Com o mercado digital cada vez mais acirrado, não basta apenas oferecer produtos de qualidade, ter boas promoções, fazer campanhas de marketing, investir na parte visual do seu site e prestar um serviço satisfatório. Se a sua loja virtual não estiver protegida com um sistema antifraude, você não verá suas vendas aumentarem.
Não há como discordar: os consumidores não fornecerão seus dados e informações de cartão de crédito se a sua loja virtual não se mostrar um local seguro. Quer entender como evitar essa situação, melhorar a segurança e gerar credibilidade para o seu e-commerce? Confira o post a seguir!
Por que investir em Sistema Antifraude?
Se você espera que os visitantes do seu site se transformem em clientes sem que você ofereça a eles uma plataforma confiável e segura o suficiente para evitar as fraudes no e-commerce, cuidado: você pode estar perdendo várias oportunidades de negócio.
O primeiro passo é investir em uma plataforma confiável e que utilize protocolos de segurança de maneira integrada ao sistema. Para ajudar você nessa escolha, verifique se a plataforma disponibiliza as seguintes ferramentas:
1- Certificado digital SSL
O certificado digital SSL (ou apenas SSL) é uma ferramenta de segurança obrigatória para qualquer e-commerce. O SSL faz com que os dados fornecidos pelo cliente sejam criptografados.
2- Blindagem de sites com sistema antifraude
A blindagem de sites é um termo criado pelo Site Blindado com o objetivo de proteger o seu site contra invasões e outras ameaças. Esse tipo de sistema não permite que os hackers tenham acesso ao seu banco de dados e às informações dos seus clientes, derrubem sua página, insiram vírus/malware ou “sequestrem” seu site.
Outra ferramenta importante é a ClearSale, que ajuda o lojista a identificar possíveis fraudes com os cartões de crédito. Um exemplo de plataforma para e-commerce com esses três protocolos de segurança integrados ao seu sistema é a WapStore.
3- Não armazene dados sensíveis
Para minimizar o risco de fraudes no e-commerce, os especialistas em segurança aconselham fazer uma limpeza regular dos registros relacionados aos seus clientes. Não há motivo algum para guardar determinadas informações, especialmente as que envolvem os cartões de crédito. O indicado é manter apenas as informações que sejam suficientes para entrega, casos de devolução ou reembolso. A conveniência que o cliente tem em não precisar digitar novamente os dados do cartão de crédito não supera os riscos de ataques e fraudes.
Na Uappi, optamos por armazenar os dados de cartão diretamente com o gateway de pagamentos, como a Mundipagg, por exemplo, que segue as regras PCI “Padrão de Segurança de Dados do Setor de Cartões de Pagamento” (Payment Card Industry Data Security Standard, em inglês), também conhecido como PCI DSS
O objetivo principal do PCI DSS é garantir que as empresas que aceitam pagamentos com cartões de crédito ou débito online adotem medidas rigorosas de segurança para proteger os dados dos clientes.
4- Exija senhas fortes
Quanto mais complexas forem as senhas de acesso, maiores serão as dificuldades encontradas ao tentarem invadir seu e-commerce. Embora a tarefa de manter as informações seguras seja de sua responsabilidade, exija senhas fortes para evitar transtornos futuros.
Infelizmente, é impossível estar 100% seguro contra os ataques dos criminosos. As empresas que desenvolvem as ferramentas de segurança vivem uma guerra diária contra os hackers que, de uma forma ou outra, encontram novas maneiras de invadir as lojas virtuais. Por isso, é importante investir em um sistema antifraude eficaz.
Reforce a segurança do seu e-commerce com uma plataforma confiável
Utilizar uma plataforma confiável e integrada aos protocolos de segurança acima descritos certamente torna seu sistema mais seguro e evitará as fraudes no e-commerce. Na Uappi oferecemos conveniência e segurança se para seu e-commerce.
Garanta a segurança do seu e-commerce com a Uappi. Não perca tempo e entre em contato.