O final do ano é sempre uma alegria. Novembro e dezembro costumam ser meses intensos quando se trata de e-commerce. No entanto, as vendas em janeiro, em comparação, acabam reduzidas.
O mês já é bastante conhecido por ser mais lento no comércio, especialmente por causa da chamada “ressaca financeira” após as compras de fim de ano. Se a sua dúvida é como vender mais em janeiro, saiba que a resposta está aqui! Há muitas oportunidades nesse período; então, o importante é se planejar.
A importância das vendas em janeiro para o e-commerce
Como já mencionado, é normal que janeiro seja um mês mais lento após o período de vendas sazonais, até mesmo porque o consumidor está buscando se reorganizar financeiramente no começo do ano. Por outro lado, isso não significa que não precise fazer determinadas compras essenciais.
Um bom exemplo é a época de volta às aulas para quem tem filhos em idade escolar. Isso costuma ser algo que exige tempo e até estratégia de compras, por serem muitos produtos para serem adquiridos.
Ou seja, para quem se pergunta o que vender em janeiro, a virada de chave na estratégia pode ser justamente entender (e depois atender a) essas demandas de início de ano, com boas condições de pagamento. Veja algumas táticas abaixo.
Aposte na comunicação pós-festas
Para alavancar as vendas em janeiro, não basta apenas esperar que os clientes escolham a sua loja para fazer uma compra. O truque é manter um relacionamento ativo com eles, que já adquiriram algum produto no final de ano, para, assim, garantir um fluxo de vendas.
Uma estratégia de e-mail marketing bem-feita e notificações são ideais para engajar os consumidores. Ofertas personalizadas colaboram muito na hora de fidelizar os clientes, assim como os ajudam a relembrar a sua marca.
Outro aspecto importante que pode levar a uma venda são descontos em produtos relacionados, sendo eles progressivos ou por meio de cupons. Dessa forma, o cliente continua na sua plataforma de e-commerce ao enxergar as vantagens que tem enquanto compra com inteligência em janeiro.
Promoções e descontos estratégicos
Uma outra estratégia boa para aumentar as vendas em janeiro é uma das mais antigas dos livros: a queima de estoque. Essa tática acaba atraindo não só o cliente que comprou no finalzinho do ano, mas também os novos, que querem aproveitar preços baixos em produtos de que precisam.
Uma liquidação também é muito vantajosa caso a sua loja virtual não tenha tido um giro de estoque tão bom até então. Principalmente quando se trata daqueles produtos que eram uma aposta de vendas, mas que, por alguma razão, não vingaram.
Além disso, as famosas promoções-relâmpago, entrega grátis e ofertas especiais para clientes recorrentes são estratégias para movimentar o seu inventário. Porém, lembre-se de que esses descontos precisam ser pensados com calma, para que a sua loja não saia no prejuízo.
Invista em campanhas sazonais
Em janeiro, há quem queira realmente cumprir com as resoluções de Ano-Novo feitas. Isso se torna uma motivação especial para as compras. Por exemplo, quando o cliente deseja adquirir itens de bem-estar, materiais esportivos ou até eletrônicos.
Outro aspecto do começo do ano que ajuda no aumento de vendas e-commerce em janeiro é o retorno às aulas. Muitos pais e estudantes procuram materiais escolares, mochilas, entre outros produtos personalizados.
Mesmo que o seu e-commerce não venda diretamente itens escolares, é possível adaptar as suas campanhas com produtos de outros segmentos. O foco aqui é se conectar às necessidades desse público com produtos relacionados à volta às aulas.
Marketing de influência e parcerias
Uma estratégia que vale a pena utilizar para as vendas em janeiro é o marketing de influência, principalmente quando se trata de alcance. Ter essa carta na manga que é a colaboração com influenciadores pode aumentar a visibilidade de suas promoções e gerar mais confiança nos produtos.
E tem mais. As parcerias estratégicas com outras marcas – e até collabs, se for interessante para a sua empresa – também são formas eficazes de expandir o seu público.
Dicas de otimização da experiência de compra no site
Além das promoções, tenha certeza de que o seu site está devidamente otimizado para vender mais no primeiro mês do ano. Isso inclui a velocidade de carregamento, a facilidade na navegação e um processo de checkout ágil.
Uma boa jornada e uma experiência agradável de compra aumentam a taxa de conversão e a satisfação do cliente, o que por si só já é extremamente positivo. Por isso, invista tempo em criar boas descrições de produtos, fotos de qualidade e opções de pagamento flexíveis.
Planejamento do ano e novas tendências
Ao todo, dá para perceber que janeiro é um mês importante para o planejamento estratégico do seu e-commerce ao longo do ano. Para ter certeza de que os seus planos vão funcionar corretamente, tenha as ferramentas de automação de marketing com campanhas contínuas e otimizadas.
Além disso, esse mês é o momento certo para revisar o calendário promocional e prever novas tendências de consumo. Assim, você estará preparado para cada fase do ano, com campanhas bem-estruturadas e com um fluxo constante de vendas.
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