Alcançar o sucesso através do e-commerce requer aplicar alguns requisitos que facilitam esse processo, proporcionando vantagens e benefÃcios para o seu negócio. Um deles é proporcionar ao cliente uma experiência de compra simples e de qualidade.
Isso pode acontecer através de etapas como o checkout de pagamento, muito importante no funcionamento de uma loja online. Veja como otimizar o checkout e-commerce, de forma prática e consciente.
Continue a leitura e veja como implementar essa prática no seu e-commerce, essencial para o aumento das vendas.
Entendendo o checkout no e-commerce
O checkout é a etapa final do processo de compra, onde o cliente finaliza a transação e paga pelos produtos ou serviços selecionados no carrinho de compras. Durante o checkout são solicitadas informações essenciais para concluir a compra, como detalhes do pagamento, endereço de entrega e informações de contato.
É importante oferecer um checkout intuitivo para proporcionar uma experiência positiva aos usuários. Isso porque, como o checkout é o último ponto de contato entre o cliente e o site, pode ter um impacto significativo na decisão de compra e na percepção geral do cliente em relação à empresa.
Simplifique o processo de checkout
Quando os clientes têm uma experiência suave e sem obstáculos ao finalizar a compra, é mais provável que eles concluam a compra e se tornem clientes satisfeitos, resultando em aumento nas vendas e no crescimento dos negócios.
Aqui estão algumas práticas para simplificar esse processo:
- ofereça um design limpo e intuitivo
- deixe o seu site responsivo, ou seja, adaptável para todos os dispositivos
- apresente informações claras e precisas
- minimize o número de etapas necessárias para concluir a compra
- ofereça diferentes formas de pagamento
- mostre um resumo do pedido ao lado do checkout de pagamento.
Adotar essas práticas no seu e-commerce é possibilitar a melhor experiência para os clientes, diminuindo a probabilidade de abandonos no site, aumentando as taxas de conversão e fortalecendo a sua marca no mercado.
BenefÃcios do checkout para seu negócio
Quando o checkout é simplificado com menos etapas e menos complicações, a jornada de compra torna-se mais agradável e sem problemas, resultando em:
- diminuição de abandono de carrinhos: um sistema de checkout com muitas etapas e sem clareza, dá a chance ao consumidor abandonar o carrinho e desistir da compra. Por isso, tendo um checkout de qualidade, a diminuição das desistências de compras acontecerá de forma natural e a experiência do cliente será melhor
- maior conversão nas vendas: o cliente quer comprar, mas também não quer ter dificuldades com isso. Dessa forma, tendo um checkout claro e eficiente em seu site, ele irá gostar e, com isso, a taxa de conversão nas vendas será questão de tempo
- mais receita para a empresa: uma grande conversão nas vendas gera consequências positivas para a empresa. Além de permitir uma maior captação de clientes, ela faz com que a receita da empresa gere melhores resultados.
Como otimizar a página de checkout de seu e-commerce?
Algumas medidas de segurança são importantes para proteger as informações dos clientes. Uma delas é ter o certificado SSL, que é um protocolo de segurança que garante que todas as informações pessoais dos clientes sejam transmitidas de forma segura.
Outro ponto que podemos destacar é exibir os depoimentos de clientes satisfeitos como forma de aumentar a confiabilidade do processo de checkout. Com isso, os clientes se sentirão mais a vontade para analisar as recomendações e finalizar a compra.
Tenha um sistema de checkout responsivo
Em um cenário onde 75% das compras online têm sido realizadas através de smartphones, é essencial ter um sistema que se adapte à tela dos dispositivos móveis, não se restringindo somente aos desktops.
Investir em um checkout responsivo é projetar e otimizar a página de finalização de compra para se adaptar automaticamente aos diferentes tamanhos de tela, proporcionando uma experiência consistente e eficiente, independentemente do tipo de dispositivo utilizado.
Ofereça diferentes meios de pagamento
Há diferentes formas de se realizar um pagamento, logo, é fundamental possibilitar ao cliente todas elas, desde os boletos bancários até o pix. Isso fará com que o consumidor não deixe de comprar, pois terá todas as opções.
Ao oferecer diversas formas de pagamento você remove possÃveis obstáculos que possam interferir na finalização da compra e permite que você atenda a uma ampla variedade de clientes e aumente a base dos seus consumidores.
Para isso, opte por oferecer formas de pagamento, como:
- boleto bancário: funciona para aqueles clientes que buscam mais facilidade, já que não é necessário ter uma conta bancária para realizar o pagamento
- cartão de crédito: amplamente utilizado, permite que os clientes paguem com facilidade e segurança
- carteiras digitais: exemplos como PayPal, Apple Pay, Google Play, entre outros, permitem que os clientes façam pagamentos com segurança, utilizando somente informações armazenadas em suas contas
- pix: possibilita a aprovação da compra de forma imediata, sendo agradável e gerando retorno positivo tanto para o cliente quanto para a empresa.
Apresente cada etapa do processo de compra
O cliente, além de tudo, quer saber em qual etapa do processo de compra ele está. Por isso, é importante, ao final de cada etapa, sempre indicar a próxima. Isso fará com que ele se sinta mais seguro e também menos ansioso na hora de finalizar.
Para melhorar ainda mais a experiência dos clientes, invista em um checkout sem distrações, ou seja, reduza os anúncios, pop-ups e botões que possam atrapalhar o usuário em concluir o processo de compra.
Torne o checkout do seu e-commerce uma experiência completa!
Para contar com um sistema tão completo assim, é preciso de uma plataforma segura e eficiente, como a Uappi, que otimiza a página de checkout de seu e-commerce, melhorando a experiência do cliente e evoluindo seus resultados.
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