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Como preparar seu e-commerce para a Black Friday 2023?

A contagem regressiva para a tão famosa Black Friday 2023 está prestes a começar, e com ela surge uma oportunidade imperdível para os donos de e-commerces realizarem suas vendas e conquistarem um público altamente interessado em ofertas tentadoras.

Com os consumidores cada vez mais bem informados e seletivos, nota-se uma maior exigência que os faz procurar não somente por descontos, mas principalmente por produtos de qualidade, que atendam as necessidades e expectativas almejadas.

Preparar-se minuciosamente para a Black Friday é ter oportunidades de crescimento, se diferenciar das demais empresas e alcançar a atenção e preferência dos compradores, aumentando significativamente o número de vendas durante todo o evento.

Continue a leitura e saiba como preparar-se para a Black Friday 2023 e obter o máximo dos seus lucros durante essa temporada de compras frenéticas.

Entenda sobre a Black Friday no Brasil

O termo Black Friday, em tradução livre para o português, significa “sexta-feira negra”, e teve suas primeiras aparições em terras nacionais em 2010, com algumas empresas pioneiras importando a ideia de descontos massivos após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos.

No início, havia uma certa desconfiança por parte dos consumidores, devido aos preços questionáveis, mas com o passar dos anos, as empresas começaram a oferecer descontos vantajosos, o que levou a consolidação da Black Friday no país como um evento relevante para o comércio.

Participar da Black Friday não é somente entrar na onda das compras, mas conseguir capitalizar sobre essa data tão importante, principalmente porque é um momento em que as vendas ultrapassam as fronteiras das lojas físicas e se expande para o comércio eletrônico.

Muitos se perguntam quando é a Black Friday e, neste ano de 2023, ela ocorrerá no dia 24 de novembro, logo, é imprescindível que as empresas comecem a se preparar desde já para aproveitarem essa oportunidade de forma ímpar e alavancar as vendas, liquidar os estoques e conquistar novos clientes em potencial.

Por que é importante se preparar com antecedência para a Black?

Além do forte impulsionamento nas vendas, a época da Black Friday é um momento excelente para criar um relacionamento com os clientes e abrir portas para perpetuar as vendas durante o ano inteiro. 

Para isso, é necessário ter organização e um planejamento prévio para que a sua loja esteja preparada para a alta demanda que surge nesse momento. Ao colocar em prática as dicas de Black Friday que vamos oferecer, seu e-commerce estará pronto para obter bons resultados e ser um grande destaque no mercado.

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Fonte: Freepik

Demanda e estoque Black Friday

Uma das principais tarefas a serem desempenhadas, sem dúvida, é a organização de estoque. Para dar conta das demandas dos consumidores e para evitar esgotamentos e perdas de vendas, é importante conferir os produtos que já tem no estoque, o que precisa ser reposto, o que pode ser realocado para liquidar mais rápido e, principalmente, ter sempre o contato dos fornecedores em mãos.

Também manter todos os canais de vendas integrados, estoque conectado para registrar sempre a entrada e saída de mercadorias, evitando a probabilidade de anunciar produtos que já não estão disponíveis.

Logística e entrega

Com o aumento das vendas, a logística de entrega também se torna mais desafiadora, sendo assim, planejar cuidadosamente a distribuição dos pedidos é crucial para evitar atrasos e insatisfação dos clientes.

A fim de atender à demanda necessária, é importante ter um alto controle sobre o estoque para não comprometer o processo logístico, desde a importação dos produtos até a entrega ao consumidor final.

É natural que, nesta data tão corrida, muitos pedidos sejam feitos acima da média, o que pode comprometer o prazo de entrega, mas, com uma boa organização, esses desafios podem ser superados.

Desenvolva estratégias de marketing digital na Black Friday

O sucesso da Black Friday muitas vezes está diretamente relacionado à capacidade de atrair clientes e se destacar em meio à concorrência. Planejar campanhas de marketing e publicidade com antecedência permite ao lojista criar estratégias mais efetivas, ampliar a visibilidade da loja e construir expectativa nos clientes.

