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Sites com instabilidade: veja como evitar esse problema no seu e-commerce!

Ter sites com instabilidade é uma preocupação comum para qualquer empresa de e-commerce, independentemente do setor em que atua. Em geral, ter o ponto principal do comércio “fora do ar” pode impactar diretamente as vendas e a experiência do cliente.

Para que a plataforma de e-commerce não sofra esse tipo de prejuízo, é necessário entender quais são as possíveis causas da instabilidade. Também é preciso promover um monitoramento contínuo, de modo que problemas desse tipo não aconteçam. 

Causas mais comuns de instabilidade

As causas que levam a sites com instabilidade podem ser variadas. Por isso, é importante que a empresa tenha métodos de detecção, como ferramentas de monitoramento e de verificação. 

Erros de programação são alguns dos mais comuns quando se trata de instabilidade, uma vez que eles podem causar bugs e, por consequência, afetar o funcionamento do e-commerce. As falhas tendem a acontecer após mudanças recentes feitas no site.

Outro tipo de problema são os loops de redirecionamento, que acontecem por erros de configuração em sites que apresentam muitos domínios. Simples ajustes nos arquivos podem resolver a situação, mas, em casos mais graves, não raro é  necessário remover todos os plugins. 

Normalmente, um site de e-commerce depende de hospedagens externas. Outro fator que pode causar instabilidade é ter domínios ou hospedagens que expiraram. Sem a renovação, toda a loja virtual pode cair, prejudicando, assim, a operação inteira.

Qual é o impacto? 

Grandes empresas tendem a ter um volume gigante de acesso. Se não estiverem preparadas para isso, podem sofrer consequências complicadas. Sites com instabilidade perdem oportunidades de vendas, frustram clientes e podem até prejudicar a reputação da marca.

Um exemplo prático: no final do ano, com o combo de Black Friday e Natal, as vendas on-line sobem muito. Logo, se o site não tiver uma velocidade adequada no carregamento, os clientes se frustram e optam por fazer as compras em outra loja. Isso afeta diretamente o desempenho do e-commerce. 

Além disso, a instabilidade em um site mobile friendly traz outros níveis de complicação, pois é cada vez mais comum que os usuários prefiram usar o celular para fazer compras. Um site que não se adapta bem a esses dispositivos acaba parecendo instável ou difícil de navegar.

Dicas para lidar com a instabilidade 

Tendo conhecimento dos prejuízos que os sites com instabilidade podem causar na loja virtual, manter tudo funcionando da maneira certa deve se tornar uma prioridade nos negócios da empresa. Portanto, não deixe de dar atenção a isso.

Confira abaixo algumas dicas práticas para evitar a instabilidade que pode ocorrer em um e-commerce. Veja também algumas soluções de problemas mais comuns, para que o seu negócio esteja sempre operando normalmente.

Escolha a plataforma certa

Ter uma plataforma robusta, confiável e estável é o primeiro passo para garantir o sucesso do e-commerce. Caso a loja ainda não tenha um site, avalie todas as possibilidades em detalhe, para que cada uma das necessidades esteja coberta.

Se o site da loja estiver em uma hospedagem abaixo das expectativas, migrar pode ser a melhor opção. Nesse caso, a recomendação é encontrar uma companhia que ajude no processo de transição.

Velocidade

Como já mencionado, a velocidade do site é um ponto crítico. Isso porque esse fator atinge muitos aspectos do e-commerce, como as vendas, a experiência do consumidor e a eficácia geral das operações diárias.

Um ponto importante para destacar é que sites lentos não somente frustram os usuários. A lentidão na página também faz os e-commerces correrem o risco de sofrer uma penalização pelos mecanismos de busca. Isso, além de afetar o SEO negativamente, prejudica a visibilidade on-line. 

Otimização do site

Pensar na otimização do site para melhorar a performance do e-commerce é algo que pode trazer benefícios no curto e no longo prazo. Geralmente, isso significa melhorar o tempo de carregamento das páginas, reduzir o tamanho dos arquivos, deixar o site com o design responsivo, entre outros.

Monitoramento contínuo

Mesmo se estiver tudo perfeito, erros ainda podem acontecer. Por isso, existem as ferramentas de monitoramento. Elas vão verificar frequentemente o desempenho do site e o comportamento da plataforma. 

O monitoramento é capaz de identificar e corrigir problemas antes que eles afetem os clientes. Porém, pode ser uma boa ideia fazer testes e se garantir em situações especiais, principalmente quando há mudanças nas configurações, no tráfego ou nas necessidades do site.

Dê atenção para o domínio

Um dos problemas mais comuns é o vencimento do domínio. Logo, para não ter estresse com a expiração, acompanhe o status do domínio para mantê-lo válido. Ou seja, veja a data de vencimento e renove com antecedência. Além disso, mantenha os dados de registro atualizados e ative a renovação automática se ela estiver disponível.

Tenha backup dos seus dados

Uma dica valiosa é ter sempre um backup atualizado dos dados do site, caso ele fique fora do ar ou algo aconteça com os servidores. Assim, torna-se mais rápido e prático restaurar o site. Isso pode ser feito na nuvem ou por um hardware externo, o que for mais seguro para o negócio.

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