Se aventurar pelo universo do e-commerce e ainda atingir o sucesso, não é das tarefas mais fáceis, principalmente pelo fato de ser necessário se preocupar com diferentes pontos, como a fidelização de clientes.
Esta última parte é tão importante quanto a primeira, pois é fidelizando o consumidor que sua loja conseguirá se consolidar no mercado e, assim, alcançar melhores resultados. Por isso, confira aqui as melhores estratégias para atrair e conquistar clientes!
O que é fidelização de cliente e qual a importância para seu e-commerce?
Se seu objetivo realmente é evoluir, fidelizar seu cliente é imprescindível para isso acontecer. Afinal, de que adianta ter uma loja bem estruturada se os consumidores que por ela passam, não permanecem?
A fidelização permite que seu e-commerce tenha uma base mais sólida de clientes, o que gera mais credibilidade a ele. Se o comprador é fiel à sua marca, é porque ele foi bem atendido e uma vez que isso acontece, o aumento das vendas acaba sendo natural.
Quais as vantagens da fidelização de clientes?
Além de tudo isso, fidelizar o cliente também proporciona muitas vantagens. Dá só uma olhada:
- retenção de clientes: aumenta sua capacidade de controlar seus negócios recorrentes e, assim, os níveis de receita;
- baixo custo: atrair um novo cliente custa muito mais do que manter um já existente, ou seja, fidelizando, seu negócio gastará menos;
- marketing de graça: quando um cliente é bem atendido em sua loja, provavelmente ele a indicará para outro, aumentando, assim, a chance de novos clientes chegarem.
Estratégias para a fidelização de clientes
Se a fidelização é tão importante como vimos, é hora de saber como fidelizar clientes, conhecendo as estratégias ideais para isso.
Ofereça atendimento de qualidade ao cliente
Quando pensamos em cliente fidelizado, um dos primeiros pontos que vem à mente, é o atendimento. Oferecer um atendimento personalizado é fundamental para a fidelização, uma vez que garantirá uma melhor experiência ao cliente, que certamente irá querer comprar mais vezes.
Neste contexto, é importante buscar sempre entender a necessidade do cliente, procurando sanar suas dúvidas, oferecendo as soluções adequadas. Além disso, é necessário ouvir suas reclamações e sugestões, fazendo com que ele se sinta importante para seu negócio.
Invista em programas de fidelidade
Os programas de fidelidade são uma forma mais fácil para o negócio chegar à etapa da venda. Eles permitem a disponibilização de promoções, ofertas e combinações, visando despertar o interesse do consumidor e estender sua relação com a marca, assim que uma segunda compra é feita.
Um bom exemplo disso, é o cartão fidelidade, usado em diferentes estabelecimentos, onde, após determinado número de compras, você apresenta o cartão assinado e ganha algum brinde. Isso acaba fortalecendo ainda mais a relação do cliente com sua empresa.
Faça um bom pós-venda
O pós-venda é tão importante quanto a venda em si, pois é através dele que o cliente poderá se fidelizar à sua marca. Portanto, após uma compra ter sido feita, proporcione um atendimento personalizado, entrando em contato com seu consumidor, a fim de ouvir dele as percepções sobre sua empresa e seus produtos.
Fidelize seus clientes no e-commerce de forma prática
Usando estas estratégias, será questão de tempo para aumentar o número de clientes fidelizados de sua marca. Mas como aplicá-las? A Uappi, uma plataforma potente e completa, oferece recursos inteligentes para facilitar isso.
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