A tecnologia é uma das principais ferramentas aliadas para auxiliar nesse processo, principalmente por facilitar a entrega dos conteúdos para públicos cada vez mais amplos, a fim de torná-los clientes, possibilitando uma futura fidelização.

Veja os exemplos de estratégias de marketing para impulsionar o site e que podem ser utilizados para a Black Friday 2023:

  • campanhas de marketing online e off-line: as estratégias de mídia online são aquelas que podem ser aplicadas no meio digital, como site, blog e afins. Já as de mídia off-line, são aquelas mais tradicionais, utilizadas por longos períodos, como uso de panfletos, propagandas de TV e rádio;
  • redes sociais: exemplo de mídia online, as redes sociais são ferramentas bastante utilizada e importantíssima nesse período da Black Friday. Elas são utilizadas para otimização de tarefas, agendamento de postagens, mensagens automáticas, público segmentado e demais ações. São diversos caminhos para ficar mais fácil vender online e ter mais tempo para cuidar da sua loja;
  • e-mail marketing: durante a Black Friday, além dos descontos oferecidos, grande parte das vendas são realizadas com senso de escassez e urgência. Sendo assim, o uso de e-mail marketing é uma boa estratégia para demonstrar a necessidade dos consumidores aproveitarem o tempo e realizarem suas compras;
  • ofertas e promoções: na época da Black Friday, os consumidores buscam eliminar a sua lista de desejos, então esse é um período importante para oferecer um valor diferenciado nos produtos, com promoções reais, a fim de oferecer uma boa experiência de compra para o cliente e não prejudicar a imagem da sua marca. 

Parcerias e negociações para a Black Friday ecommerce

Quando se fala em processos logísticos e de entrega, é importante ter parcerias estratégicas com fornecedores, empresas de logística e influenciadores. Isso porque, iniciar essas negociações antecipadamente possibilitam melhores acordos e condições mais favoráveis para o lojista.

Na época da Black Friday, as parcerias com fornecedores permitem que o lojista tenha um estoque suficiente e exclusivo de produtos para atender a alta demanda. Organizar a logística também é fundamental para gerenciar o fluxo desse estoque de forma mais eficiente, minimizando atrasos e demais problemas.

Com relação aos influenciadores, buscar pessoas relevantes para parcerias servem para aumentar a visibilidade da marca e dos produtos, já que os seguidores agem mediante às recomendações dos seus influenciadores favoritos.

Testes e ajustes no site e canais de venda

Durante a Black Friday é muito comum que as lojas experimentem um aumento significativo no tráfego dos visitantes. Se o site não estiver preparado para lidar com essa carga extra, ele poderá ficar lento, apresentar erros ou até mesmo ficar fora do ar, o que resultaria em uma experiência negativa para os clientes, ocasionando em perda de vendas.

A experiência do cliente é fundamental para o sucesso das vendas, então, uma forma de não passar por problemas nos canais de venda, é realizar testes no site, aplicativos e sistemas, importante para garantir que tudo esteja funcionando corretamente.

Essa preparação antecipada, além de deixar o site seguro, permite ao lojista:

  • identificar e corrigir problemas com antecedência;
  • evitar falhas técnicas e prejuízos;
  • assegurar a estabilidade do site;
  • capacidade de processamento de pedidos;
  • segurança e proteção dos dados pessoais e financeiros dos clientes.

Preparo da equipe Pré-Black

Para lidar com o aumento da demanda durante esse período, contratar uma equipe temporária é muitas vezes uma estratégia inteligente, até para garantir um bom atendimento ao cliente e maximizar as oportunidades de vendas.

A equipe temporária pode ser designada para lidar com diferentes canais de atendimento, conforme necessário, para que cada setor possa funcionar corretamente, diminuindo os tempos de espera e melhorando a experiência do cliente. 

Acompanhar tendências e concorrência

Outro fator muito importante durante essa época de Black Friday E-commerce, é acompanhar as tendências, pois elas podem direcionar para identificar produtos, categorias ou nichos que estão em alta demanda. 

