Atrair clientes é desejo de qualquer empreendedor no mundo, principalmente se considerarmos a dificuldade de se conquistar uma base sólida de consumidores hoje em dia, visto que o que não falta para eles é opção no mercado.
Sabia que é possível atrair mais clientes de um jeito eficiente. Basta melhorar seu tráfego pago e orgânico, como vamos mostrar nesse conteúdo!
Tráfego pago x tráfego orgânico
Quando ouvimos estes dois nomes, pode ser comum surgir aquela dúvida na cabeça: qual a diferença entre eles?
Tráfego pago
O tráfego pago, como o próprio nome indica, é aquele que necessita de um investimento para direcionar o público para a sua página. Nele, é possível definir, a partir de informações demográficas e pessoais, quem receberá seu conteúdo, ou seja, seu público-alvo.
Para isso, você cria anúncios em mecanismos de buscas como Google e nas redes sociais, através de seus próprios geradores de anúncios, como o Facebook Ads, Instagram Ads e Google Ads. É pago um custo por cada clique e no momento em que o usuário clica, ele é direcionado para seu site.
Tráfego orgânico
O tráfego orgânico, por sua vez, é uma maneira de atrair clientes para o seu site de uma forma natural, por meio de conteúdos relevantes e ricos em informações, presentes em sites, blogs, redes sociais, entre outros.
É importante ressaltar que esta estratégia, para garantir a alta performance de seu e-commerce, precisa ser trabalhada a longo prazo, uma vez que permite resultados escaláveis.
Como melhorá-los?
Estando clara a diferença entre os dois tipos de tráfego, é preciso saber como melhorar cada um deles para atrair mais clientes e evoluir seu negócio.
Como melhorar o tráfego pago?
- Defina seu público-alvo: realize pesquisas com seus clientes para saber suas necessidades, expectativas, desejos, dores e hábitos.
- Melhore seus anúncios: faça anúncios criativos para conquistar a atenção do leitor, produzindo textos objetivos que despertem a curiosidade, e caprichando nas artes.
- Faça ofertas claras: crie promoções e ofertas que sejam claras para o público, usando uma linguagem persuasiva, mas também de fácil entendimento.
Como melhorar o tráfego orgânico?
- Conheça sua persona: pense na pessoa que representa o seu cliente ideal. Defina seu gênero, idade, profissão, interesses e demais informações. Feito isso, é possível entender como o seu produto pode ajudá-la e quais canais de comunicação a serem usados para chegar até ela.
- Produza conteúdos de qualidade: crie conteúdos que façam sentido para seu público e que o ajude, como, por exemplo, e-books, cursos gratuitos, posts informativos, entre outros. Você pode divulgá-los em canais como e-mail marketing e redes sociais.
- Invista no SEO: utilize técnicas de SEO para melhorar o posicionamento de sua página nos mecanismos de busca, aumentar a conversão e, assim, impulsionar sua loja.
Você acabou de ver dicas valiosas para conseguir atrair mais clientes, tanto pelo tráfego pago, quanto pelo orgânico. Quer aplicá-las com facilidade dentro de seu negócio? Conte com as funcionalidades eficientes da Uappi, uma plataforma focada em garantir seus melhores resultados.
Melhore seu tráfego pago e orgânico com a ajuda da Uappi e atraia mais clientes para sua loja!