Capazes de atrair e estreitar o relacionamento com o cliente, os canais de comunicação são essenciais para o crescimento de sua loja virtual. Eles geram conversão, ajudam na redução de custos e ampliam a fidelização do consumidor.
Apesar da sua importância, porém, nem sempre é simples optar pelos canais certos, pois isso tem muita relação com a definição da persona. Ou seja: para decidir onde atuar, é necessário considerar o perfil de seus compradores.
Quais os principais de comunicação online?
Hoje, apresentaremos algumas opções que não podem faltar em seu planejamento estratégico. Confira!
1. Invista nas redes sociais
Segundo pesquisa realizada pela Forbes, tratando-se de acesso às redes sociais, o Brasil se destaca na posição de líder.
Na América Latina, os brasileiros são os que mais participam das comunidades virtuais. Não tem como fugir das estimativas e achar que a sua loja está segura das críticas por não estar inserida nesse meio!
É importante marcar presença para conseguir reduzir o impacto negativo, ampliar a comunicação e estreitar o contato com o seu público. Portanto, entenda que as informações lançadas nas redes sociais acabam impactando nas atitudes de outros consumidores.
Já tivemos casos de clientes que não queriam criar página no facebook, para não oferecer um canal onde seus clientes poderiam fazer reclamações. Mas o que acontece é que quando o cliente está bravo, ele fará a reclamação, e você não ficará sabendo, o que é pior. É importante receber a reclamação, e fazer o correto atendimento.
2. Insira uma página de dúvidas frequentes
Dependendo do porte e segmento, a rotina em uma loja virtual pode não ser das mais tranquilas. Para facilitar a sua vida e a de seus visitantes, adote o método FAQ (Frequently Asked Questions ou perguntas frequentes) como uma das alternativas de canais de comunicação.
Essa página de perguntas e respostas ajuda a evitar transtornos, tira as dúvidas e não enche a sua caixa de e-mails. Ou seja, o consumidor consegue sanar os seus questionamentos em uma simples pesquisa.
Antes de implementar essa metodologia, faça uma pesquisa com seus clientes para descobrir quais são as dúvidas mais recorrentes e relevantes.
3. Adote o chat nos canais de comunicação
O perfil do comprador mudou muito. Hoje, as pessoas buscam por soluções rápidas e respostas instantâneas.
Nesse contexto, o atendimento via chat é uma forma de humanizar a prestação de serviço. Para não ter problemas, lembre-se apenas de informar o horário de funcionamento aos usuários.
4. Destaque o e-mail no site
Os tempos são outros e há novos formatos de comunicação, mas os e-mails ainda estão em alta. Para não deixar ninguém de fora, você não deve descartá-lo!
Pelo contrário, deixe o seu e-mail em evidência no seu site e nas redes sociais. Lembre-se que nem todos os clientes são adeptos de formulários, chats, WhatsApp e demais canais, e incluí-los na sua estratégia é fundamental.
A proposta dos canais de comunicação é a de atrair cada vem mais a atenção do cliente para a atividade a qual você desempenha. Portanto, comunicar com o público e ouvir o que ele tem a dizer é imprescindível para a expansão de sua loja virtual.
5. Whatsapp
Recentemente o Whatsapp lançou sua versão business, onde você pode utilizá-lo para atendimento em seu negócio. Porém utilizar este sistema pode ser um problema, pois você poderá receber solicitações fora do horário de trabalho, fins de semana, etc… Mas não podemos desconsiderá-la, é uma das ferramentas mais utilizadas no Brasil, e muitos preferem entrar em contato por meio dela.
Agora que você entendeu a importância dos canais de comunicação para uma empresa, que tal continuar acompanhando outros conteúdos exclusivos? Curta nossa página no Facebook e não perca nenhuma novidade!
Ótimas dicas!!!!
Em tempos de crise quem inova e abre outros canais de acesso aos clientes sai na frente e fortalece seu negócio.
Trabalho em um salão de beleza e por muito tempo o dono tinha resistência em implantar o WhatsApp como forma de contato.
Como vocês informam, o brasileiro hoje, utiliza muito este meio de comunicação e se não tiver ele bem amostra, assim como o e-mail, está perdendo muitos clientes.
Implantamos este atendimento no salão e cresceu muito nossos atendimentos.
Excelente, obrigado por suas divulgações, elas ajudam muito.
Grande abraço