Já ao observar a concorrência, é possível analisar os passos que estão sendo dados para marcar presença no mercado, entender as ofertas disponibilizadas, para que o lojista possa ajustar suas próprias ofertas para serem competitivas em termos de preço, descontos e promoções.

Como escolher os produtos para vender na Black Friday 2023? 

Definir metas e objetivos de venda para a Black Friday e criar um calendário de ações são etapas fundamentais para o sucesso durante esse período de vendas intensas, pois fornece um direcionamento claro eficiente para que tudo ocorra dando bons lucros e resultados para o lojista. Para isso, siga as 6 dicas Black Friday listadas abaixo:

Identifique produtos com boa margem de desconto

Os consumidores demonstram uma preferência inegável por preço baixo e os famosos descontos, e para atender a essa expectativa, identificar produtos com uma boa margem de desconto é uma boa escolha, ao mesmo tempo que mantém uma margem de lucro saudável para o negócio.

Assim, o lojista tem mais chances de acertar quais produtos tendem a ser mais requisitados e garantir mais lucro em outros produtos que podem ser associados durante a venda.

Crie pacotes de produtos atraentes

Para aumentar as vendas e o valor médio do pedido, criar pacotes/kits de produtos é uma solução interessante. Ao oferecer esse tipo de oferta, com um preço menor do que a soma dos produtos individuais, os clientes são incentivados a comprar mais do que realmente planejavam inicialmente.

Promoções exclusivas para a Black Friday

Promoções exclusivas são a chave da Black Friday, pois são um meio de atrair e envolver os clientes, e ainda criam um senso de valor para eles, demonstrando que aquela oferta é realmente vantajosa. Um exemplo de promoção exclusiva é o envio de URL com desconto por e-mail, assim, o cliente vai se lembrar do seu e-commerce e a possibilidade de converter uma venda aumenta significativamente, e tudo de forma orgânica.

Personalize a jornada do cliente durante a Black Friday

A jornada do cliente deve ser levada minuciosamente em consideração. No caso do e-commerce, além do bom atendimento nos canais de venda, é importante tornar a navegação pelo site simples e intuitiva para que os clientes possam encontrar o que procuram.

Oferecer uma variedade de meios de pagamento também é um fator crucial durante a Black Friday, dando mais comodidade e facilidade no processo de compra e pagamento dos clientes, tudo isso para criar uma experiência de compra diferenciada e dar visibilidade para a sua marca.

Reforce a segurança do seu e-commerce

Para garantir a segurança do site, deixando-o seguro para a realização das transações, é recomendável utilizar certificados SSL e demais medidas necessárias para proteger os dados dos clientes.

Vale ressaltar a importância de disponibilizar as garantias e políticas de troca claras para os clientes, para evitar confusões e tornar o processo bem mais tranquilo possível aos clientes.

Monitore o desempenho das campanhas em tempo real

Enquanto a Black Friday está acontecendo, é essencial monitorar e acompanhar o desempenho das campanhas, assim como também analisar os dados pós-Black Friday para avaliar o sucesso da estratégia e obter insights valiosos para planejamentos futuros.

Isso permite saber, com base nos dados detalhados, os pontos fortes e fracos das estratégias utilizadas e identificar áreas de aprendizado e possíveis desenvolvimentos.

Pós-Black Friday: fidelização de clientes

Após seguir todos os passos listados acima, manter um planejamento pós-Black Friday é o caminho para construir uma base sólida de clientes recorrentes e preparar o e-commerce para a próxima temporada de compras, como exemplo, as festas natalinas.

Algumas estratégias podem ser utilizadas para a fidelizar clientes no e-commerce, como:

  • mensagens de agradecimento após realizarem compras;
  • feedbacks sobre experiências com os produtos;
  • e-mails personalizados para manter os clientes informados;
  • programas de fidelidade que recompensem clientes recorrentes;
  • acesso antecipado a promoções futuras ou lançamentos.

Prepare sua loja para o grande evento da Black Friday 2023

Para dar vida a essas estratégias e otimizar o site não somente durante a Black Friday, mas em qualquer período do ano, conte com a Uappi, a plataforma desenvolvida para realizar a gestão da sua loja virtual com foco em proximidade, conversão e resultados.

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