Engana-se quem pensa que, para um e-commerce ter sucesso, basta apenas ter bons produtos e preços atraentes. Quando o consumidor precisa obter algo, ele procura por atributos que comprovem a funcionalidade, a beleza e, é claro, a qualidade do objeto em questão. Por isso, a fotografia de produtos no comércio eletrônico podem ser a diferença entre a estagnação e o crescimento de um negócio.
Confira as 5 melhores práticas para ter boas fotos de produtos no seu e-commerce!
Por que a fotografia de produtos é importante no e-commerce?
Pense bem: você compraria um produto de uma loja física se ele estivesse sujo ou com algum sinal de defeito? É bem provável que não, certo? No caso das lojas virtuais, imagens de má qualidade ou até mesmo a falta delas passam a mesma impressão.
Para os que preferem as compras na internet, o apelo visual é o principal recurso no momento das dúvidas, já que não se pode utilizar o tato. Por isso, é importante disponibilizar imagens de boa qualidade, mas que não sejam pesadas, entre 100 KB (Kilobytes) a 250 KB.
A seguir, mostraremos a você as 5 melhores práticas para fazer boas fotos de produtos. Continue a leitura e confira!
1- Capriche na iluminação para as fotos
A qualidade de uma imagem depende quase que unicamente da captação, o que faz da iluminação uma das principais responsáveis por embelezar uma foto. O ideal seria utilizar luz natural, no entanto, como nem sempre isso possível, procure iluminar o ambiente com luzes artificiais que imitem a natural, como os LEDs e os ring lights. Uma dica: não use o flash.
2- Use um fundos neutros para destacar os produtos
Usar um fundo neutro, como os tons branco e preto, é uma prática costumeira quando o assunto é fotografia de produtos, pois desse modo, seus detalhes e características são evidenciados.
Uma alternativa simples e barata, é usar o mini estúdio fotográfico. São ideais para produtos pequenos, como calçados, acessórios, alimentos e derivados.
3- Teste diferentes ângulos de fotografia
Os ângulos desempenham um papel crucial na fotografia de produtos para e-commerce. Escolher o ângulo certo pode fazer a diferença entre uma imagem que simplesmente mostra um produto e uma imagem que o faz brilhar.
Ao variar os ângulos de captura, os fotógrafos podem destacar os diferentes aspectos e características de um produto, revelando detalhes que os compradores on-line procuram. Confira os tipos de ângulos mais usuais e fáceis de fazer:
- Ângulo Frontal: Nesse ângulo, a câmera está posicionada diretamente de frente para o produto. Isso destaca a forma geral do item e é ideal para produtos com designs interessantes ou detalhes na parte frontal.
- Ângulo Lateral: Este ângulo envolve posicionar a câmera de lado em relação ao produto. É útil para destacar texturas, detalhes e dimensões, sendo especialmente eficaz para produtos com superfícies texturizadas ou relevos.
- Ângulo Superior (Top-down): Aqui, a câmera é posicionada diretamente acima do produto. Esse ângulo é ótimo para mostrar a organização de produtos em conjunto, como roupas, alimentos, ou qualquer item que tenha detalhes interessantes na parte superior.
- Ângulo Inferior (Bottom-up): Este ângulo envolve posicionar a câmera abaixo do produto, olhando para cima. Pode ser usado para criar uma sensação de grandiosidade e destaque, especialmente para produtos que têm um efeito visual atraente na parte superior.
→ Lembre-se: é preciso fazer com que as imagens se aproximem ao máximo da experiência de visualização ao vivo. Teste vários ângulos e veja quais fotos melhor ajudam a entender os traços e particularidades do produto.
4- Utilize fotos com boa resolução
Esse é outro aspecto que merece bastante atenção, mas que muitos empreendedores ainda deixam a desejar. Fotos com baixa resolução ficam cheias daqueles quadradinhos, ou seja, produzem imagens pixeladas.
Isso ocorre principalmente quando o zoom é aplicado, o que piora ainda mais a credibilidade do seu e-commerce. Portanto, use fotos com boa resolução, 600kb, assim a qualidade é mantida, mas sem comprometer o desempenho do site.
5- Compacte as imagens
De nada adianta ter boas fotos se elas demorarem uma eternidade para carregar. Os consumidores não costumam ter muita paciência com a lentidão de um site, por isso, compacte as imagens para não expulsá-los de sua loja. A experiência do usuário no site é um ponto no qual você deve estar sempre atento — grave bem isso!
A dimensão ideal para as imagens retangulares é estar em 640 x 480 pixels. Já as imagens quadradas em 640 x 640 pixels. Não esqueça também de usar um software para fazer o tratamento dessas imagens, caso seja necessário alguns retoques. O Photoshop é a ferramenta mais conhecida para esse tipo de trabalho.
Potencialize Suas Vendas com Fotografia de Produtos de Qualidade
Por sermos seres muito visuais, as fotos de produtos no e-commerce têm o poder de nos atrair, não temos dúvidas disso. Por isso, dê o devido cuidado a esse fator: suas taxas de conversão vão lhe agradecer!
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