As oportunidades de vendas no início do ano para e-commerces representam um momento estratégico para maximizar os resultados comerciais após o período agitado de festas de fim de ano. Portanto, explorar essas oportunidades requer uma abordagem inteligente e proativa.
Os desafios pós-festas são variados e envolvem a necessidade de analisar criteriosamente os dados das vendas passadas, identificar tendências sazonais e criar estratégias e campanhas de marketing personalizadas para atrair consumidores que estão em busca de ofertas, promoções e produtos específicos para o novo ano.
É possível vender no e-commerce em janeiro?
Certamente! O mês de janeiro é um período estratégico para as vendas online por várias razões, principalmente porque marca o início de um novo ano, trazendo uma série de tendências e comportamentos de consumo que podem ser explorados pelos vendedores online.
Além disso, férias, volta às aulas, carnaval, são só alguns dos eventos que acontecem no começo do ano. Fato é, que as datas importantes estão presentes, o que faz com que seja necessário olhar para esse período como um momento de muitas oportunidades.
Isso inclui, até mesmo, a possibilidade de ter que fazer uma queima de estoque, já que no início do ano, pode ser comum que seu negócio não tenha se desfeito de todos os produtos.
E por ser uma época onde muitos consumidores desejam continuar suas compras devido às promoções após as festas de fim de ano, algumas estratégias para atrair clientes online podem ser utilizadas para continuar alcançando bons resultados em vendas no e-commerce. Confira!
Conceda várias formas de pagamento
A etapa do checkout de pagamento no e-commerce é extremamente crucial no processo de compra. Afinal, ela é a última parte que o cliente precisa passar para finalizar o pedido. Se o site não tem o modo de pagamento que o usuário deseja utilizar, provavelmente ele deixará a loja sem ter comprado aquilo que estava procurando.
Portanto, é necessário disponibilizar várias formas de pagamento, desde as mais comuns, como cartão de crédito, débito e boleto, até as mais modernas, como carteiras digitais, voucher online e o pix, que vem ganhando força atualmente, devido à sua enorme facilidade e praticidade de pagamento imediato.
Campanhas Pós-Festas
Oferecer descontos atrativos sem comprometer a margem de lucro pode ser um desafio, mas é possível com algumas estratégias de vendas em janeiro cuidadosas. Aqui estão algumas:
- descontos por volume de quantidade;
- descontos temporários durante feriados, datas comemorativas ou eventos especiais;
- descontos direcionados ou personalizados com base no histórico de compra dos clientes;
- pacotes ou combos de produtos para compras complementares.
A chave para oferecer descontos sem comprometer a margem de lucro é encontrar um equilíbrio entre ganhos em vendas e lucratividade, a partir de diferentes abordagens para entender qual a melhor estratégia para ser mais eficaz no seu negócio.
Programas de Fidelidade e Retenção
Oferecer descontos para clientes fiéis, onde eles ganham pontos, milhas ou descontos exclusivos para compras frequentes, é outra estratégia que incentiva a compra sem reduzir os preços para todos os clientes. Os programas de fidelidade trazem diversos benefícios para o e-commerce como:
- retenção dos clientes;
- aumento nas vendas e receitas;
- construção de relacionamentos duradouros com os clientes;
- marketing direto e engajamento;
- coleta de dados e insights valiosos para campanhas futuras;
- diferenciação da concorrência.
O uso de e-mails segmentados também é uma estratégia utilizada para reengajar os clientes e incentivá-los a fazer compras repetidas. Por isso, segmentar a lista de contatos com base no comportamento dos clientes, histórico de compras e preferências pode aumentar significativamente as vendas em janeiro, atrelando a eficácia das campanhas de marketing via e-mail.
Ofereça produtos no momento certo
Quer algo mais desanimador do que perceber que uma data relevante passou e você não fez nenhuma ação sobre ela em seu e-commerce? Para evitar acontecimentos como este, é primordial saber o momento certo para oferecer determinados produtos.
Por exemplo, o início de janeiro é uma boa época para investir em anúncios de categorias relacionadas às férias, como o caso de itens de praia e verão, ou, até mesmo, serviços de viagens. Já no fim do mesmo mês, é interessante considerar os materiais escolares, pensando na volta às aulas.
Faça campanhas promocionais
A promoção é um dos principais fatores que atraem o cliente para uma compra. Sabendo disso, procurar fazer campanhas promocionais de forma estratégica é um fator indispensável, e o começo de ano, pós-festas, traz boas oportunidades para dar descontos mais expressivos.
É considerável também realizar uma campanha de indicações, onde o cliente que conseguir trazer mais usuários para sua loja e estes virarem clientes, ganham um desconto. Isso também promove a lealdade dos clientes e expande organicamente a base de consumidores da empresa.
Os brindes são fatores que não somente funcionam como uma forma tangível de recompensa, mas também têm o poder de criar uma conexão emocional com os consumidores, tornando-os mais propensos a se envolverem com a marca e a compartilharem suas experiências positivas com outras pessoas.
Aproveite as estratégias de vendas em janeiro e alcance o sucesso no seu e-commerce
As estratégias de vendas em janeiro devem ser sólidas para iniciar o ano e garantir o sucesso de qualquer negócio. É nesse período que muitas empresas traçam metas, definem as estratégias e estabelecem as diretrizes para o restante do ano.
Além disso, possibilita uma melhor gestão de estoque, preparação da equipe de vendas e a criação de campanhas de marketing mais eficazes, auxiliando nas vendas e na conquista de um posicionamento vantajoso frente à concorrência.
Para isso, conte com a Uappi, plataforma de tecnologia e serviço, que possui as funcionalidades e soluções completas para que o seu negócio continue crescendo. Seja em qualquer época do ano, você terá os diferenciais importantes que contribuem para o aumento das vendas e a fidelização dos seus clientes.
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