deve ser realizado em determinados dias da semana, conhecidos como “Dias de Frete Grátis“, os clientes que seguem suas redes sociais e fazem compras nesses dias recebem frete grátis automaticamente.

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