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O que os e-commerces bem-sucedidos têm em comum?

Está cada vez mais claro que alcançar grandes resultados no digital exige mais do que apenas vender online. Segundo a análise que fizemos em parceria com a Nakarod, empresa de consultoria de e-commerce liderada por Rodrigo Nakagaki, é possível alcançar isso com algumas estratégias, inovação e ferramentas práticas.

Especialista é quem conhece a teoria e, já teve muita experiência prática, errar várias vezes e encontrar uma forma que dê resultados. Encontramos os passos mais comuns que os cases de sucesso da Nakarod colocaram em prática. Bora conferir?

 

Planejamento é a chave

O primeiro passo é definir quais são as metas e objetivos do seu e-commerce. Isso vai auxiliar todo o processo para atingir resultados consistentes. Nessa etapa é importante que você visualize as prioridades de investimento e planeje os orçamentos.

Busque controlar os custos para maximizar o ROI, assim como analisar a curva ABC para identificar os produtos que mais geram faturamento.

 

Métricas que Definem o Sucesso

As métricas vão medir o desempenho e identificar o que está funcionando (ou não) no seu negócio. Inclusive, um dos pontos principais para destacar aqui é a projeção dos números, ou seja, a estimativa de crescimento com base nas tendências de mercado e histórico de performance.

 

Equipe: O pilar da Alta performance

São as pessoas, com suas competências e colaboração, que transformam estratégias em resultados. Construir uma equipe alinhada aos objetivos da sua empresa ajuda não somente na tomada de decisões rápidas como também na eficiência operacional.

 

Foco na execução: da estratégia à ação

Essa é a hora de transformar os planos de ação em resultados. Todo negócio precisa definir quais são as prioridades, acompanhar cada etapa e buscar o que precisa ser corrigido, conforme necessário.

Ajustes rápidos e estratégicos serão importantes para a eficiência na entrega das tarefas.

 

Jornada de Comunicação

Dificilmente se pensa em um funcionamento de um negócio, hoje, sem que ele esteja conectado aos meios digitais. São eles os responsáveis por auxiliar na presença e atualização do seu negócio de forma consistente. Isso envolve aplicação em:

  • Calendário editorial;
  • Periodicidade;
  • Acompanhamento das métricas;
  • Integração com a estratégia de marketing;
  • Funil de conteúdos;
  • Parceria com Influencers;
  • Marketing de conteúdo que conecta o público-alvo.

 

Site x Marketplace

O marketplace é um poderoso canal de vendas que complementa o site próprio, funcionando como um aliado estratégico na expansão do alcance da sua marca. Enquanto o site reforça a identidade e promove uma relação mais próxima com o cliente, o marketplace entrega maior visibilidade e acesso a novos públicos.

A combinação desses dois canais aumenta as oportunidades de venda e fortalece sua presença no mercado, garantindo uma abordagem completa e eficiente.

 

Marca Própria x Revenda

A revenda é um canal de vendas estratégico que pode complementar e impulsionar o sucesso da sua marca própria. Funciona como uma alavanca de crescimento, expandindo o alcance da sua marca ao colocar seus produtos em canais já estabelecidos.

Integrar os dois modelos pode aumentar a visibilidade e a escalar as suas vendas de forma eficiente.

 

Tráfego Pago como impulsionador

O tráfego pago é uma das estratégias mais eficazes para acelerar os resultados no ambiente digital. É uma ferramenta indispensável para impulsionar o crescimento, especialmente em mercados competitivos.

Quando bem-planejado, pode complementar estratégias de tráfego orgânico, garantindo uma presença digital mais robusta.

 

Conclusão

Muitos são os fatores que influenciam no sucesso de um e-commerce. Citamos apenas alguns observados nos cases da Nakarod e que trouxeram tantos resultados, não somente para a empresa, mas também para diversos clientes no segmento de móveis, moda infantil, dermocosméticos e muito mais.

O foco sempre estará na aplicação das estratégias certas e a escolha de especialistas no mercado que possam transformar dificuldades em oportunidades, garantindo o crescimento sustentável e performance do seu negócio.