Os lojistas de e-commerce se desdobram para trazer e fidelizar clientes e combater o tão comum abandono de carrinhos. Para quem trabalha nesse setor, cada compra finalizada é uma comemoração. Mas já pensou ver a venda ser desfeita mesmo depois disso?
Infelizmente, isso é tão comum que tem até um nome: ChargeBack. Continue lendo para entender melhor sobre o que é ChargeBack e como ele pode afetar sua empresa!
O que é ChargeBack?
O termo se refere ao cancelamento de compras feitas por meio de cartão de crédito ou de débito. Ele pode acontecer por 2 motivos: ou a compra não é reconhecida pelo titular do cartão, o que indica a ocorrência de fraude, ou a transação não seguiu os termos combinados (por exemplo, quando o produto vem errado ou a mercadoria é violada no transporte).
Ainda, o consumidor também pode desistir da compra durante um período determinado pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), o que também é considerado ChargeBack. As transações que não obedecem os termos disponibilizados pelas administradoras também entram na mira dos cancelamentos.
Quais são os riscos para o comércio eletrônico?
A E-bit, empresa que analisa o varejo na internet, realizou um estudo sobre o crescimento do e-commerce. De acordo com a pesquisa, as lojas virtuais devem movimentar quase R$ 50 bilhões de este ano, apresentando um crescimento de 12%. Se por um lado esses dados animam qualquer comerciante virtual, por outro despertam a atenção para a segurança.
Afinal, quando acontece o ChargeBack, a informação de que o valor não será creditado, seja por fraude ou invalidade, só chega após a venda do produto. Ou seja: um dinheiro com o qual se contava não estará mais disponível.
Todo o prejuízo cai na conta do lojista, porque as administradoras de cartões não se responsabilizam pelas transações, tampouco realizam qualquer tipo de análise de riscos da operação. Sem os recursos de segurança corretos no seu e-commerce, você está exposto a uma série de condutas de má fé e pode acabar em uma situação de devedor.
Se a sua loja virtual acumula muitos cancelamentos, isso te leva para um saldo negativo com a operadora de cartão de crédito. Lembra que você só é informado depois que vende o produto? Nesse meio tempo, o valor sacado antes da negativação, precisa ser devolvido, porque do contrário é você quem fica negativado.
O que causa essa situação?
As desvantagens dos lojistas em situações de ChargeBack derivam, em sua maioria, de acordos injustos com as operadoras de cartão. A subjetividade de algumas cláusulas é realmente assustadora.
No fim das contas, todas as responsabilidades do contrato não são das administradoras: as regras e os aditivos as beneficiam e isso deixa o seu comércio eletrônico fragilizado.
Como solucionar essa questão?
As transações realizadas por meio de cartões de crédito ou outras alternativas eletrônicas, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), é de mais de R$ 1 trilhão. Portanto, não podemos ignorar a necessidade dessa alternativa para os clientes.
Diante disso, você tem 2 saídas: contratar ferramentas para análise de crédito ou adotar facilitadores de pagamentos.
Nesse sentido, é possível contar com recursos bem eficientes, como é o caso dos sistemas antifraude FControl ou Clear Sale. Com essas ferramentas, você consegue obter informações relevantes acerca da compra, pagando um valor mínimo para fazer a consulta antes mesmo de enviar a mercadoria. Ou seja, com mais segurança, a sua loja se mantém longe dos riscos de fraude.
Agora que você já sabe o que é ChargeBack e como ele pode prejudicar sua loja, fique atento à necessidade de investir em segurança para cuidar de seus negócios virtuais. Manter-se alheio a isso é colocar em risco todo o seu esforço!
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