/Dia da Mulher no e-commerce: 6 estratégias de venda essenciais
visao-de-cima-de-maos-utilizando-notebook-com-fundo-rosa-e-itens-de-beleza-para-o-dia-da-mulher-ecommerce

Dia da Mulher no e-commerce: 6 estratégias de venda essenciais

O Dia da Mulher, comemorado mundialmente no dia 8 de março, é uma ótima oportunidade para alavancar seu e-commerce. A cada ano, mais empresas usam essa data para aumentar as vendas em lojas virtuais. Com a estratégia certa, esse crescimento pode durar todo o mês da mulher.

Conheça aqui ideias para o Dia da Mulher e acompanhe algumas sugestões de estratégias para aproveitar a data e alavancar vendas!

Por que o dia 8 de março é importante?

Historicamente, o Dia da Mulher é associado à luta das mulheres por igualdade e melhores condições de trabalho.

A data foi oficializada em 1975 pela ONU, simbolizando as conquistas sociais, políticas e econômicas alcançadas pelas mulheres naquele século. Assim, a data 8 de março se tornou uma ocasião para celebrar os avanços dos direitos femininos, e também reivindicar o espaço feminino na sociedade.

Nas vendas, é essencial desenvolver uma boa preparação para datas comemorativas como esta, para atrair mais clientes e oferecer o melhor conteúdo no e-commerce

Como preparar o e-commerce para o Dia da Mulher?

Um questionamento recorrente é “O que vender para o público feminino?”, já que não há apenas um nicho de produtos específicos a serem vendidos para as mulheres.

Com a preparação e a estratégia corretas, é possível encaixar ações de venda do Dia da Mulher em praticamente qualquer segmento. Dessa forma, você consegue manter as vendas no seu e-commerce altas durante todo o mês de março.

Conheça a seguir as principais estratégias para vender no Dia da Mulher.

caixas-de-presente-pequenas-em-cima-de-notebook-todos-na-cor-rosa-claro
Fonte: Freepik

1- Descontos e promoções personalizadas

Como toda data comemorativa, o Dia da Mulher também merece promoções e descontos exclusivos. Uma experiência de compra diferenciada pode ser um fator decisivo – os cupons de descontos e as promoções cumulativas são exemplos de diferenciais.

Mas, é importante incluir uma vasta gama de produtos, para fugir dos estereótipos considerados tipicamente femininos, como a maquiagem e os cosméticos ou itens para casa.

Outra forma de utilizar essa estratégia é pensar em alcançar não só o público feminino, mas todas as pessoas que buscam presentear mulheres especiais nessa data. Os kits de presentes com produtos previamente selecionados são uma boa opção para facilitar essa escolha.

2- Marketing de conteúdo empoderador

Criar conteúdo de marketing para loja virtual é uma necessidade constante no universo do e-commerce. No mês da mulher, campanhas de marketing de conteúdo que celebrem mulheres, retomando a essência dessa data, podem ser um chamativo para a sua marca.

É um bom momento para utilizar o storytelling, com histórias inspiradoras protagonizadas por mulheres, por exemplo. O importante é sempre se certificar de que o conteúdo é relevante para o seu público, associando ao produto comercializado.

3- Experiência de compra personalizada

A tecnologia deve ser sua aliada na hora de personalizar a experiência de compra do consumidor. Focar nas preferências individuais, recomendando os produtos certos, é um diferencial para lojas de e-commerce.

No Dia das Mulheres, isso é ainda mais importante, já que cada vez mais o público feminino ocupa todos os espaços da sociedade. Por isso é tão importante não limitar os “produtos femininos” a uma única categoria, reforçando estereótipos de gênero.

Os produtos incluídos nas promoções de Dia da Mulher podem ser de praticamente qualquer segmento, criando assim uma experiência de compra ainda mais inclusiva, pensada na preferência individual de cada mulher. 

4- Influenciadoras e parcerias estratégicas

Esse período pode ser o momento perfeito para uma colaboração com influenciadoras femininas relevantes, aumentando a visibilidade do seu negócio através do marketing de influência.

É interessante buscar alguém relacionado ao nicho do seu negócio – por exemplo, uma campanha para uma loja de materiais de construção pode ser realizada em parceria com uma influencer da área da arquitetura, ou alguém que fale de design de interiores.

Outra forma de utilizar essa estratégia é pensar em alcançar também o público masculino, em campanhas que ressaltam o papel e a importância da mulher. Assim, o seu e-commerce pode atingir também os homens que buscam presentear mulheres especiais nessa data. 

5- Engajamento nas redes sociais

As redes sociais são um ótimo ambiente para gerar engajamento para sua marca, principalmente se a estratégia for pensada em conjunto com o ponto anterior.

Mas, para além das parcerias com influencers, usar hashtags e criar desafios temáticos podem aumentar o número de acessos no seu e-commerce.

6- Responsabilidade social e causas femininas

Por último, é importante lembrar-se da relevância dessa data, sem se esquecer da responsabilidade social em suas ações para o Dia da Mulher.

Então, é interessante mostrar apoio a instituições que auxiliam mulheres vítimas de violência de gênero. Por exemplo, por meio de doação de porcentagem das vendas ou ações envolvendo essas instituições.

Invista nessas estratégias e aumente suas vendas!

Esperamos que você tenha gostado dessas sugestões para o Dia da Mulher no e-commerce, confie nessas dicas e coloque em prática no seu site!

Aproveite para conferir também algumas estratégias de pós-venda para utilizar em outras datas comemorativas e conte com a Uappi para elevar os resultados do seu e-commerce!